Flexibilidade no trabalho e qualidade de vida

Você se considera um profissional flexível? Qualidade de vida é importante para você? É sobre isso e muito mais que falaremos nesse artigo.

Flexibilidade no trabalho, qualidade de vida e reconhecimento são objetivos que vem ganhando muito espaço entre os profissionais. O equilíbrio entre vida pessoal e a carreira é uma necessidade ignorada por muitos anos, onde o trabalho sempre esteve em primeiro lugar.

Com o advento da pandemia mundial da COVID-19, grande parte dos trabalhadores tiveram que se adaptar a uma nova rotina, onde vida familiar e trabalho se misturaram.

Vamos aos números que refletem a busca por mais qualidade de vida, flexibilidade e reconhecimento.

Surpreendentemente, mesmo com quase 12 milhões de profissionais desempregados, milhares de profissionais que estavam trabalhando no formato CLT não “abriram mão” de buscar mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho, acompanhe os números de pedido de demissão voluntários.

Janeiro/2022 – 554.191 profissionais pediram demissão.

Fevereiro/2022 – 560.272 pediram demissão.

Março/2022 bateu recorde, mais de 600.000 pessoas pediram demissão, segundo o CAGED.

No vídeo abaixo trago uma reflexão sobre o tema: 

Flexibilidade no trabalho e qualidade de vida.

A importância do planejamento na hora de pedir demissão.

Sei que quando não estamos felizes, quando não nos sentimos valorizados ou quando temos que abdicar de estar com a família para conseguir trabalhar, tudo isso gera muita frustração, mas é preciso ter cautela, caso esteja pensando em pedir demissão. Antes, assista o vídeo abaixo até o final.

Se você assistiu ao vídeo acima, já percebeu que planejamento é a palavra-chave, seja para buscar um novo emprego ou mudar de emprego.

Já é possível perceber que nos últimos anos muitas empresas têm repensado as rotinas de trabalho estabelecidas para seus colaboradores, com isso, o modelo antigo de carga horária rígida, obrigatoriedade do trabalho presencial, férias fixas, está sendo deixados de lado por algumas companhias, com intuito de reter e atrair bons profissionais.

Abrindo espaço para modelos mais flexíveis aplicados à rotina das empresas proporcionando uma maior autonomia, liberdade e mais qualidade de vida aos colaboradores.

Flexibilidade no trabalho e qualidade de vida

Uma pesquisa realizada nos primeiros meses de 2019 pelo “International Workplace Group” (IWG), com 15 mil participantes em mais de 100 países (incluindo o Brasil) revelou que para 85% dos entrevistados há uma relação direta entre produtividade e flexibilização no trabalho.

Para eles, o colaborador tende a ser mais produtivo quando tem maior autonomia sobre sua rotina de trabalho.

Exemplos de flexibilidade no trabalho e preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores.

  • Muitas empresas estão apostando no home office, especialmente aquelas onde os funcionários conseguem executar suas atividades à distância, bastando apenas ter acesso a um computador com ‘internet’.

Isso é vantajoso para o profissional que se sente mais livre e motivado, quanto para a empresa que consegue reduzir alguns custos como: material de escritório, eletricidade, água, telefone, locomoção e até mesmo alimentação.

Vejamos alguns exemplos de empresas que incluíram modelos de flexibiliade no trabalho.

  • Para algumas empresas como a Avaya, basta cumprir suas oito horas diárias, não importando à que horas entrem ou saiam da empresa.
  • A empresa Bacardi Brasil deixou o gerenciamento de atividades nas mãos dos funcionários — contanto que cumpram às oito horas diárias, a entrada pode acontecer entre as 7h e as 11h — a saída entre as 16h e as 20h.
  • Na Unilever todos os funcionários a partir do nível de coordenação são elegíveis para ter flexibilidade de horários, na dinâmica de cada grupo de trabalho.

A transição para um modelo de trabalho híbrido está em andamento em muitas organizações. Os avanços da tecnologia, de “smartphones”, a computação em nuvem, tornaram possível trabalhar e colaborar de qualquer lugar, possibilitando que os colaboradores escolham onde e como trabalharão.

Em uma pesquisa global da força de trabalho patrocinada pela (Cisco), apenas 9% dos trabalhadores disseram que esperam retornar ao escritório 100% do tempo após a reabertura dos escritórios.

Não apoiar um modelo de trabalho híbrido pode impedir as empresas de atrair e reter os talentos de que precisam para ter sucesso no futuro.

Sabemos que adotar um modelo de trabalho flexível pode ser desafiante para muitas empresas devido a dois fatores: as atividades oferecidas pela organização e o perfil comportamental dos colaboradores.

Tudo isso deve ser considerado no momento de adotar essa flexibilidade, além de saber que é impossível agradar a todos. É normal alguns colaboradores revelarem certa resistência em ter um horário flexível, alguns preferem um horário determinado para trabalhar e uma certa rotina a cumprir.

Adotar o home office e se manter produtivo pode ser um desafio, por isso, trago estas dicas para te ajudar a ser mais produtivo e incluir qualidade de vida na sua agenda.

  1. Vista-se adequadamente, como se você fosse sair para trabalhar.
  2. Faça pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho, ou use a técnica Pomodoro.
  3. Quando estiver trabalhando, se desconecte das redes sociais.
  4. Tenha um espaço reservado para trabalhar e mantenha-o limpo e organizado.
  5. Evite ficar sentado muitas horas seguidas, alongue-se, levante para beber água.
  6. Procure utilizar a luz do sol, sentando perto de uma janela. Se não for possível, preocupe-se em ter uma boa iluminação para não prejudicar sua visão.
  7. Tenha horário certo para almoçar e quando for possível, tire uma soneca de no máximo 30 minutos, seu retorno, as atividades, será muito mais proveitoso e produtivo.
  8. Inclua exercícios físicos na sua rotina, antes ou depois do horário de trabalho.
  9. Lembre-se de incluir um cafezinho ou um chá para quebrar a rotina.
  10. Use uma agenda para incluir as atividades de trabalho, prazos, consultas médicas periódicas, aniversários de pessoas importantes para você, exercícios físico e tempo na agenda para sua família e para você!

Flexibilidade no trabalho e qualidade de vida

Antes de continuar a leitura, assista o vídeo abaixo onde explico sobre os perigos do excesso de trabalho e a busca por mais qualidade de vida.

Empresas que optam por flexibilizar a carga horária de seus funcionários e que permitem que eles realizem a própria gestão do tempo no trabalho, costumam estar mais preocupadas com a entrega das demandas, com as metas e resultados alcançados.

Com rotinas mais maleáveis, o profissional tende a ficar mais satisfeito, impactando positivamente em sua produtividade e isso contribui para os resultados gerais da empresa.

Se mostrar preocupado com o bem-estar de seus funcionários e querer ajudá-los a alcançar um equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais, fará com que muitos profissionais qualificados queiram trabalhar na sua empresa.

Para se adaptar a uma rotina de trabalho flexível, além das empresas se preocuparem em adotar as medidas necessárias, os colaboradores também devem ter características importantes para conseguirem se adaptar a este novo modelo.

Como identificar um profissional flexível?

Podemos dizer que um profissional flexível deve ser aberto a mudanças, e estar disposto a lidar com novas e diferentes ferramentas, ideias e interações neste processo.

Saber lidar com todas essas situações e estar aberto a mudanças são as principais características que um profissional deve ter para conseguir lidar com a flexibilidade em seu ambiente de trabalho.

Ser flexível é um comportamento que pode ser desenvolvido. Para ter essa competência, o mais importante é não agir negativamente diante de uma mudança, estar sempre aberto a novas ideias e trabalhar em equipe respeitando os demais.

Muito mais que um diferencial, a flexibilidade vem se tornando uma característica obrigatória para os profissionais que buscam sucesso na carreira e reconhecimento.

Vantagens de ser flexível:

Ser flexível é muito vantajoso para o profissional, para a empresa e para a sua equipe. Abaixo listo alguns dos principais benefícios em apresentar essa característica. Veja:

Profissional com emocional estável

Uma grande vantagem é que o profissional flexível é muito mais estável emocionalmente, ou seja, ele não reage negativamente diante das mudanças de rota, algo muito comum no mercado de trabalho.

Diferentemente de outros profissionais, aquele que tem um perfil mais flexível, não tende a desistir de um projeto ou desanimar, caso algo aconteça inesperadamente.

Perfil de liderança

Outro benefício é que o profissional flexível tem mais chances de conquistar um cargo de liderança. Seu ótimo relacionamento com a equipe e bom comportamento diante de situações de pressão colocam esse profissional em evidência na hora de uma promoção ou mudança de cargo.

Pensamento criativo

Uma pessoa flexível está disposta a fazer diferente. Por isso, um profissional com flexibilidade acaba sendo mais criativo ao invés de desenvolver seu trabalho sempre da mesma maneira e sem mudanças.

Empatia 

O profissional flexível soma vantagens quando o assunto é empatia. Uma pessoa que tem essa competência sabe lidar melhor com as diferenças comuns de um ambiente corporativo. Além de viver em harmonia, o profissional flexível entende o ponto de vista dos demais integrantes da equipe, fator que é extremamente necessário para o sucesso de uma empresa.

Em paralelo, as restrições e o isolamento social impostos pela pandemia, tiveram impactos positivos e negativos, como:

  • Fortalecimento de algumas famílias que souberem aproveitar bem o tempo e não aceitam mais viver só para trabalhar.
  • Muitos profissionais incluíram exercícios físicos na rotina, meditação e outras atividades para lidar com ansiedade, o que trouxe melhor qualidade de vida.
  • Mais tempo para se atualizar e aprender novas habilidades.
  • Muitos profissionais perceberam que menos reuniões presenciais, menos tempo no trânsito e menos burocracia, ajuda a produzir mais e melhor.

Nem tudo são flores, em contrapartida, aumentaram drasticamente o número de divórcios, querendo ou não, isso acaba refletindo no desempenho do trabalho, pelo menos por um tempo.

Flexibilidade no trabalho e qualidade de vida

Em suma, os profissionais tiveram que aprender a desenvolver uma nova rotina, com menos vigilância, mas entregando os mesmos resultados e outro grande desafio foi para as lideranças, que tiverem que aprender em tempo recorde como fazer gestão remota, para contribuir com esse tema, leia: A gestão humanizada e o líder humanizado.

Veja algumas empresas que aderiram a horários flexíveis visando melhorar a qualidade de vidas dos colaboradores.

Avon, Avaya, Unilever, Bacardi Brasil, Bosch, Softtek, 3M,Takeda Farmacêutica Brasil, Reckitt Benckiser, PwC, Bluesoft, Youse, entre outras.

Gostou dessa leitura? Clique aqui para assinar minha Newsletter semanal sobre Recolocação e Carreira, caso não tenha feito isso ainda e compartilhe com seus amigos.

Você está buscando um novo emprego? 

Se a sua resposta for sim, seja por que você está fora do mercado de trabalho ou está trabalhando, mas quer mudar de emprego. Conheça meus conteúdos gratuitos e avançados para te ajudar a conquistar seu merecido NOVO emprego muito mais rápido! Acesse agora: https://janainalima.com.br/conteudos

Janaína Lima

Mentora | Especialista em Recolocação Profissional | LinkedIn Top Voice 2022 | LinkedIn Creator

Fontes de Pesquisa

https://exame.com/negocios/empresas-com-horario-flexivel/

https://www.globalempregos.com.br/a-importancia-de-ser-flexivel

https://www.pontotel.com.br/flexibilidade-no-trabalho/

https://www.siteware.com.br/gestao-de-equipe/exemplos-flexibilidade-trabalho/

https://www.napratica.org.br/dicas-comunicacao-eficiente-em-home-office/

https://www.glassdoor.com.br/blog/6-empresas-que-oferecem-home-office-e-flexibilidade-no-trabalho/

https://www.cisco.com

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!