Quando a gente quer, até o fundo do poço ajuda.

Gosto de fazer algumas pequenas leituras antes de iniciar o dia e hoje o livro da vez foi o Geração de Valor do querido Flávio Augusto.

Li a página que diz que “Quando a gente quer, até o fundo do poço ajuda”, achei muito bom vou compartilhar um pouco com vocês dessa bela reflexão.

“Dentro d’água quanto mais fundo você desce, mas tem a sensação de que algo o empurra para cima. Essa força é chamada de empuxo.

Fazendo uma analogia menos física e mais filosófica, é possível tirar proveito do empuxo para reagirmos em situações adversas. Quanto mais fundo descemos no mar do caos, maior será a força do empuxo que podemos usar  a nosso favor para superá-lo.

geracao de valor

Geração de valor

(…) Há uma força contrária poderosa que é capaz de anular o empuxo: a autopiedade. Em meio a uma situação extrema, sentir-se um coitado ou uma vítima das circunstâncias anula seu protagonismo e sua força de reação ao empuxo emocional.

Em cenários assim, culpar terceiros, a sociedade, considerar-se excluído ou discriminado, tira o protagonismo do indivíduo e sua chance de reagir, criar soluções e encontrar caminhos para mudar sua realidade. Em vez disso, ele fica imobilizado pelo “coitadismo”.

(…) Na realidade, quanto mais escaldante é o seu desafio, maior será o empuxo. Não permita que o vírus do “coitadismo” anule essa força fantástica que existe a seu favor.

Quanto maiores forem as dificuldades, maior será sua força para superá-las.” (pg. 128-129) Se você não tem ainda esse livro está aí uma boa pedida.

Fica até difícil complementar algo tão claro e sábio, desejo que todos tenhamos uma semana de protagonista e que nenhuma desculpa seja maior que a nossa força de superação e atitude para fazer o melhor que pudermos, dia a dia até conseguirmos nossos objetivos.

Lembrando que o meu objetivo está atrelado ao seu sucesso, então conte comigo se precisar!

Janaína Lima – Coach de Carreira

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!