Como fazer marketing pessoal no trabalho e nas redes sociais

Toda rede social, seja ela pessoal ou profissional nos permite trabalhar nosso marketing pessoal certo?

No mundo corporativo não é diferente e quem domina essa arte acaba tendo melhores resultados.

Como fazer marketing pessoal no trabalho e nas redes sociais?

Como usar melhor minhas redes sociais para potencializar minha marca profissional?

Nunca menospreze o poder do Marketing Pessoal, Profissional e da Gratidão!

Porque já é sabido há tempos que não basta apenas ser bom no que faz, isso é básico para ser manter empregado e não garante emprego de ninguém, porque o mercado exige cada vez mais, tem pagado cada vez menos em muitos casos, mas a exigência é sempre cada vez maior.

Você tem que ser excelente no que faz, o “mais ou menos” não dura muito tempo em momentos de crise.

Vou compartilhar a minha experiência, não é teoria de especialista em marketing, é a visão de alguém que estuda sobre comportamento humano desde que entrou no mundo corporativo e olha que já se passaram mais de 20 anos, acredito que posso contribuir um pouco com minha experiência quando o tema está ligado à carreira.

Quando empregada, trabalhando com seleção de pessoas, com treinamento e desenvolvimento, no início da carreira como telefonista de banco, eu já sabia do poder do Marketing mesmo sem trabalhar nessa área, tive bons mestres e ótimos exemplos, alguns me ensinaram pelo exemplo que não bastava fazer um excelente trabalho, era necessário expor esse trabalho de forma positiva e assertiva, existem várias maneiras sutis de fazer isso e não é dizendo que é bom (a), mas sim, mostrando resultados.

Os resultados vendem o seu trabalho, formam seu preço e o seu valor agregado.

Como fazer marketing pessoal no trabalho?

Mostramos nossos diferenciais desde o momento que chegamos na empresa e também quando….

  1. Cumprimentamos as pessoas indiferente do nível hierárquico;
  2. Quando somos pontuais;
  3. Quando evitamos nos ausentar por qualquer motivo e quando tentando adaptar nossos compromissos pessoais fora do horário de expediente sempre que isso é possível;
  4. Quando evitamos nos envolver com fofocas que denigram a imagem das pessoas ou da empresa;
  5. Quando praticamos fofoca reversa (quando falamos bem das pessoas);
  6. Quando entregamos nosso trabalho no prazo e com qualidade acima do esperado;
  7. Quando surpreendemos entregando sempre mais do que foi prometido;
  8. Quando agimos como intraempreendedores;
  9. Quando desenhamos nosso plano de carreira para os próximos anos e agimos com assertividade, conquistando confiança, pessoas, fazendo a diferença sabendo o que se deseja alcançar, onde queremos chegar!
  10. Apresentando os resultados sempre que possível, não perdendo oportunidades e quando saímos da empresa deixando as portas abertas para voltar, caso um dia venha a precisar!

Algumas pessoas têm vergonha de trabalhar seu marketing, alguns preferem ficar nos bastidores, outros até se incomodam e criticam quem trabalha sua marca, mas você é a sua marca e se analisar um pouquinho perceberá que nosso valor comercial está entranhado aos resultados apresentados e a imagem que trabalhamos no dia a dia.

Depois que abri a minha empresa e resolvi empreender isso ficou mais evidente ainda, por isso sou tão grata a cada cliente, cada aluno que me recomendam no Linkedin, que marcam meu nome em postagens sobre suas recolocações e conquistas, que avaliam meu programa Recolocação Profissional 2.0 na Plataforma da Hotmart com 5 estrelas e na minha página aberta do facebook, porque, por melhor que seja o programa, minha melhor propaganda vem de vocês, sou muito grata por isso, porque é isso que vende meu trabalho, o sucesso e a satisfação de vocês.

Isso me motiva todos os dias! Vocês (alunos) já devem ter percebido pela minha presença constante, é difícil me desligar até nos finais de semana! rs

Quais são os 10 segredos para fazer um bom marketing pessoal e profissional na minha visão?

  1. Ser uma pessoa do bem;
  2. Gostar de pessoas;
  3. Jogar o jogo “ganha-ganha”;
  4. Valorizar cada pequena vitória;
  5. Fazer o que tiver que ser feito com excelência;
  6. Não se contentar com entregas mais ou menos;
  7. Não exigir perfeição para agir, mas buscar melhoria contínua sempre;
  8. Fazer primeiro o que espera que seja feito pelo outro;
  9. Ser a mudança que deseja ver no mundo;
  10. Não ter vergonha, nem medo de mostrar seus resultados, lembrando que nada é conquistado sozinho, valorize as pessoas que foram e que são importantes para o seu sucesso!

Como fazer Marketing Pessoal usando as Redes Sociais?

Sem dúvida nenhuma usando as redes para gerar valor as pessoas, seja no Linkedin, facebook, instagram, twitter, etc, postem conteúdos que representem sua melhor versão e pense na imagem que está criando no dia a dia…

O que suas redes sociais revelam sobre você?

Uma pessoa do bem?

Uma pessoa indignada?

Uma pessoa sensual?

Uma pessoa fanática?

Uma pessoa interessante?

Uma pessoa que adora e domina sua área de atuação?

Qual imagem está sendo projetada se avaliarem o que você curti, comenta e compartilha?

Já pensou nisso?

Cuide das fotos que utiliza nas redes sociais, só poste conteúdos que gerem valor a você, a sua carreira e para quem vai ler seus conteúdos. Sei bem que alguns vão pensar:

“A rede social é minha eu posto o que eu quiser”

E você está certo também, mas meu foco aqui é gerar valor profissional não é julgar ok?

Às vezes nossa comunicação não está alinhada aos nossos objetivos e nem percebemos, essa foi uma forma que encontrei de gerar reflexão para eventuais mudanças e alinhamento de rota se assim for o objetivo de quem estiver lendo meus conteúdos, especialmente meus alunos do RP2.0

A ideia é contribuir pensando em carreira, o mundo mudou e a forma de conseguir um novo emprego também e as redes sociais estão muito presentes quando o assunto é recolocação profissional, não dá para ignorar esse tema, usem suas redes assertivamente.

Caso queira ver o artigo que escrevi sobre: Como procurar emprego usando o Linkedin, leia clicando aqui.

Por falar em Linkedin…

Quanto mais recomendações você conquistar mais seu perfil profissional trabalhará para você, conquistamos as pessoas quando entregamos conteúdos de qualidade, um trabalho de qualidade, quando superamos expectativas, quando fazemos bem ao outro.

O universo conspira a favor daqueles que não olham apenas para si.

Você tem poder de fazer algumas pessoas felizes e quanto mais pessoas felizes por suas contribuições, mais bênçãos receberá, não sei você, mas eu creio muito nisso! tem dado certo até aqui!

Quando não visualizamos bênçãos diariamente em nossa vida, é porque estamos sintonizados no canal errado, quando sintonizados no canal certo percebemos que tudo ao nosso redor é benção ou lição e  ambos nos ajudam a crescermos e a nos desenvolvermos e o mercado de trabalho precisa de pessoas do bem que não tenham vergonha de mostrar sua melhor versão, que não tenham vergonha de mostrar seus conhecimentos, sua gratidão, que marcam presença positivamente.

Alguns conselhos para você que está deseja trabalhar bem seu marketing pessoal no trabalho e nas redes sociais…

Marque seu território, publique conteúdos de qualidade, gere valor as suas redes sociais e as pessoas que você admira, seja gentil, quando não tiver o que elogiar, não critique gratuitamente ninguém, faça um 5 S nas suas redes sociais vejam o que vale a pena manter, excluir, parar de seguir, canalize energia para focar no que realmente importa.

Lembrando que tudo que emitimos volta de alguma forma, se você tem algo a agradecer a alguém não perca a oportunidade, quanto mais agradecemos, mais bênçãos recebemos!

Gratidão a todos que recomendam meu trabalho, aos meus pais que me deram uma base espiritual e pessoal que sustentam meus valores e que é meu maior tesouro, a minha equipe de trabalho, a minha filha que diz se espelhar em mim e a TODOS os meus QUERIDOS alunos que me inspiram a ser cada dia melhor no meu projeto profissional.

Pense nisso e não se escondam, parabéns para aqueles que já entenderam esse raciocínio e que estão distribuindo sua melhor versão e sua gratidão em todos os canais possíveis e imagináveis e que estão tocando almas com suas ações, pensamentos e orações.

Vai dar tudo certo!

Se quiser veja também o artigo: Coloque seu cargo nas redes sociais

Também gravei um vídeo sobre esse tema com novos insights bora assistir? Curtir e comentar porque valeu a pena esse artigo ou esse vídeo na sua opinião!

 

Janaína Lima

Mentora Profissional, Coach de Carreira, Psicóloga Organizacional

Acompanhe meus conteúdos e resultados nos seguintes canais:

https://www.youtube.com/c/Recolocacaoprofissionaljanainalima/?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/recolocacaoprofissional20/

https://www.facebook.com/recolocacaoprofissional20/

http://recolocacaoprofissional.com/

https://www.linkedin.com/in/janainalimarecolocacao/

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Isa Croesy disse:

    Todo final de ano dizemos que recebemos uma folha em branco para escrever o que queremos durante o ano….completo com sua fala Janaína Lima suas redes é o que você está gravando no livro da sua vida. Marca significa impressão digital, única, como você quer colocar sua digital? Em quem? Como? Então essa chamada que você dá é mais que necessário, pois o universo materializa o que falamos e nosso cerebro registra tudo que escrevemos e torna real. Somos responsáveis sobre o que fazemos e palavras escritas ou faladas não tem vida mas podem ferir terrivelmente, como também edificar e construir. Amei! Perfeito artigo! Coaduno com cada palavra bem dita e bendita! Deus te ilumine cada vez mais! Gratidão!

  2. Ana Humbelino disse:

    Adorei jana este vídeo! Estou buscando trabalhar bem mais meu marketing pessoal! Faz muita diferença!