[Artigo com vídeo] – Coloque seu cargo no facebook e em outras Redes Sociais

Suas redes sociais jogam contra ou a favor da sua Carreira?

Vou gerar valor para você com palavras e com um vídeo curto e objetivo, é muito importante que você coloque seu cargo no facebook e em todas as redes sociais se está buscando recolocação profissional,  quero te ajudar a usar melhor suas redes sociais a seu favor.

Você já olhou com atenção para suas redes sociais, seja para o seu perfil no facebook, instagram, twitter e principalmente seu perfil no linkedin?

Já olhou para suas redes sociais como se fosse uma pessoa que está lhe conhecendo pela primeira vez?

Te convido a fazer essa experiência e responder as seguintes perguntas:

  • Qual é a impressão que você causa?
  • Dá para perceber que você é uma pessoa bacana, interessante?
  • Revela que você é uma pessoa boêmia, largada, sensata, divertida, que gosta de viajar, que ama o que faz?
  • Uma pessoa que odeia o que faz? Que só pensa em um tipo de coisa, seja ela política, religião ou futebol?
  • Qual é a imagem que você têm projetado?
  • Qual é a primeira impressão que suas redes sociais causam nos outros?
  • Já parou para pensar nisso?

Eu sei que algumas pessoas podem pensar ou dizer: “Isso é problema meu, o perfil é meu, eu faço o que eu quiser”.

É verdade, você tem toda razão, mas não culpe os outros pelo que eles pensam sobre você, se você não se preocupou com a imagem que está passando, não reclame das opiniões alheias porque sempre despertamos alguma impressão, seja ela positiva ou negativa, não temos total controle disso, mas podemos “tentar” passar a melhor imagem.

Mas saiba que o pior não é a opinião falada, é a velada, aquela que faz as pessoas se afastarem de você, que faz a pessoa pensar mil vezes se deve ou não indicar você para uma vaga de emprego, pois, se nem você se preocupa com a própria imagem, porque alguém deverá se preocupar por você?

Claro que essas questões não são problemas para um bom número de pessoas, mas ainda existem exceções que estão pecando feio, se prejudicando sem perceber, eu não seleciono quem vai ler o que escrevo e tenho a missão de ajudar o maior número de pessoas a se recolocarem mais rapidamente, seja com algumas reflexões ou orientações gratuitas, seja com programas pagos mais avançados e esse é um daqueles momentos gratuitos onde estou me doando para despertar sua melhor versão, por isso, não me leve a mal, minha verdadeira intenção é de ajudar.

Se você já é uma daquelas pessoas que buscam novos desafios ou desejam trabalhar bem sua empregabilidade e que cuidam bem da sua imagem pública, ótimo! Ainda sim, sei que tem coisas novas que você vai aprender com o que vou compartilhar.

Você pode não precisar de algumas orientações expostas aqui, mas pode ter um amigo, filho, sobrinho, alguém muito querido está precisando de um toque e você pode sutilmente indicar esse artigo para ajudá-lo, essa pessoa talvez fique com raiva de mim, talvez critique, não goste, normal, mas se ajudá-la a refletir melhor e ser mais sensata se ela estiver procurando emprego está valendo, pode fazer toda diferença.

E se você for uma dessas pessoas que não está nem aí para a opinião alheia, mas gosta um pouquinho do que eu escrevo, então poderá rever alguns pontos e ganhar pontos positivos no seu Marketing Pessoal e na imagem projetada para os demais.

Eu não estou escrevendo isso à toa e se você está lendo até agora é porque você deseja sim ser sua melhor versão e apresentá-la para o mercado de forma assertiva, significa que você é uma pessoa diferenciada e que sabe aproveitar as oportunidades, você não está lendo isso por acaso.

Existe um versículo em um dos livros mais sábios do mundo que diz:

“Tudo posso, mas nem tudo me convém. ”

Para bom entendedor, não precisa de muito para captar a sabedoria dessa mensagem.

Te convido a assistir o vídeo abaixo e depois continue lendo o artigo.

Lembre-se:

Somos também o que postamos, em um mundo onde podemos externar o que pensamos a qualquer momento, o bom senso tem perdido a razão constantemente. Eu não fico fora disso, às vezes alguém me cutuca, mostra com educação algum deslize, eu só posso agradecer porque tem muita gente que vê e comenta com todos, menos conosco.

Quem ama ou quem gosta, cuida, puxa orelha, chama atenção, por vezes também é mal interpretado, infelizmente!

O pior é perder credibilidade, manchando uma reputação que levou anos para ser consolidada, basta poucas ações impensadas para cair tudo por terra.

Sei que essas informações têm mais valor quando o outro está buscando melhoria contínua, mas se você me acompanha, sabe que sou Mentora e Coach de Recolocação Profissional e isso além de um trabalho é uma missão para mim, desejo que as pessoas se recoloquem e cresçam, agreguem valor para si e para a empresa onde trabalham.

Mesmo que essa empresa seja você mesmo, porque você também é uma marca, lembre-se disso, desta forma tudo o que eu falei acima terá mais sentido para você.
Então fica um check List para facilitar:

 Veja se está usando uma foto profissional em suas redes sociais, pense que podem tentar te achar em diversos canais e uma imagem  coerente vai contar ponto positivo para você;

 Nas postagens públicas onde qualquer pessoa tem acesso as suas fotos e postagens o que as pessoas encontram disponíveis para qualquer um ver, já fez essa avaliação?

Tem gente que não deixa nada público no facebook por exemplo, tem outras que deixam tudo público?

 Será que não é interessante um meio termo? Será que não tem assuntos bacanas que convém deixar público porque pode trabalhar a seu favor?

Isso pode dar acesso ao seu estilo de pensar, de ser, de agir para qualquer um que consultar e perceber que você é uma pessoa interessante.

 Tem assuntos que não devem ser de conhecimento público, por ser algo mais pessoal ou que de fato você não deseja viralizar, isso pode ficar restrito a algumas pessoas ou apenas aos amigos concorda?

 Você tem feito comentários bacanas em publicações de pessoas que você admira?

 Tem marcado essas pessoas em assuntos que podem ser do interesse delas?

 Tem parabenizados seus amigos?

 Tem se feito presente?

Quem não se faz presente tende a ser esquecido, mesmo entre os familiares, imagina entre os colegas e amigos.

Espero que tenha sido válido a leitura e o vídeo, se gostou compartilhe e se quiser me acompanhar em minhas redes sociais segue os endereços:

Facebook: https://www.facebook.com/janainalimamentoraprofissional/
Twitter: https://twitter.com/_JanainaLima
Instagram: janainalimacoach
Blog: http://recolocacaoprofissional.com/

Youtube: https://www.youtube.com/c/Recolocacaoprofissionaljanainalima/?sub_confirmation=1

Vídeo

PS: Quando conseguir sua tão sonhada recolocação não suma, não ignore quem te ajudou, continue trabalhando sua empregabilidade, fazendo o bem, gerando valor, porque emprego é assim, a gente tem hoje, pode faltar amanhã, depois a gente consegue outro novamente e quanto mais cuidadoso você é com sua imagem pública e com seus amigos, mais será lembrado e ajudado também.

Sempre que possível, gere valor!

Até a próxima!

Janaína Lima

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!