Como usar as redes sociais a seu favor

Quero provocar um movimento nas suas redes sociais, um novo olhar, um olhar mais atento e assertivo da sua parte, topa? Se você continuar a leitura vou entender que a resposta é sim!

Você quer aprender como usar as redes sociais a seu favor!

Sendo assim, vamos começar…

Alguma vez você já parou para olhar com atenção para suas redes sociais?

Seja para o seu perfil no Facebook, Instagram, Twittter ou mesmo para o seu perfil no Linkedin?

Já olhou para suas redes sociais como se fosse uma pessoa que está lhe conhecendo pela primeira vez?

Experimente fazer isso assim que terminar essa leitura, perceba:

  • Qual é a impressão que você tem ao ver esse perfil?
  • Trata-se de uma pessoa bem relacionada ou de poucos amigos?
  • Uma pessoa divertida, alto astral, que gosta do que faz?
  • Uma pessoa revoltada, indignada, reclamona, pávio curto?
  • Uma pessoa que só fala de política, religião ou futebol?
  • Sua foto de perfil revela o quê sobre você? Está de acordo com a imagem que deseja passar?
  • Qual é a sua avaliação sobre esse perfil?

Enfim… Qual é a primeira impressão que suas redes sociais causam? 

Depois de fazer esse exercício, avalie alguns outros perfis, veja o que você gosta e o que você não gosta nos outros perfis, depois volte a olhar para o seu, veja se tem feito o que acha legal nos seus perfis favoritos e evite fazer o que não gosta nos perfis dos outros.

rede social recolocacao profissional

Lembre-se:

Tem um ditado que diz: Somos também o que postamos!

Em um mundo onde qualquer um pode escrever o que quiser nas redes sociais, está sobrando opiniões e críticas e faltando mais mensagens edificantes, positivas e bom senso em vários perfis.

É muito comum ver as pessoas atacando, criticando e acabando com outras pessoas de forma quase desumana, simplesmente por não gostar do que o outro postou, por não concordar com sua forma de ser ou de ver o mundo, parece que esqueceram que se não gostam de algo, basta parar de seguir ou ignorar. 

Se quiser mesmo fazer uma crítica, se achar viável e necessário, faça uma crítica construtiva, com educação e respeito, isso pode ajudar o outro a repensar sem se ofender ou sentir-se reprimido nas postagens do seu próprio perfil devido as opiniões dos outros. (Eu preciso aproveitar esse espaço para tocar nesse assunto).

Mas voltando a nossa reflexão…

Precisamos ficar atentos ao que postamos para não perdermos nossa credibilidade quando compartilhamos algo que fala sobre alguém (especialmente se for algo negativo), tome cuidado para saber se de fato é verdade, avalie a fonte, hoje em dia a internet é terra sem dono, cada um diz e posta o que deseja, nós temos que ter a sabedoria de discernir o que vale a pena compartilhar, curtir e comentar, essas 3 ações falam muito sobre a gente também.

Algumas sugestões:

No Facebook utilize para lembrar dos aniversários dos amigos, postar mensagens positivas, música, fotos de viagens, fotos da família, do final de semana gostoso, do curso que fez e adorou. Compartilhar vídeos e mensagens interessantes, também é legal recomendar páginas de amigos, compartilhar posts construtivos e altruístas.

Comemorar algumas vitórias e recomendar produtos, serviços, livros, cursos que você conhece e confia. Dá também para seguir algumas páginas de pessoas e de empresas e grupos do seu interesse.

Pode criar um grupo ou comunidade e postar conteúdos pertinentes com seu objetivo, tem pessoas que usam para postar produtos ou serviços.

Eu tenho uma página com mais de 129 avaliações positivas, lá eu posto conteúdos com foco em Recolocação Profissional, adoraria ter você me acompanhado, curtindo, interagindo e recomendando essa página, para conhecê-la clique aqui, será muito bem vindo(a)!

O LInkedin é uma rede social profissional, a maior rede profissional mundial, se você está buscando recolocação ou deseja mudar de emprego e não está ativo nessa rede, está perdendo tempo e dinheiro. Mas deixa eu te dar algumas dicas:

É importante utilizar com cuidado e estratégia, as postagens não são as mesmas que você posta no Facebook, não é uma rede para flertar, existem aplicativos para isso atualmente, nesse rede social você deve:

Convidar pessoas para se conectarem com você, é gentil validar algumas competências das suas conexões, postar vagas, publicar mensagens e artigos de cunho educativo e profissional, fazer networking, trabalhar sua marca profissional, além de seguir empresas e grupos do seu interesse.

 

O seu Painel Privado informará quantas pessoas viram seu perfil, quantas vezes viram suas últimas publicações e quantas vezes você apareceu nas ocorrências de pesquisa, você pode ir fazendo mudanças e melhorias para que esse indíce seja melhorado semanalmente, eu fiz um vídeo sobre isso, para saber mais clique aqui.

Eu já estou com mais de 52.000 seguidores e  neste momento com quase 28.000 conexões de primeiro grau. Se você não está me acompanhando nessa rede ainda clique aqui e envia o convite enquanto não chega nos 30.000 (limite de contatos de 1º grau nessa rede social) espero gerar valor a você e receber notícias como essa que recebi ontem via Linkedin.

Você também pode avaliar seu desempenho no LinkedIn através dessa link: https://www.linkedin.com/sales/ssi

O Instagram é um aplicativo de imagens, o ideal é postar fotos de qualidade, que são interessantes para você, que retratam ocasiões especiais ou mesmo seu dia a dia, você também pode postar imagens de mensagens que lhe inspira, tudo vai depender do seu objetivo.

Você pode usar as redes sociais de modo pessoal ou de modo profissional, definir com clareza seu objetivo é fundamental para utilizar as redes sociais com estratégia.

No caso do Instagram você pode usar seu perfil de duas formas:

1 – Perfil Fechado: Você precisa aceitar se quer ou não que determinadas pessoas vejam o que você posta, você tem maior controle dos comentários porque normalmente só aceita quem você já conhece.

2 – Perfil Público:  Você não tem controle de quem vai seguir você, suas postagens e uso de # atrairá determinados perfis que tem interesses em comum. Todo cuidado com as postagens deverão ser redobrados quando o perfil está público, porque acaba atraindo pessoas legais, mas também tem um efeito colateral.

Também atrairá “haters”(aquelas pessoas que tem ódio de si e de todos, eles costumam criticar ferozmente o que eles não gostam), mesmo que você não tenha convidado a pessoa para ver seu perfil, eles aparecem de vez em quando, mas saiba: Você tem sempre a opção de excluir comentários indelicados ou incovenientes, não aconselho gastar energia com isso.

Mas indiferente do tipo de perfil, se é público ou fechado, lembre-se você é UMA MARCA e está sempre reforçando sua imagem com o que posta. Utilize com bom senso e com sabedoria para que seus objetivos sejam alcançados mais rápidos através da imagem que você vem trabalhando nas suas redes sociais.

Tem pessoas que atraem ou afastam pessoas e oportunidades pelo que postam, comentam ou compartilham.

Vou aproveitar para deixar o endereço dos meus dois perfis caso queira me seguir no Instagram: https://www.instagram.com/recolocacaoprofissional20/ e https://www.instagram.com/janainalima_rp20

O Twitter é uma outra rede social mundialmente famosa pelas mensagens curtas, diretas e rápidas, é uma rede em constante movimento e atualização de tudo que se passa no mundo.

Para quem busca recolocação dá para explorar o Twitter de um modo mais assertivo, você pode ter um perfil pessoal para distrações e um perfil com foco na sua recolocação, nesse último siga apenas empresas do seu interesse, post de vagas, assuntos que vão fazer a diferença para alcançar seu objetivo, evite misturar assuntos pessoais com assuntos profissionais, seu tempo será melhor empregado e poderá se surpreender com a eficiência dessa rede quando bem utilizada.  Siga-me no Twitter através desse perfil: https://twitter.com/_JanainaLima

O YouTube é um canal que pode lhe oferecer muitos conteúdos interessantes que poderão ser compartilhados na maioria das suas redes sociais, especialmente se o tema do vídeo que você assistir for de encontro com a mensagem que você gosta de compartilhar e combina com o tipo de rede social.

Por falar nisso, se você gosta de ajudar as pessoas e se sensibiliza com quem está buscando um novo emprego, você pode convidar seus amigos para ler esse artigo e para curtir e acompanhar meu Canal no YouTube, antes quero que você conheça, se inscreva e assista e curta os vídeos que estou postando sobre Recolocação, Entrevista, Currículo, Linkedin, etc. Clicando aqui:

Até o próximo artigo.

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!