Como procurar emprego no Linkedin?

Com toda mudança ocorrendo em nosso país quando o assunto é buscar um novo emprego, muitos profissionais estão querendo entender como buscar emprego no Linkedin.

Como procurar emprego no Linkedin? Isso pode acontecer de diversas formas, vou compartilhar algumas delas com você que acompanha meu trabalho, sinto-me confortável de falar sobre o tema, porque quando recrutadora de grandes empresas nacionais e multinacionais contratei muita gente por essa rede profissional e fui contratada também, sei que ela funciona, mas apenas quando sabemos usá-las assertivamente.

O Linkedin é uma rede social profissional que possibilita você encontrar vagas, ser encontrado e fazer muito Networking, você consegue falar com pessoas que conhece e ampliar sua rede de contatos com pessoas que você ainda não conhece, mas que chegando de modo assertivo pode passar a conhecer, pode fazer bons negócios, indicar pessoas, gerar valor um ao outro, só não pode nem deve achar que essa rede é para namoro ou para tirar vantagem de alguém.

Se você tem:

  1. Um cadastro completo, com foto profissional,
  2. Se demonstra formas claras de fazer contato com você,
  3. Se fez um bom resumo profissional,
  4. Se o seu objetivo profissional está claro de modo que facilmente localizem você pesquisando por determinados cargos profissionais, ou que te encontre ao pesquisar determinadas palavras-chave da sua área de atuação.

Você está no caminho certo!

Mas saiba, tem muita gente usando essa rede profissional sem se preocupar com nenhum dos 4 itens acima e essas pessoas tendem a achar que a rede não funciona para conseguir um novo emprego.

Além da clareza nas informações é importante usar alguns recursos que essa rede profissional proporciona, vamos falar de dois deles.

Então. Como procurar emprego no Linkedin? Você pode:

1 – Usar a opção: Vagas

  • Nessa opção como você pode ver na imagem abaixo, você pode tanto pesquisar vagas de acordo com determinados cargos de interesse, como pode usar determinadas palavras-chave para encontrar vagas na sua área de atuação.
  • Ainda nessa opção você pode e deve utilizar a opção: Atualizar interesses de Carreira, para deixar claro para os recrutadores os seus cargos de interesse, esteja você empregado ou não, essa informação é confidencial.
Como procurar emprego no Linkedin

Como procurar emprego no Linkedin

 

2 – Avise os recrutadores que você está buscando um novo emprego!

Para acessar essa opção siga esse caminho se deseja encontrar um novo emprego deixando mais claro para o recrutador o que de fato está procurando:
Eu / Configuração e Privacidade / Privacidade e clicar na opção: Procura por Emprego, conforme imagem abaixo, clique nesta opção, altere o status e preencha o que for necessário ok?

Não se trata de mágica, apenas de aumentar suas chances, quando o assunto for recolocação evite querer pegar atalhos, apenas aproveite o máximo possível todas as ferramentas que estiverem a seu dispor, invista em conhecimento e suporte de qualidade quando for possível, quando não for, explore todo conteúdo gratuito como esse por exemplo e outros canais que vou disponibilizar para você, coloque todas as dicas em ação e segue em frente com foco e gratidão!

Como procurar emprego no Linkedin

Como procurar emprego no Linkedin

Caso deseje entender melhor sobre algumas métricas que podem ser muito útil para quem busca recolocação…

Sugiro que você assista o vídeo abaixo, o Linkedin tem algumas métricas interessantes, confirme se você está explorando bem algumas delas, tire essa dúvida assistindo esse vídeo:

 

Você talvez saiba a diferença entre conexões e seguidores, mas mesmo assim deixa eu relembrar alguns pontos importantes:

  • No Linkedin existe as conexões de 1º grau, que são as pessoas que estão na sua rede profissional, que visualizam suas postagens, que conseguem ter acesso rápido a você.
  • As conexões de 2º grau, são os contatos das suas conexões de 1º grau que não estão na sua rede ainda.
  • As conexões de 3º grau, são as conexões dos contatos de 2º grau ou apenas pessoas que você não conhece e que não tem ninguém na sua rede que as conheçam também.

Importante ressaltar que todas as suas conexões de 1º grau são seus seguidores também, mas nem todos seus seguidores são conexões de 1º grau, para entender melhor quem são essas pessoas e como encontrá-las, eu também gravei um vídeo esclarecendo melhor esse tema.

Como trata-se de uma rede social é importante que você interaja com seus colegas.

Você tem várias opções de se fazer presente, entre as opções disponíveis, você pode:

  • Participar ativamente de alguns grupos da sua área de atuação, de vagas, etc.
  • Pode publicar textos de assuntos que você domina, isso gera muito valor a você e a todos que tem interesse na sua área de atuação
  • Pode marcar pessoas em postagens que pode ser de utilidade a quem você está marcando. (Você pode indicar vagas, profissionais ou assuntos relevantes para pessoas que você conhece e sabe que possa se interessar pelo tema).
  • Você pode e deve recomendar pessoas que trabalharam com você, que você gosta e que admira o trabalho do profissional, seja a pessoa um colega, um mentor, um professor ou um palestrante que gerou valor a você de alguma forma!

Claro que uma rede como essa tem muito assunto a ser explorado, falaremos mais sobre o tema em outro artigo, mas aproveitando o assunto, sugiro que reflita sobre os 8 erros comuns que muitos profissionais que estão buscando recolocação estão cometendo, você pode estar cometendo pelo menos 1 deles, saiba mais  clicando nesse link para ver o artigo completo.

Para finalizar, convido você a curtir minha página no facebook, lá postei várias vagas e busco postar conteúdos de valor, comemoramos vitórias e postamos assuntos como esse aqui que pode proporcionar um salto quântico na busca por seu novo emprego.

Você pode acessar, acompanhar e curtir minha página no facebook

Pode me acompanhar também pelo instagram

Aproveite para ver outros artigos nesse blog, fazer seus comentários e me acompanhar no canal do youtube também.

Espero ter gerado valor a você e que você consiga explorar bastante essa rede profissional e em breve me contar que conseguiu se recolocar seja pelo Linkedin ou por outro canal ok?

Um forte abraço,

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0 / Curso Linkedin Campeão e Currículo Vencedor.

http://janainalima.com.br/

PS: Recentemente criei um curso chamado Linkedin campeão que ensina detalhadamente Como se relacionar e como procurar emprego no Linkedin, mas por enquanto está disponível apenas para os meus alunos do Programa Recolocação Profissional 2.0na nova versão do programa estou sempre entregando o que tenho de melhor para meus alunos avançarem e conseguirem um novo emprego mais rápido e tem dado certo, entre Agosto e Setembro tivemos mais de 60 recolocados e muitos conseguiram emprego através do Linkedin, do vagas e de outros canais, além também de indicações proporcionadas por um bom networking.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Muito interessante seu blog e é bem explicado a forma de utilização,Parabéns pela postagem.