A gestão humanizada e o líder humanizado

Humanizar pressupõe liderança e parte desse processo de transição de conceitos passou também pela desconstrução parcial da velha ideia de hierarquia.

A gestão humanizada e o líder humanizado.

A gestão humanizada começa por líderes que compreendam a existência de vida para além do trabalho, que estabelecem um ambiente de trabalho cooperativo, acolhedor e inclusivo. Um ambiente que estimule a colaboração, crie espaços abertos para diálogos sinceros e seguros.

Que valorize as contribuições individuais e incentive o desenvolvimento profissional. Além disso, é importante reconhecer o trabalho das equipes e dar feedback construtivo, caso contrário terão grandes chances de perdem os melhores profissionais para concorrência.

A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, onde o colaborador tenha suporte emocional sempre que for necessário e o estímulo adequado, resultando em maior produtividade e num bom clima organizacional.

Um Líder humanizado reconhece a importância do equilíbrio entre o “Ser” e o “dever”.

  • Nem é chefe autoritário e nem precisa ser o melhor amigo, porém, ouve empaticamente sua equipe e compreende a existência de vida para além do trabalho, onde terá momentos que será inteligente ser mais flexível.
  • Estimula as alternativas para que seus liderados encontrem soluções para os desafios e incentiva que cada um dê o melhor de si.
  • Entende que os colaboradores têm diferentes personalidades, grau de maturidade, experiência e motivações e mesmo assim, sabe usar o melhor de cada um.

Sabe lidar e resolver conflitos.

  • Líderes recebem muita pressão por resultados, mas sabem filtrar essa pressão que vem de cima e motivar a equipe para que os resultados sejam alcançados.

É curioso e encorajador de pessoas.

  • Já passou o tempo em que o líder sabia mais do que a sua equipe. O poder hoje está na co-construção de soluções através de múltiplas potencialidades que só um time consegue ter.
  • Ouvir os outros com curiosidade, estar em constante aprendizado, criar ambientes encorajadores para discussão são características-chave de um bom líder humanizado, assim como acolher, cuidar e direcionar fazem parte das características de um líder humanizado.

Serve de exemplo e está a serviço do seu time e da empresa.

  • O líder humanizado demonstra otimismo, assume responsabilidades, tem a mente aberta ao novo e motiva as pessoas.
  • Equipes lideradas por líderes assim, tem saúde física, mental e alta performance.
Humanizar pressupõe liderança.

Parte desse processo de transição de conceitos passou também pela desconstrução parcial da velha ideia de hierarquia. O chefe é um modelo que tem gradativamente dado lugar ao líder, pessoa que se envolve mais com sua equipe e mantém uma postura mais empática.

Mais do que conduzir, dar ordens e cobrar resultados, na gestão humanizada o líder tem o papel de tentar entender como cada um está se desenvolvendo, além disso, o líder também se mostra mais próximo dos seus colaboradores.

Gerir um alto número de pessoas requer conhecê-las mais a fundo. Isso é parte desse novo conceito, visto que só assim é possível perceber se estão bem, se há insatisfação, se o clima da empresa é bom e se o colaborador está presente na atividade que está exercendo.

Por isso é importante contar com uma liderança mais aberta e receptiva, que dê bons exemplos, é indispensável para que esse modelo funcione.

Afinal, de nada adianta a empresa pregar uma postura mais humanizada, se a liderança não estiver preparada para colocá-la em prática.

Exploraremos um pouco mais desse assunto através desses 3 vídeos.

Conheça também os pilares da gestão humanizada.

Espero que tenha feito sentido para você, aproveito para te fazer uma pergunta importante:

Você está fora do Mercado de Trabalho, ou trabalhando, mas quer trocar de emprego?

Se a resposta foi sim para uma das perguntas acima, te convido a fazer parte do meu Programa Completo, Recolocação Profissional 2.0! Que já ajudou mais de 1500 profissionais dos mais diversos cargos e segmentos a conquistar um novo emprego ou trocar de emprego. Para saber mais, clique aqui.

Esses são alguns dos profissionais que ajudei através do Programa Recolocação Profissional 2.0, porém tem muito mais.

Osmir – Engenheiro Eletricista / Gestor — Conseguiu 3 Recolocações e 1 promoção após os 50 anos. Clique aqui para saber mais
Karen, de volta ao mercado após 9 anos fora da sua área de atuação — profissional 40+ Clique aqui para saber mais.
Gabriel conseguiu um novo emprego na sua área de interesse, com salário 50% maior que o anterior. Clique aqui para saber mais. 

Janaína Lima

LinkedIn TOP Voice Carreira 

Mentora | Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!