As 8 competências mais solicitadas do momento para sua carreira

No artigo anterior sobre a Quarta Revolução Industrial prometi que compartilharia as…

8 competências mais solicitadas do momento para sua carreira.

Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Capgemini, mais da metade das organizações não possuem em seus quadros, as aptidões necessárias para vivenciar com eficiência a quarta revolução industrial. A maior carência encontra-se nas habilidades comportamentais.

Segundo uma outra pesquisa realizada pela Consultoria de Washington (CEB – adquirida pela Gartner em 2017), especializada em avaliar como as grandes corporações gerenciam os funcionários, as destrezas pessoais ocupam sempre as 20 posições mais altas no ranking das habilidades queridinhas do mercado.

Assim, quem tiver essas capacidades tende a ser destacar e atrair a atenção, seja dos Recrutadores e Headhunters preparados para oferecer uma vaga, seja de investidores dispostos a aplicar o dinheiro em bons negócios.

Um levantamento realizado recentemente mostra as 8 Competências mais desejadas do momento.

Busque desenvolvê-las para se destacar na multidão.

  1. Comunicação (Falada e escrita)

A forma como as pessoas se comunicam influenciam na qualidade das tarefas do dia a dia, é notório o aumento do volume de informações que precisam ser “digeridas”, consolidadas e transmitidas de forma adequada a diversos ouvintes.

Se você consegue fazer isso com o menor número de erros de grafia, gramática e pronúncia acabará se destacando e se posicionando melhor neste novo mercado.

Atenção especial na edição do seu currículo, depois nos e-mails trocados no novo  ou no atual emprego, evite erros de grafia e gramática.

Lembrando que em uma das consultorias de recolocação aqui do Brasil entrevistada pela Você S/A, informou que 80% das vagas exige dos candidatos as competências de: Comunicação e Pensamento Digital.

Algumas das competências citadas foram encontradas na Revista Você S/A, vale a pena comprar e ler a matéria completa, essa matéria saiu no mês de agosto, mas tem a versão digital disponível.

  1. Resolução de Problemas / Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisão

Quem tiver a habilidade de resolver problemas complexos terá um maior diferencial. Para isso é importante encarar os problemas como desafios, que podem e devem ser vencidos. Isso é fundamental para se tornar o profissional 2.0 que o mercado está buscando.

Com a diminuição de cargos de chefias e o aumento de responsabilidades, cada vez mais profissionais de todos os graus precisam tomar decisões para resolver problemas do dia a dia, encarando os problemas como desafios e oportunidades de aprendizado.

Se você está buscando um novo emprego, sugiro que desenvolva essa competência, encare como um problema temporário, que é possível ser superado, busque conhecimento em fontes seguras e aplique o que aprender para se tornar cada vez melhor.

  1. Atenção aos detalhes

Vivemos na era da distração, nunca fomos tão bombardeados com tantas informações a cada segundo, isso tende a tornar a visão mais rasa sobre quase tudo, porém, atenção aos detalhes é uma habilidade que tem sido muito buscada nesse atual mercado, segundo pesquisadores.

Profissionais que não nasceram na área digital costumam ter mais facilidade com essa habilidade, sabem que definir uma estratégia de atuação pode ajudar na atenção aos detalhes e com certeza, paciência, organização e foco são fundamentais também.

Rosabeth Moss Kanter, professora de administração na Harvard Business School, nos EUA, escreveu em um recente artigo que:

Ter atenção aos detalhes é um dos grandes desafios contemporâneos. Para ela, o excesso de atividades, mas “a dificuldade de praticar o zoom in e zoom out”- ou seja, de ajustar a lente com mais precisão. A visão macro ou micro dos profissionais pode facilitar ou prejudicar a tomada de decisões estratégicas, especialmente durante a crise”.

  1. Pensamento Digital

Tem sido um grande gap encontrar essa habilidade em diversos segmentos, antes de mais nada o profissional 2.0 precisa ter uma mente aberta para o novo, precisa ter paixão pelo aprendizado e mentalidade empreendedora, além de capacidade de interpretar grandes fluxos de dados.

O profissional deve usar a tecnologia a seu favor, preservando as interações humanas nas quais ela é indispensável, como disse José Augusto Figueiredo, presidente da consultoria de recolocação (LHH) para revista Você S/A.

E não basta isso, é fundamental saber compartilhar, e encontrar profissionais que poderão ajudá-lo a melhorar seu desempenho, assim como aprender a encontrar informações, usando a tecnologia para auxiliar em seu trabalho.

  1. Poder de Adaptação

Adaptação é a habilidade coringa nesse mercado tão volátil e complexo. Essa é considerada “A Habilidade dentre as habilidades. ”

O profissional 2.0 tem que aprender a se adaptar às novas realidades, pois hoje o movimento entre os diversos segmentos é contínuo.  É comum acompanharmos pessoas saindo de multinacionais e entrando em startups, ou saindo de startup para multinacionais, outros que passaram a vida trabalhando em regime CLT, virando empreendedores.

Encaixo-me nesta realidade. Após 15 anos ininterruptos trabalhando na área de Recursos Humanos com Seleção e treinamento de pessoas, resolvi abri minha empresa e fui obrigada a desenvolver muitas dessas habilidades citadas acima, não domino todas, mas tive que aprender sobre adaptação, pensamento digital, resolução de problemas e comunicação, a atenção aos detalhes é natural e fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, qualquer empreendedor hoje precisa dominar essas competências para sobreviver a esse mercado e os profissionais CLT também precisam ficar atentos e preparados porque várias empresas já notaram que estão com gap nesse tipo de mão de obra, o profissional CLT ou autônomo também deve agir como um profissional intraempreendedor e ter habilidade de adaptação.

  1. Pensamento Crítico

Os profissionais que tem capacidade de analisar um problema sob diferentes perspectivas, terão maiores condições/ oportunidade de crescimento.

Segundo a enciclopédia Wikipédia, Pensamento Crítico “Pode envolver determinar o significado e significância do que está sendo observado ou expresso, ou, em relação a uma dada inferência ou argumento, determinar se há justificativa adequada para aceitar a conclusão como sendo verdadeira. ”

É uma capacidade de julgamento reflexiva sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita.

 

  1. Gestão de Pessoas / Coordenação

O papel fundamental do Gestor de Pessoas é motivar, desenvolver e identificar talentos, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial. Essa habilidade é vista como destaque até 2020 nos setores de energia e de mídia.

Para quem atua em cargos de liderança, a coordenação trata-se de uma competência crítica. Aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos são as principais qualidades que especialistas apostam como obrigatórias nos gestores do futuro. ” (Editorial Dom Bosco)

No meu ponto de vista os melhores gestores de pessoas, inspiram pelo exemplo.

 

  1. Orientação para Servir

“Se você batalhou contra algo e sobreviveu, deve ajudar os que agora estão lutando. Se atingiu o impossível, habilite pessoas de modo que elas atinjam o mesmo”. (Brendon Burchard)

Está é uma competência indispensável ao trabalho em equipe. Eu particularmente tenho essa competência como um dos meus maiores valores, acredito muito que quanto mais ajudamos ao próximo, mas nos ajudamos!

Importante: Vale lembrar que não é preciso ser excelente em todas as habilidades. “Os melhores não necessariamente são bons em tudo, mas excepcionais em alguns itens”, afirma Vitorio Bretas, consultor da Gartner

 Espero que tenha gostado desta leitura, que busque desenvolver ou valorizar ainda mais as habilidades acima, é importante que tente deixar clara essas competências de alguma forma no seu currículo, no seu perfil do LinkedIn e especialmente ao longo das entrevistas que realizar.

 Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.

Se você não viu o artigo sobre a Quarta Revolução Industrial, clique aqui para ter acesso!

Aproveito para convidá-lo(a) a participar de um Workshop sobre Emprego, 100% online e gratuito, onde também falarei sobre minha metodologia de trabalho, para se inscrever clique aqui.

Agradeço a Maria Cecília Souza – Profissional da área de Educação, formada em Filosofia e Pedagogia, aluna e amiga querida que indicou a matéria da VOCÊ S/A, que me inspirou a fazer estes artigos para gerar ainda mais valor aos profissionais que estão buscando sua melhor versão no mercado de trabalho atual.

Fontes de inspiração:

Revista Você S/A – Agosto.18 – edição 243

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Adriely da Silva Vicente disse:

    Artigo maravilhoso, mim ajudou muito. Parabéns, você é uma excelente profissional. Gratidão ?

  2. Heloisa Amado disse:

    Excelente artigo Janaina! Parabéns!!

  3. Ana Humbelino disse:

    Excelente artigo Janaína, vou estar aderindo estas dicas de competências ao meu currículo, e uma delas me identifiquei bastante! Obrigada por estar sempre nos ajudando!

  4. Vivian Ribas disse:

    Parabéns Janaína, excelente artigo.