Desemprego – Estou desanimado, o que fazer para mudar isso?

Geralmente se as coisas não estão indo tão bem como você gostaria, isso quer dizer apenas que há algo que você ainda não sabe ou não está aplicando, por isso, responda essas 6 perguntas antes de pensar em desistir.

Desemprego e agora? O que fazer para mudar isso?

Bateu o desânimo, você sente que está sem energia para batalhar para alcançar seus objetivos?

Ok! Eu te entendo! Eu já fiquei desempregada, é uma situação bem desafiante, especialmente quando você pensa que já tentou de tudo e não consegue enxergar uma luz no fim do túnel.

Farei o meu melhor para te ajudar, usarei vários recursos, só preciso da sua atenção e do seu comprometimento em ler esse material que preparei com muito carinho, para você avaliar sua situação, por diferentes ângulos.
Vem comigo!

Sei que todo mundo, em algum momento da vida cansa, tem vontade de desistir, alguns até adoecem, mas espero que você não precise chegar nesse ponto!

Só o fato de você tirar um tempo para ler esse artigo, já me mostra que você está aberto a virar esse jogo e a aprender algo.

É inevitável que na vida tenhamos problemas, isso é fato, eles existem e não há nada que possamos fazer, somente aceitar e resolver, para isso precisamos ser práticos!

Por isso, a aceitação é uma das coisas mais sábias diante dos percalços da vida.

Aceitar não significa se conformar passivamente, trata-se apenas do primeiro passo para saber que algo precisa ser feito a partir da nova realidade, usarei como exemplo aqui o desemprego, mas esse conceito serve para qualquer desafio que você esteja enfrentando!

Gosto mais da palavra desafio do que da palavra problema, por isso, usarei desafio para me referir ao que a maioria chama de problemas.

Desafios existem para serem superados, não para nos paralisar, mas, geralmente é isso que acontece quando estamos desanimados.

Desafios são inerentes para todos que estão vivos, serve para nosso processo de amadurecimento e de melhoria contínua. 

Uma boa parte das pessoas ao se depararem com os desafios que a vida lhe proporciona, gastam bastante tempo e energia tentando entender porque aquilo está acontecendo, reclamando, se culpando ou culpando terceiros, gastam uma energia imensa para digerir a ‘não aceitação’ da realidade que se apresenta.

Em vez de canalizar energia para superar, lidar com os desafios e resolvê-los, tirando lições aprendidas da situação atual.

Como mudar essa energia do desemprego?

A primeira coisa é aceitar e olhar a realidade como ela é, sem fugir e sem se iludir, você pode até se for o caso, pensar no que poderia ter feito de melhor para evitar cometer os mesmo erros no futuro, mas tirando lições aprendidas.

Exemplo: Tem pessoas que por estarem trabalhando param de aprender, não fazem reserva de emergência, param de se atualizar, deixam de fazer ‘networking’, para de trabalhar sua empregabilidade, somem do LinkedIn, depois se sentem perdidos e desanimadas, sem saber por onde começar a buscar um novo emprego.

A segunda coisa é cuidar do próprio bem-estar, do seu humor e encontrar maneiras de elevar sua energia, fazendo o que gosta e o que lhe dá prazer, como: 

  • Observar o por do sol, ouvir uma boa música, fazer meditação, tomar um banho de mar;
  • Pisar na grama, admirar a natureza, brincar com um pet., pintar, visitar alguém;
  • Ler um livro por puro prazer do assunto que você mais gosta, andar no parque, correr;
  • Tomar um banho demorado, tirar um tempo para cuidados pessoais, desfrutar de um tempo só para você. 

Enfim, existem tantas possibilidades de elevar sua energia para não se abater com os desafios da vida.

O importante é encontrar uma fonte de inspiração que te faça respirar mais leve, que te faça colocar um sorriso no rosto e um pouco de alegria, apesar de tudo.

Como psicóloga, Coach e mentora, sei que de nada adianta o profissional ter o melhor currículo, ter experiência se o profissional está desanimado, sem perspectivas de um futuro melhor. Ele não conseguirá achar oportunidades e se encontrá-las, dificilmente conseguirá se destacar e ser a pessoa escolhida, se não melhorar sua energia e sua autoestima. 

O primeiro passo para o desemprego não te abater é mudar teu estado de espírito, é encontrar as razões para seguir, é lembrar de “Por quem e por quê” vale a pena recomeçar, aprender sobre o novo mercado e voltar a ser sua melhor versão.

É assim que nos tornamos um pouco mais fortes e confiantes diante das adversidades e, sobretudo, da própria vida.

Claro que isso é o início, muitas vezes, dependendo do desafio que a pessoa está enfrentando ela pode precisar de ajuda de algum especialista no desafio que ela está enfrentando, ou até mesmo de algum tratamento (terapêutico, médico ou espiritual), cada caso é um caso.

Desejar ficar bem, reconhecer que precisa de ajuda e utilizar os recursos internos e externos, como citei acima para “fabricar” a própria energia, é uma atitude que já mostra para os seus problemas quem é você diante deles.

Um desafio só é muito grande, se você se considera pequeno perante ele.

De alguma forma você está buscando ajuda. Geralmente se as coisas não estão indo como você gostaria, isso quer dizer apenas que há algo que você ainda não sabe ou não está aplicando, por isso, responda essas 6 perguntas antes de pensar em desistir.

Se esse não é o seu caso, você talvez conheça alguém que poderá se beneficiar desse material.

 

Desemprego - Estou desanimado. O que fazer para mudar isso - 6 perguntas

Imagem: Desemprego – Estou desanimado. O que fazer para mudar isso – 6 perguntas

1 – Se você não está satisfeito com sua situação atual você não precisa desistir, você só precisa colocar foco e energia para virar o jogo, focar na solução em vez de focar no problema. 

2 — Projete-se para daqui há 6 meses, será que você estará feliz de ter desistido 6 meses antes, considerando seu resultado projetado pelas ações que está pensando em tomar? Seis meses passarão de qualquer jeito, essa decisão lhe trará melhores resultados?

3 – O quanto você avançou nos últimos dias, semanas e meses? Geralmente quem pensa em desistir deixou de fazer o que deveria ter feito há um bom tempo e o resultado é mais do mesmo!

Entenda! Existe um jeito certo de realizar as coisas, existe o seu jeito e existe o “jeito mais ou menos.” Qual jeito você estava fazendo? Porque quando fazemos do jeito certo, tende a dar certo;

Quando fazemos “mais ou menos,”o resultado tende a ser “mais ou menos” também;

Quando “não fazemos” ou “fazemos mal feito,” quase não vemos resultados.

Seja verdadeiro com a pergunta número 4 – Você poderia ter se esforçado mais? Priorizou o seu objetivo ou deixou a vida te levar?

5 – Sua vida seria melhor se você desistisse dessa meta? Se a resposta for sim, está tudo bem, você não tem um problema, só precisa seguir! Se a resposta for não, provavelmente a sua situação vai piorá se desistir, já sabe o que precisa fazer, se não sabe busque ajuda, tem pessoas que pensam ser caro buscar ajuda, mas ignora o preço da ignorância, os meses e anos que passam sem resultados, isso sim é caro.

6 – Se você tivesse que aconselhar alguém na situação que você está passando, o que diria para essa pessoa? Pense como um mentor ou alguém que está no papel de conselheiro, alguém que já venceu esse problema, o que diria se fosse aconselhar outra pessoa passando por esse mesmo problema?

Espero que tenha de fato parado para refletir sobre essas perguntas, agora lhe convido a assistir esse vídeo, que fiz com carinho para lhe inspirar e enxergar as coisas por outro ângulo.

Sugiro que pare imediatamente de dizer que está difícil, que está complicado, que a situação só piora, treine dizer: 

Eu posso, Eu quero, Eu mereço, Eu consigo!

Sugiro que escreva em um papel  o nome das empresas que você gostaria de trabalhar;

Conecte-se com profissionais que trabalham nesta empresa, acompanhe as vagas, os posts;

Se cadastre nessas empresas, use também o poder da “oração”, quando digo isso, refiro-me a (Orar + Ação), porque Deus ou o Universo, seja lá no que você acredita, costuma ajudar quem está em movimento, quem realiza a parte que lhe cabe.

Se você é meu aluno(a), siga o método, torne-se mais um caso de sucesso fazendo o que precisa ser feito, você tem todas as coordenadas e o meu suporte, use isso a seu favor! Só consigo te ajudar se você estiver em movimento e fazendo a sua parte!

Entreguei o mapa e as estratégias, você precisa dar os passos para encontrar o seu tesouro (o seu novo emprego).

Se você ainda não é meu aluno(a), aproveite que o programa está com preço promocional, clique nesse link para saber mais ou pelo menos, faça imersão no meu canal do Youtube e no Blog.

Vamos juntos! Você pode ir além e quando estiver cansado, descanse em vez de desistir.

Um forte abraço,

Janaína Lima
Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

 

PS: Para complementar essa leitura, sugiro que leia o Artigo: Depressão e Hormônios da Felicidade.

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Cinthia do Carmo disse:

    Bom dia Janaína!
    Não sei se em palavras conseguiria expressar tamanha gratidão por este vídeo.
    Assisti ontem a tarde dentro do meu carro em meio a um tristeza que me abateu por causa de palavras que ouvi da minha cabeleireira que me feriram e tenho certeza que ela nem imaginava que isto iria acontecer.
    Mas me vi neste ciclo que vc descreve aí, daquelas que se chateam pq não consegui recolocação… Comprei seu curso em outubro/novembro do ano passado e não tive êxito… Mas entendi claramente neste vídeo a minha responsabilidade e até porque fui demitida injustamente da outra empresa.
    Sou grata porque enfim tive aquele clique! Graças a Deus! Agradeço por ele usar pessoas como vc para me mostrarem que sou abençoada demais para reclamar!
    Um novo ciclo começou para mim neste 19.06.2018, graças a sua disponibilidade em ajudar pessoas!
    Obrigada!
    Antes eu dizia gratidão por dizer, afinal todo mundo diz, pq atrai coisas boas ser grato…
    Hoje compreendi que gratidão está na minhas atitudes mais que nas minhas palavras! Graças a Deus por este vídeo que me trouxe a consciência da verdade de ser grata e que eu não sou vítima da situação do país… E que sim as coisas serão diferentes!
    Não tenho palavras para agradecer tudo que tenho e tudo que aprendi neste vídeo!
    Que a benção de Deus seja sobre vc e sua casa!
    Novamente obrigada! Ótimo dia!

  2. Schyrlei Breda da Silva disse:

    Muito obrigada pela oportunidade de assistir seu vídeo. Você falou tudo o que eu precisava ouvir. Vou começar A Cor Dar…
    Grande abraço
    Schyrlei