Recolocação Profissional: 2 caminhos para o profissional que foi demitido ou quer mudar de emprego ainda em 2020!

Dois caminhos uma escolha

Dois caminhos uma escolha

Aqui é a Janaína Lima, Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade, criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!

Nesse artigo vamos falar sobre dois caminhos e uma escolha, sempre levando em consideração quem está buscando recolocação profissional.

1 – Desistir de conquistar um novo emprego em 2020 porque acredita que esse ano não tem mais solução.

2 – Entender que o País e o mundo estão passando por uma crise na saúde e na economia, mas você não precisa fazer parte dessa crise de maneira negativa.

O primeiro caminho: Desistir de conquistar um novo emprego em 2020 porque acredita que esse ano não tem mais solução é complicado para quem não se organizou financeiramente, muitas pessoas estão desesperadas e ao acreditar que esse ano não tem mais solução, não conseguem enxergar oportunidades, nem criar oportunidades e dependendo do estado que a pessoa se encontra é complicado até para aproveitar as oportunidades que surgem, algumas pessoas mesmo conseguindo agendar entrevistas de emprego, não conseguem avançar nos processos, muitas vezes porque não estão mais acreditando que podem conseguir algo ainda esse ano e isso acaba afetando no desempenho da entrevista.

Escrevo isso com tristeza porque grande parte das pessoas dependem do salário do mês para ter o mínimo de dignidade, mas com essa pandemia muitas pessoas perderam o emprego e não estavam preparadas para ficar tanto tempo fora do mercado. E o pior de tudo é que a falta de esperança e de fé influencia  em vários aspectos, em especial nas ações que poderiam ser tomadas para virar esse jogo, algumas pessoas se paralisam, se deprimem e não conseguem sair do lugar ou ficam fazendo as mesmas coisas desejando resultados diferentes, o que só aumenta a frustração e a “certeza” que esse ano não tem mais jeito mesmo.

É um caminho complicado e dificilmente conseguirei ajudar alguém que pensa assim se a própria pessoa não buscar ajuda e entender que na crise também tem oportunidades e que o mercado continua contratando!

Claro que não no mesmo ritmo, mas mesmo assim, muitos profissionais estão voltando ao mercado todos os dias, porque tem empresas que não podem e nem  se permitiram parar, algumas cresceram ainda mais com tudo que está acontecendo, porque se reinventaram e sabem que em toda crise existem oportunidades.

Momentos de crise = momento de reinvenção, de olhar para dentro usando as ferramentas internas que tem e desenvolver outras através de novos conhecimentos, se for necessário.

Já fiquei fora do mercado sem data para voltar e é por isso que esse tema: Recolocação Profissional me sensibiliza tanto.

Fui desligada de uma empresa 30 dias depois de sofrer um aborto espontâneo e para piorar isso aconteceu bem no início da crise de 2014, quem mais sentiu na época foram os profissionais do segmento de Construção e Montagem industrial, onde eu trabalhava há 7 anos consecutivos. Até aquele momento escolhia onde queria trabalhar e tinha um pacote de benefícios incrível, não foi fácil de uma hora para outra ser obrigada a buscar emprego pela primeira vez, depois de 15 anos consecutivos saindo de um emprego para outro por opção própria, e de repente, me ver naquela situação.

E confesso que perder um filho desejado no terceiro mês de gestação e um emprego que eu amava mudou minha forma de enxergar meu trabalho e meu papel no mundo, acredito que por isso me dediquei tanto a ajudar tantas pessoas  com minha experiência em Recrutamento e Seleção nessa pandemia,  proporcionei a quem me seguia e me acompanhava:

Compartilhei vários insights no meu Telegram sobre empregabilidade, não medi esforços para ajudar quem precisa da maneira que eu pude ajudar. Várias pessoas valorizaram, recebi várias mensagens como essa do Sérgio (imagem abaixo), mas sei que poderia ter ajudado muito mais pessoas se elas estivessem abertas para isso e se valorizassem essa entrega que foi realizada com tanto amor, carinho e empatia.

recolocacao profissional

recolocacao profissional

Por isso, quero aproveitar e dizer que  se você ainda não acompanha meu trabalho, acesse: https://janainalima.com.br/conteudos nesse link você vai encontrar minhas Soluções Avançadas, minhas redes sociais, meus conteúdos gratuitos, indicação de livros, tem vários canais que não custam nada, só precisa acompanhar e aplicar o que aprender.

No segundo caminho…

Os profissionais que tem essa visão, estão anos luz na frente de quem se paralisou no primeiro caminho, e sei que algumas pessoas vão pensar: “Eu não escolhi nada, simplesmente aconteceu”.

Não estou falando isso para ofender, por favor, permita ler até o final e saiba desde já que só desejo o bem e não estou julgando ninguém, só aprendi há tempos que nada acontece por acaso e que temos sim o poder de fazer escolhas, mesmo quando escolhemos não fazer nada, é uma escolha!

E quando tudo parece estar dando errado, ainda há solução, enquanto há vida, têm solução, basta não desistir!

Não se engane, fazemos escolhas todos os dias, a grande maioria no “piloto automático”, escolhemos conscientes ou inconscientes se:

  • Passamos o dia vendo notícias notícias passivamente e fazendo parte da estatística desfavorável ou se vamos ler um livro e consumir algo que seja útil e dar mais atenção à família.
  • Se vamos fazer um curso que pode ajudar a se tornar um profissional melhor, ajudar a conquistar um novo emprego mais rápido, como ensino no Programa completo Recolocação Profissional 2.0! ou gastar com Pizza e Fast-Food;
  • Escolhemos se vamos caminhar, fazer algum tipo de exercício físico ou se vamos só consumir calorias e desejar emagrecer;
  • Escolhemos se vamos dormir mais cedo ou se vamos ficar assistindo séries e filmes até de madrugada e depois não ter hora para acordar no dia seguinte;
  • Escolhemos se vamos ser gratos por mais um dia de vida ou se vamos lamentar por mais um dia sem o resultado esperado;
  • Escolhemos o papel de vítima das circunstâncias ou se vamos ser autor(a) da nossa própria história;
  • Escolhemos usar desculpas e aguardar ou fazermos algo a respeito, mesmo que seja com o conhecimento que temos, aprendendo com os erros e acertos por estar tentando ser melhor a cada dia e buscando ajuda para para ganhar tempo.

Quem escolheu o segundo caminho, se recusa a ficar parado esperando acontecer, porque é melhor errar fazendo e aprender com os erros, do que não tentar nada por medo de errar ou de se expor.

Quem escolhe esse segundo caminho…

Passa a enxergar o mundo por um prisma diferente, a situação do País é a mesma para todos, porém a forma como cada um age e pensa muda o jogo, por isso você vê pessoas se lamentando pelas dificuldades, sem enxergar futuro e outras trocando de emprego, sendo promovidas e algumas voltando ao mercado depois de anos fora da sua área de atuação.

Ontem mesmo falei com uma profissional da área de Saúde que além de ter conseguido um novo emprego na área que tanto queria, ainda atua como autônoma trabalhando como Home-Care e segue com alguns horários atendendo suas clientes de massoterapia, eu sou uma delas.

Diariamente tenho recebido mensagens dos meus alunos como essas da Talita e da Juliana, comemorando seus novos empregos.

recolocacao profissional

recolocacao profissional

recolocacao profissional

Tenho como ajudar você através dos meus conteúdos gratuitos que são pílulas de conhecimento que disponibilizo no meu Canal do YouTube, no Blog, no Telegram, mas não posso deixar de oferecer a você a oportunidade de vir fazer parte do meu mais completo e avançado Programa, que já validado com mais de 1500 profissionais dos mais diversos segmentos: O Programa Recolocação Profissional 2.0! clique aqui para saber mais.

Essas são as 3 soluções avançadas para te ajudar a conquistar um Novo Emprego muito mais rápido, mesmo nesse momento que estamos vivendo!

Clique aqui para conhecer o Programa Completo Recolocação Profissional 2.0!

Clique aqui para conhecer o Método Prático Linkedin Otimizado para Emprego!

Clique aqui para conhecer o Método Prático Currículo Vencedor Passo a Passo!

Desejo de verdade te ajudar de alguma forma.

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.

Você pode gostar também do artigo: Fui demitido(a) na pandemia, será que ainda consigo um novo emprego nesse momento?

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!