10 Soft skills e Hard Skills mais valorizadas em 2023.

As 10 principais competências profissionais mais valorizadas em 2023 que te ajudarão a conquistar um novo emprego e a se manter no emprego atual.Investir no desenvolvimento dessas competências abrirá novas oportunidades para você se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo.

10 Soft Skills e Hard Skills mais valorizadas em 2023.

As principais competências profissionais mais valorizadas em 2023 refletem as tendências e desafios do mercado de trabalho global. Profissionais que desenvolvem essas competências estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Além disso, investir no desenvolvimento dessas competências pode abrir novas oportunidades de carreira e ajudar os profissionais a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo.

Soft skills e Hard Skills valorizadas em 2023.Soft skills

“Soft skills” ou habilidades comportamentais são competências relacionadas com as características pessoais e sociais de um profissional. Elas são valiosas em muitos contextos profissionais e podem ajudar no desenvolvimento de uma carreira de sucessoOs Soft Skills mais buscado em 2023 são:

 

  • Capacidade de aprender rapidamente: a habilidade de aprender rapidamente novos conceitos, tecnologias e metodologias é muito valorizada nesse mercado de trabalho que muda rapidamente.

 

  • Orientação para resultados: é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente, essa capacidade diz respeito a capacidade de tomar ações diretas para atingir seus objetivos. É aquele profissional que não dá desculpas, que seu foco é no resultado!

 

  • Inteligência emocional no trabalho: a habilidade de entender e gerenciar as próprias emoções, bem como identificar também as emoções dos outros, saber identificá-las sem se envolver. É uma competência essencial para qualquer cargo/função.

 

  • Liderança: essa habilidade inclui: comunicação efetiva, habilidade de tomar decisões, capacidade de motivar e influenciar pessoas, além de exercer uma liderança através do exemplo.

 

  • Resiliência: a capacidade de lidar com adversidades, superar desafios e se adaptar às mudanças é uma competência fundamental em um mercado de trabalho em constante transformação.

 

  • Empatia: a habilidade de se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos e necessidades, será cada vez mais valorizada em um mercado de trabalho que valoriza a diversidade e a inclusão.

Hard skills

Hard skills são habilidades técnicas, específicas e mensuráveis, relacionadas a conhecimentos e competências técnicas ou acadêmicas em uma área específica. Diferentemente das soft skills, os quais são habilidades comportamentais e emocionais, as hard skills são mais tangíveis e são geralmente adquiridas por meio de treinamento formal, educação ou experiência prática em uma área específica, os Hard Skills mais buscado em 2023 são:

 

  • Conhecimento de idiomas estrangeiros: em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento de idiomas estrangeiros será valorizado pelas empresas que buscam expandir seus negócios além das fronteiras nacionais.

 

  • Habilidade em tecnologia: Em um mundo cada vez mais digital, a habilidade em tecnologia é essencial para qualquer profissional. Em 2023, as empresas esperam que seus funcionários mais qualificados saibam lidar com ferramentas digitais, softwares no dia a dia. 

Muitas empresas também esperam que o profissional tenha conhecimento e experiência com: segurança da informação, privacidade de dados, análise de dados, mentalidade ágil e Inteligência artificial, além da capacidade de adaptar-se às novas tecnologias que surgem constantemente.

 

  • Comunicação eficaz: A comunicação é uma competência profissional fundamental em qualquer época, mas em 2023, ela será ainda mais importante. Com a crescente demanda por trabalho remoto e a comunicação virtual, a habilidade de se comunicar de forma clara, objetiva e persuasiva será fundamental para o sucesso de muitas empresas.

Além disso, a comunicação eficaz é fundamental para estabelecer relacionamentos sólidos com clientes e parceiros.

 

  • Colaboração e trabalho em equipe: A capacidade de trabalhar em conjunto com colegas, parceiros e clientes será essencial para o sucesso de muitas empresas. Além disso, a colaboração e o trabalho em equipe podem gerar soluções mais criativas e eficientes para os desafios enfrentados pelas empresas.

Acrescento ainda a importância do profissional ter: Atitude, agir de maneira honesta com a empresa e consigo e ter clareza dos seus valores inegociáveis.

Investir no desenvolvimento dessas competências abrirá novas oportunidades para você se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo.

Por fim, essas competências, com bons valores, sabendo se posicionar bem no mercado de trabalho, usando bem o LinkedIn para atrair a atenção dos gestores e recrutadores.

Dominando a arte de fazer boas entrevistas de emprego, revelando sua melhor versão profissional, sem dúvidas será um profissional bem-sucedido, que gera muito valor onde tem a oportunidade de trabalhar!

Se quiser contar com minha ajuda para aprender como fazer isso, venha fazer parte do Programa Recolocação Profissional 2.0!

Investir no desenvolvimento dessas competências abrirá novas oportunidades para você se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo. Gostou desse conteúdo? Acredito que você também gostará do tema: Empregabilidade é mais importante que Emprego!

Para mais dicas e estratégias para melhorar sua carreira e empregabilidade acesse: https://janainalima.com.br/conteudos

Compartilhe com algum amigo que também precisa ficar por dentro do assunto e siga-me no Instagram https://www.instagram.com/janainalima_recolocacao

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade
Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!

As informações que apresentei são baseadas em análises de tendências de mercado e em pesquisas realizadas por diversas instituições, tais como:

  1. Relatórios de consultorias especializadas em recursos humanos e mercado de trabalho, como a Mercer, a Deloitte, a McKinsey e a Gartner.
  2. Estudos realizados por universidades e institutos de pesquisa, como a Harvard Business Review, o Center for Creative Leadership e o Global Leadership Forecast.
  3. Pesquisas de opinião com executivos e profissionais de recursos humanos, realizadas por organizações como a Society for Human Resource Management (SHRM) e a Association for Talent Development (ATD).
  4. Análises de dados do mercado de trabalho, feitas por agências governamentais e organizações como o Bureau of Labor Statistics (BLS) e o International Labor Organization (ILO).

 

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!