Felicidade no trabalho: 5 coisas que podem ajudar a reter funcionários
Como devem agir os gerentes que desejam reter pessoas e despertar a felicidade no trabalho? O que as empresas estão fazendo? É o que compartilha a Mentora, Especialista em Recolocação Profissional Janaína Lima. Boa Leitura!
Felicidade no trabalho
A Amazon, por exemplo, está veiculando anúncios sobre o pagamento e os benefícios da empresa.
A Levi Strauss está oferecendo reembolsar gastos de viagem de funcionárias que buscam serviços de saúde.
O Airbnb está permitindo que seus funcionários trabalhem remotamente permanentemente.
Nem todas as empresas estão oferecendo melhores salários ou benefícios. E muitos gerentes estão tão obcecados em contratar, que negligenciam as pessoas que ainda estão trabalhando para eles.
Isso é muito perigoso e pode levar seus funcionários atuais a julgarem que “a grama do concorrente é mais verde”.
Essa é uma das razões pelas quais as taxas de pedidos de demissão bateram recorde, desde o início da pandemia, em 2020. Em Março deste ano, mais de 600 mil pessoas pediram demissão, como citado no artigo que escrevi sobre: Flexibilidade no trabalho e qualidade de vida
Segundo Rosabeth Moss Kanter, em grupos de estudo realizados recentemente, gerentes e profissionais bem-sucedidos de nível médio de diversos setores esclareceram porque tem sido tão difícil para as empresas reter funcionários.
Mesmo aqueles funcionários satisfeitos com suas carreiras até o momento, disseram que sairiam por salários mais altos e melhores opções de trabalho remoto. Eles também deixaram claro que a disposição de permanecer com o empregador atual é uma questão de saber se seus gerentes diretos conseguem entregar cinco outros fatores além do salário que mantêm as pessoas felizes, produtivas e na equipe.
1 – Flexibilidade e Qualidade de Vida
A pandemia forçou muitas pessoas a migrar para o trabalho remoto, tendo sendo isso uma decisão própria ou não. E muitos descobriram gostar dele.
(…) Uma grande companhia aérea reduziu o número de pedidos de demissão quando foi a primeira a oferecer um site aos comissários de bordo que lhes permitia trocar horários entre si.
Muitos trabalhadores sentiram-se empoderados por terem mais controle sobre sua própria vida profissional. As empresas devem dar às pessoas escolhas que correspondam às suas necessidades únicas de trabalho e vida.
E a busca por mais qualidade de vida faz muitos profissionais avaliarem com mais critérios as oportunidades de trabalho, como foi o caso do Márcio Martins, Gerente de Manutenção, que pode escolher entre 3 opções de empresas e optou pela empresa mais próxima da sua residência.
2 – Certeza
As pessoas anseiam por previsibilidade. Surpresas dificultam para os funcionários planejarem suas vidas e ter paz de espírito. Quando a mudança constante é infligida, sem chance de prever ou participar das decisões sobre isso, as pessoas ficam ansiosas e passivas e começam a pensar em sair.
A comunicação aberta constante ajuda as pessoas a se sentirem valorizadas e a planejar a mudança, em vez de ficarem chocadas com isso.
3 – Oportunidades
Empregos sem perspectiva de crescimento rapidamente perdem seu apelo, isso pode fazer com que um novo emprego pareça a única maneira de começar de novo e passar para a próxima etapa.
As pessoas prosperam quando seu valor é reconhecido, obtendo mais responsabilidade, reconhecimento e estatura, como um cargo melhor e também não adiantar dar um cargo na carteira de trabalho e não dá autonomia para exercê-lo. Oferecer oportunidade de aumentar suas habilidades realça seu valor e autoestima.
Os gerentes devem apoiar o desejo das pessoas pelos próximos passos na carreira, ajudando-as a encontrar oportunidades de treinamento e avanço sem empurrá-las inadvertidamente para fora da porta.
4 – Pertencimento e felicidade no trabalho
As amizades no local de trabalho por si só não são suficientes para reter os trabalhadores, mas sua ausência impulsiona saídas mais rápidas. As pessoas precisam sentir que se encaixam, isso traz mais felicidade no trabalho, por isso a empatia e respeito também são tão importantes.
Estabelecer grupos de conversa para funcionários, com pessoas em situação semelhante, mostra que a empresa se importa e pode fornecer um espaço seguro para compartilhar experiências e dicas. O valor da solidariedade pode aparecer na retenção.
As empresas devem tomar cuidado com pessoas descontentes que encontram colegas com ideias semelhantes.
Isso pode resultar em cartas de protesto, campanhas de sindicalização ou reclamações ampliadas. É importante ouvir as queixas com antecedência e abordá-las de frente.
5 – Significado e felicidade no trabalho
Trabalhos que transmitem um senso de propósito e significado são mais propensos a exercer um controle emocional sobre as pessoas.
Dar aos funcionários a chance de escolher uma causa e participar de um programa de voluntariado da empresa também ajuda a aumentar a fidelidade.
A sabedoria convencional afirma que a maneira mais eficiente de melhorar as condições de trabalho é obter uma oferta de uma nova empresa. Isso não deveria ter que ser o caso.
Os gerentes que desejam reter pessoas devem agir como se estivessem contratando-as agora.
Eles devem tratá-las como novos rostos e recebê-las novamente na empresa, e aumentar sua lealdade enquanto aproveitam sua experiência.
É claro que os gerentes precisam do mesmo tratamento daqueles que estão nas camadas acima deles, porque eles mesmos podem se sentir negligenciados e prontos para fugir para outra empresa.
O melhor conjunto de colaboradores pode ser aquele que as empresas já possuem, elas devem tratar seu pessoal como um recurso precioso e sempre que possível dar-lhes o que eles querem do trabalho.
Ao recompensá-los, recompensará também o negócio.
Esse conteúdo foi criado originalmente em inglês pela CNN, foi editado e revisado por mim, usando os principais pontos referentes ao tema.
Gostou dessa leitura? Clique aqui para assinar minha Newsletter semanal sobre Recolocação e Carreira
Você ou o seu amor está buscando um novo emprego?
Você está buscando um Novo Emprego?
Então, convido você a explorar meus conteúdos gratuitos e avançandos nesse link: https://janainalima.com.br/conteudos Siga-me nas redes sociais, em cada uma delas trago conteúdos diferentes para ajudar na sua recolocação e na sua empregabilidade.
Grata pela sua atenção!
Mentora | Especialista em Recolocação Profissional | LinkedIn Top Voice Carreira 2022 | LinkedIn Creator
PS: Sei que quando não estamos felizes, quando não nos sentimos valorizados ou quando temos que abdicar de estar com a família para conseguir trabalhar, tudo isso gera muita frustração, mas é preciso ter cautela, caso esteja pensando em pedir demissão. Antes, assista o vídeo abaixo até o final.
Seja o primeiro a comentar!