A importância do LinkedIn para a Recolocação Profissional e Emprego

A importância do LinkedIn para a Recolocação Profissional e Emprego, será que funciona mesmo?

É possível conseguir um emprego com a ajuda dessa rede social profissional?

A resposta é SIM, é plenamente possível, como eu sei disso?

Eu fui contratada, já contratei várias pessoas e já ajudei vários clientes e alunos a serem encontrados e contratados usando o Linkedin, mas é claro, não basta apenas preencher o perfil de qualquer jeito e pensar que o recrutador minutos depois vai te chamar para fazer uma entrevista,  tem toda uma técnica, simples, mas importante que ajuda o profissional a se destacar, porque estou falando sobre isso?

Porque um dos maiores desafios modernos que toda e qualquer pessoa deve enfrentar em algum ou em vários momentos de sua vida é a tão temida busca por recolocação profissional.

Voltar para o mercado de trabalho passou a ser uma tarefa desafiadora de alguns anos para cá, mas vamos lá o que você vai aprender nesse artigo:

  1. Como recolocar-se profissionalmente com a ajuda do LinkedIn;
  2. Vantagens do LinkedIn;
  3. A importância de possuir um perfil na maior rede de relacionamento profissional mundial.

 

LinkedIn para Recolocação Profissional e Emprego… é impossível?

Claro que não, apenas desafiante, não basta mais ter apenas formações universitárias ou inglês fluente; isso é importante sim para algumas posições. Mas não é o que de fato faz tanta diferença para o sucesso de uma recolocação profissional.

É verdade que o desafio aumentou, mas em compensação as tecnologias têm aberto portas para novos modelos de buscas que tornaram tudo muito mais fácil, rápido e bem mais prático.

A internet hoje oferece diversas opções para quem está procurando emprego se cadastrar em diversos sites de buscas, estudar o mercado, entender qual é a maior demanda, quais salários estão sendo ofertados, o que tem sido mais exigido no momento, enfim, está quase impossível para…

LinkedIn para Recolocacao Profissional e Emprego

LinkedIn para Recolocação Profissional e Emprego

…Quem não estava acostumado a procurar emprego e insiste a esperar alguém lembrar de convidá-lo, quem não se faz presente de forma assertiva, quem acha que basta preencher algumas informações pessoais e a mágica vai acontecer, para essas pessoas até pode estar impossível neste momento.

A tecnologia tem nos ajudado nessa missão de estar mais presentes em vários lugares quase que ao mesmo tempo, mas, dentre tanto sites com esse objetivo, nenhum se destacou mais que o LinkedIn. Mas mesmo assim, acredite ou não ainda hoje tem várias pessoas que não sabe o que é o LinkedIn.

E muitos que sabem não utiliza nem 10% dessa ferramenta que tem revolucionado a forma de encontrar e de ser encontrado pelas empresas.

Para começar:

O LinkedIn pode ser descrito como uma rede social que tem como principal objetivo aproximar pessoas de potenciais interessados em seu perfil profissional.

  1. Por meio do cadastro e preenchimento completo é possível deixar o perfil profissional como se fosse um currículo virtual, trabalhando para você 24h, podendo ser analisado por quem procura alguém com seu perfil, você estando disponível ou não poderá receber propostas de emprego. (Se vai aceitar ou não é outro departamento).
  2. No quesito utilidade, o LinkedIn supera qualquer concorrência, p site permite diversas opções que oferecem novas oportunidades às pessoas cadastradas gratuitamente, inclusive informar aos recrutadores os cargos que gostariam de participar de seleções, as localidades, as principais competências, enfim, tem uma opção super discreta no linkedin que pode te ajudar a ser mais assertivo e deixar claro para o recrutador o que você está procurando de forma simples e discreta sem que mais ninguém saiba, sério isso existe, depois leia este artigo que escrevi sobre essa opção, clicando aqui.
  3. Quem está em busca de emprego, independente da área que busca, tem a chance de encontrá-lo na maior rede social de profissionais, seja através de vagas postadas, de alertas de vagas ou seja através de um bom posicionamento na rede, você pode trabalhar sua marca para que seu nome vire referência na sua área de atuação, nos grupos, nas publicações e nas interações sociais de forma assertiva.

Como o LinkedIn pode te ajudar a acelerar sua recolocação profissional?

  1. Para que seu objetivo com esta rede social seja alcançado, é necessário que você mantenha o perfil sempre atualizado, pois será por meio dele que as empresas irão analisar suas informações profissionais e pessoais, como: Tipo de comentários e conteúdos você posta, curte, comenta, como trabalha sua marca profissional.
  2. Cuide para ter um Resumo Profissional bem atraente, interessante, com informações que despertem o interesse de lhe conhecer melhor e ler todo o seu perfil.
  3. Trabalhe para ter no seu perfil ótimas recomendações profissionais do seu trabalho por onde você passou.
  4. Mantenha em evidência as competências, cursos e projetos que você possui ou que você fez ao longo da carreira.
  5. Seja claro quanto aos cargos que almeja, use bem as palavras-chave da sua área de atuação.
  6. Faça parte de grupos de sua área, agregue valor, participe ativamente.
  7. Mantenha contato com profissionais de RH, Gestores, Ex-Colegas de trabalho.
  8. Recomende as pessoas que você admira
  9. Se faça presente diariamente
  10. Crie alertas de vagas, essas são apenas algumas sugestões que podem te ajudar a destacar-se em meio a multidão.

LinkedIn para Recolocacao Profissional e Emprego

LinkedIn para Recolocação Profissional e Emprego

Outro ponto importante:

É de grande importância preencher o campo EXPERIÊNCIA e informar os cargos anteriores e quais foram as experiências em cada um, não apenas descrevendo atividades rotineiras, mas demonstrando claramente o quanto você participou ativamente de determinadas atividades que foram relevantes em sua função.

Entenda, esse item pode ser um fator decisivo para o recrutador decidir fazer contato ou não com você, por isso, não economize fatos importantes que foram realizados por você.

Mais duas informações relevantes:

  1. Faça publicações relevantes, compartilhar informações que agreguem valor pode ajudar você a ganhar mais visibilidade nesta rede social.
  2. Tenha uma foto profissional, não descuide desse item, não coloque foto de baixa qualidade, nem fotos com outras pessoas, em praias, nem de óculos de sol, use o bom senso.

Vantagens do LinkedIn

  • O LinkedIn trabalha para você como se fosse um CV online disponível 24horas por dia;
  • Permite que você tenha acesso a milhares de pessoas;
  • Permite que você faça um bom marketing profissional;
  • Permite que você revele suas principais competências e habilidades;
  • Você pode criar um portfólio profissional com recomendações de pessoas que conhecem você, o que lhe  concede muita credibilidade.
  • Permite você fazer parte de grupos de profissionais, seguir empresas de interesse e se candidatar a vagas no seu perfil, além de poder lhe permitir ser encontrado através dos mecanismos de buscas.

A importância de possuir um perfil na rede

Para quem busca ter uma empregabilidade alta, busca oportunidades de emprego, busca vender serviços ou simplesmente mudar de empresa.

O LinkedIn é de grande importância por oferecer a oportunidade de se manter atualizado e ter contato com profissionais e empresas que tenham interesse em lhe contratar.

Essa rede social revolucionou a busca por profissionais qualificados, é hoje referência mundial.

Se você não quer ficar rodando em círculos, trabalhe bem seu perfil no linkedin, se necessário busque orientação profissional para encurtar o caminho e ser mais assertivo e mãos à obra.

Bom, espero que tenha ficado claro para você a importância de dar valor a esse rede social e que você coloque essa reflexão em prática, conhecimento só tem valor se colocado em ação.

Se você busca um novo emprego, se inscreve enquanto tem vaga no Workshop Novo Emprego, é 100% online e gratuito, vou compartilhar várias dicas e vou também falar um pouco do meu Programa Avançado para quem quiser saber mais como eu trabalho e ajudo centenas de profissionais a voltarem mais rápido para o mercado de trabalho, clique aqui para garantir sua vaga

Sucesso!

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. como faço para entrar nesta rede social ?