Recolocação

Desemprego – A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional

“A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional!”

Essa é a minha frase do dia!

A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional

A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional!

Qual é a sua frase do dia? 

Lembre-se de compartilhar esse artigo, me marcar no Instagram ou Linkedin  e dizer qual é a sua frase do dia ainda hoje,  mas antes, vem comigo nessa reflexão!

Hoje de manhã essa frase clássica e antiga bateu forte em minha mente, quantas vezes nos apegamos a situações que nos causam dor. Por dias e dias acordamos e vamos dormir pensando na situação que nos causou dor.

O problema dessa atitude é que a dor não fica no passado, ela nos acompanha no presente, atrapalhando o hoje, o agora e o amanhã se não mudarmos o pensamento e a vibração e entendermos que: A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional!

É comum atraímos mais do mesmo e quanto mais apegados ao sofrimento, mais dor sentimos, porque nesse mundo “tudo é energia e vibração.”

Ao entendermos isso ou ao ficarmos presentes para isso, conseguimos quebrar o “looping” se a energia e vibração não estão no modo positivo.
Por isso que o autoconhecimento é tão importante.

Tem “problemas” que poderiam ser mais simples de resolver, mas quando envolve seres humanos, lidamos também com:

☑ Orgulho;
☑ Ego;
☑ Medo;
☑ Mecanismos de Defesa;
☑ Vergonha;
☑ Sentimento de Culpa;
☑ Frustração;
☑ Decepção, entre outros.

Esses sentimentos/emoções podem atrapalhar e impedir a pessoa de acessar seu próximo nível… O nivel da inteligência emocional.

E somente a inteligência emocional é capaz de quebrar o “looping” do sofrimento. Porque no processo de sofrimento quem mais se prejudica não é quem fez algo que pode ter sido sem pensar, pode ter agido no automático, pode até ter sido de propósito, pode ter sido por excesso de stress ou mesmo por maldade.

Quem se prejudica de verdade é quem está vivenciando a dor no dia a dia. Entenda por dor não apenas algo físico, mas em especial a dor psicológica, a dor invisível que só quem sente entende.

Não tente querer fazer o “ator ou atriz” que despertou emoções e sentimentos ruins em você entender o que está sentindo, isso não será possível. Esse processo é interno e só seu, porque o outro só desperta.

As emoções sentidas estão dentro de cada um.

Por isso alguns lidam com problemas de modo diferentes. O que para você pode ser uma tempestade, para outros é apenas um copo d´água.

Quando o músculo da inteligência emocional entra em ação, entendemos que cada um dá o que tem. Às vezes exigimos do outro o que ele(a) não tem para dá ou não está disposto(a) a abrir mão.

Tem pessoas que prejudicam ou até perdem relações de amizade, trabalho, família por se apegar ao sofrimento que alguma situação causou, pela dificuldade de lidar com as emoções e sentimentos despertados e por esperar que o outro seja sua cura.

☑ Sua cura está na fé que dias melhores virão;
☑ Que nada acontece por acaso, talvez você precise canalizar mais foco e energia em outras coisas ou pessoas;
☑ Talvez precise dar mais atenção e amor a você mesmo;
☑ Coloque seu corpo em movimento;
☑ Escolha uma atividade que demande seu foco e concentração para driblar esse looping de sofrimento;
☑ Se especialize na sua área de atuação, mas nunca deixe de buscar autodesenvolvimento, porque quando mais precisar, é esse tipo de conhecimento que vai quebrar mais rápido esse looping negativo.

Não descarte a ajuda de um especialista na área que está precisando de ajuda, investir em saúde mental e em conhecimento que te ajude a ir para o próximo nível é um dos mais valiosos e assertivos investimentos que podem fazer em você mesmo.

Por saber de tudo isso, por ser humana e passar pelos mesmos processos, eu cuido bem dos meus alunos(as),  fiz questão de trabalhar várias técnicas de coaching, mentoria, PNL, psicologia positiva no módulo I do meu Programa Recolocação Profissional 2.0!

  • Porque sei que muitas pessoas entram em um processo de sofrimento muito grande por estar fora do mercado de trabalho;
  • Por estar com problemas financeiros;
  • Por estar com problemas de relacionamentos em casa;
  • Por não perdoar o antigo gestor pela demissão.

Enfim, seja lá o que esteja passando agora saiba é temporário, vai passar! Quanto antes sair desse “looping” e quanto antes encontrar uma metodologia que te ajude no dia a dia a te orientar para dar os passos certos na direção do seu novo emprego mais rápido isso vai acontecer.

Não permita que nada o impeça de avançar, se está sem cabeça para estudar, vá caminhar, escrever o que está sentindo, arrumar algum cômodo ou área que precisa de atenção e cuidados há tempos.

Mas se estiver pronto para ir para seu próximo nível profissional, bora trabalhar sua empregabilidade e colocar meu programa online em ação? Clique aqui para saber como posso te ajudar!

Acompanhe minhas redes sociais e meus conteúdos gratuitos  clicando aqui. 

Um grande abraço, dá um sorriso bem gostoso para você e diga:

Eu posso! Eu consigo! Eu mereço ser mais feliz!

Janaína Lima

Mentora | Psicóloga Organizacional | Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!