Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A escolha da roupa ideal para uma entrevista de emprego.

Parece algo simples, mas sabemos que na prática não é, a forma como você se apresenta é tão importante quanto a apresentação do seu currículo e da sua experiência profissional.

Sabe aquela história famosa de que: A primeira impressão é a que fica!

Pois é, nunca teremos uma 2ª chance de causar uma 1ª primeira boa impressão, especialmente se tratando de entrevista de emprego.

Até podemos causar uma segunda e terceira impressão muito boas, mas apenas se formos bem na primeira entrevista, na primeira apresentação, porque é o primeiro contato que definirá se existirão novas etapas e para não errar na roupa você precisa levar em consideração 3 aspectos:

  1. Local onde será realizada a entrevista
  2. Tipo de Empresa
  3. Função que está concorrendo

Vamos explorar melhor cada uma desses aspectos:

  1. Local onde será realizada a entrevista

A entrevista poderá ser realizada em um escritório num grande centro, numa escola, num canteiro de obras, num hospital, não tem como descrever todas as opções, mas para cada lugar é recomendado uma roupa coerente, onde você precisará usar o bom senso.

Uma rápida história…

Depois de realizar uma ótima entrevista num escritório executivo, eu fui convidada a fazer uma segunda entrevista em um canteiro de obras, lembro-me que fui bem arrumada, de salto alto, mas confesso que me senti totalmente deslocada e depois de passar por isso, comprei e tenho até hoje uma botinha social com CA, bem confortável que serve para visitar qualquer ambiente industrial ou de construção pesada, sem passar vergonha.

Claro que é de “bom tom” o recrutador deixar claro quando o ambiente tem algumas objeções de vestimenta, no meu caso era uma entrevista para uma vaga de Recrutadora, de Psicóloga Organizacional, estava no início de um grande projeto e precisavam de alguém para contratar mais de 3.500 profissionais e não tinham alguém para cuidar desses detalhes, fui contratada depois de uma terceira entrevista. Foi um processo longo que deu tempo de acertar, errar e acertar novamente.

Continuando…

Mas nem sempre é assim, minha sorte é que eu arrasei na primeira entrevista e na segunda estava muito confiante, porque além da roupa certa, VOCÊ TEM QUE SENTIR QUE É A PESSOA CERTA! Eu não tinha dúvida que a vaga seria minha.

  1. Tipo de Empresa

Tem empresas que são tipicamente formais ou informais, é importante estudar isso, você não se veste para uma entrevista no prédio do Google da mesma forma que se vestiria para uma realizar uma entrevista numa empresa de Consultoria Financeira, não deve ir para uma entrevista no RH de um Hospital da mesma forma que iria para uma festa havaiana.

O tipo de empresa é um indicador do estilo adotado, na dúvida existem peças coringas, vamos falar de algumas na sequência.

  1. O terceiro ponto é o cargo, a função que você está concorrendo.

Tem funções mais executivas, outras mais operacionais, a roupa para um Gestor de Negócios não é a mesma para um cargo de apoio administrativo ou operacional, que exigem menos formalidade no dia a dia.

O estilo mais discreto e mais sóbrio não costuma errar, indiferente do cargo, na dúvida opte por roupas que valorizem seu corpo, sem torná-lo o centro das atenções.

A educação, a cordialidade, o sorriso, devem ser mais chamativos do que a vestimenta.

Lembrando que vestir-se faz parte também da nossa identidade, diz muito sobre quem nós somos, por isso uma roupa limpa, bem passada, coerente com o ambiente reforça o seu profissionalismo, seu cuidado com os detalhes também.

Atenção: Se você é Mulher

E não está acostumada com salto alto, não invente ir para entrevista com um salto fino e alto, use sapatos baixos ou no máximo um salto médio. Você já terá outras coisas para se preocupar!

A maquiagem é importante para valorizar você, especialmente uma maquiagem leve. Base, corretivo, blush, batom e um rímel não fazem mal para ninguém, se usados sem exageros, só vão valorizá-la ainda mais!

O que não pode acontecer é as pessoas te conhecerem de um jeito e no primeiro dia de trabalho ou nos demais dias elas não reconhecerem a pessoa que foi contratada. Por isso não exagere em nada, apenas ressalte sua beleza natural.

Evite roupas apertadas e que deixem você desconfortável, barriga de fora nunca, em hipótese alguma, um terninho, ou jeans escuro ou calça de alfaiataria com uma camisa discreta e blazer sempre caem bem. Aposte em cores discretas, evite excesso de joias, especialmente as que fazem barulho.

Também fuja de vestidos curtos, roupas transparentes ou decotadas, não costumam cair bem em entrevistas de emprego.

Agora: Se você é Homem

Evite roupas que não representem você no dia a dia, a roupa tem que ser adequada ao tipo de empresa e ao cargo que você pretende exercer, na dúvida, pense no tipo de empresa: ela é mais formal ou informal? 

Se é uma empresa tradicional aposte em algo mais formal, você terá menos chance de errar.

Mesmo que a posição não seja executiva dificilmente você vai errar se for de blazer com um jeans escuro, sem gravata, dependendo do tempo, uma camisa social basta, se inspire nos modelos abaixo:

Para cada tipo de empresa, cargo e situação existe um estilo de roupa.


Detalhes Importantes:

Os detalhes são importantes, por isso, sapatos e unhas limpas, cabelo e barba bem-feita e educação do início ao fim, com todos (desde a portaria até a despedida), esse conjunto causa uma ótima impressão inicial que deve ser mantida, mesmo depois que você for contratado.

Para os homens que usam ternos, você pode deixar o último botão aberto, mas lembrem-se, sapatos pretos pedem meias pretas. Sentou desabotoem o paletó, e nunca, em hipótese alguma, apareça de camisa de manga curta com gravata.

Em ambos os casos…

Evitem ir na entrevista de tênis, a não ser que seja em lojas esportivas ou que o ambiente solicite um traje informal devido a alguma atividade em grupo (mas esse tipo de solicitação não é tão comum).

Evite calças jeans claras e apertadas que chame mais atenção para seu corpo do que para seu perfil profissional.

Preze sempre pelo bom gosto, as chances de acertar serão bem maiores. 

Para complementar o artigo assista esse vídeo abaixo sobre Como se vestir melhor buscar um novo emprego:

Isso mesmo, suas roupas interferem no seu estado de ânimo, quero ver você fazendo várias entrevistas e escolhendo onde trabalhar, isso é plenamente possível!

Aproveito para convidar você que ainda não é meu aluno para participar do 1º WORKSHOP NOVO EMPREGO | 100% ONLINE | 100% GRATUITO. 

Nesse Evento vou compartilhar estratégias que funcionam de verdade para quem busca um NOVO EMPREGO e Apresentar meu melhor e mais elogiado Programa de Recolocação Profissional e Empregabilidade, que foi Testado e Validado na Prática com mais de 1.081 Profissionais e já ajudou centenas e centenas deles a conquistar um Novo Emprego, muitos em 2 meses ou menos!

Clique nesse Link, se inscreva Gratuitamente e participe:

Um abraço,

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.
PS: Recentemente escrevi um artigo sobre: Como se apresentar em uma  Entrevista de Emprego, se você não leu, faça isso agora!

 

Quer se Destacar da Concorrência e Conquistar um NOVO EMPREGO?
Então Baixe GRÁTIS Meu NOVO E-book com 3 ESTRATÉGIAS TESTADAS e Aprenda a dar os 1ºs Passos Certos!
SIM! QUERO O E-BOOK!
100% Seguro. Só vou enviar dicas legais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!