Como Fazer uma Entrevista de Emprego por Skype?

Tem sido cada vez mais comum a realização de entrevista de emprego por Skype, isso gera algumas dúvidas, especialmente em quem está buscando um novo emprego há algum tempo.

A ideia desse artigo “Como Fazer uma Entrevista de Emprego por Skype” é ajudar e desmistificar algumas objeções que poderiam impedir você de fazer uma excelente entrevista de emprego remotamente.

Você está aqui para se instruir, aprender como fazer uma entrevista de emprego por Skype e arrasar na próxima entrevista! É isso que vai acontecer, siga o passo a passo e vamos em frente.

O primeiro ponto importante é baixar o Skype no seu computador e/ou no seu celular, para isso basta clicar no link: https://www.skype.com/pt-br/get-skype/

Sugiro que baixe tanto no computador quanto no celular, imprevistos acontecem e pode acontecer de na hora agendada para entrevista o seu computador travar, o Skype não abrir, então tenha o aplicativo disponível no celular também.

 

Como Fazer uma Entrevista de Emprego por Skype

Como Fazer uma Entrevista de Emprego por Skype

O que é importante para Fazer uma Entrevista de Emprego por Skype?

#1 – Testar a chamada por Skype com um amigo para verificar:

  • Se o microfone está funcionando bem;
  • Se a câmera está funcionando bem;
  • Para testar a iluminação;
  • Para treinar sua atuação frente a câmera.

Se possível peça para seu amigo fazer algumas perguntas, você pode se inspirar no artigo que escrevi com 23 Perguntas que podem ser utilizadas em uma entrevista de emprego, clicando aqui.

#2 – Atenção especial para:

  1. Foto – Utilize uma foto profissional que revele sua melhor versão;
  2. E-mail – Utilize um e-mail profissional ou um e-mail que não deponha contra você que não seja uma piada pronta, o mesmo para o nome do seu Skype, evite coisas do tipo: lindinha1980, etc.
  3. Você pode personalizar uma frase positiva, algo que revele um pouco da sua personalidade. O Skype reserva um espaço para isso;
  4. Sempre que possível marque a entrevista para o período da manhã, assim você aproveita bem a luz do dia, podendo colocar o computador perto de uma janela, se for possível.
  5. Mas cuidado com o barulho, é importante que tente ficar em um local silencioso, sem interrupções;
  6. Avise a família, o dia e horário da entrevista para que ninguém interrompa vocês.

Está gostando desse artigo? Então Compartilhe nas redes sociais para que mais profissionais tenham acesso a ele! Gratidão!

Só essa Semana: Descubra como deixar seu LinkedIn Totalmente OTIMIZADO para Emprego e Trabalhando à favor da sua carreira 7 Dias por Semana!
Quero Saber Mais!
Link 100% seguro! Vagas Limitadas

#3 – O Ambiente:

Fique atento a apresentação do ambiente, o recrutador vai conseguir ver um pouco do ambiente, evite local onde pessoas possam passar por trás de você, de preferência fique em um cômodo onde possa fechar a porta e ter privacidade para se concentrar apenas na entrevista.

Se escolher o quarto, arrume a cama e deixe o guarda-roupa fechado.

#4 – A sua Apresentação Pessoal:

Você deve se preparar da mesma forma que se prepararia para uma entrevista pessoalmente, cuide bem da apresentação do cabelo, unha, maquiagem, barba, roupa, apresente sua melhor versão.

#5 – A Câmera:

Se a sua câmera não for boa, se preocupe mais ainda com a iluminação, um abajur de luz branca iluminando seu rosto por trás do notebook ou PC pode resolver, a luz do dia também ajuda, avalie a câmera do seu celular, tem alguns aparelhos com excelentes câmeras, se for o seu caso, utilize o seu celular, baixe o aplicativo do Skype e se possível utilize um tripé ou alguns livros, o importante é que a câmera fique na altura dos seus olhos e estável.

Por falar em olhos, é muito importante que quando for responder qualquer pergunta do entrevistador ou quando estiver falando sobre você que faça isso olhando para câmera, isso vai criar mais conexão, é como se estivesse olhando nos olhos do entrevistador.

#6 – A sua Postura Corporal na Entrevista de Emprego por Skype:

Respire fundo antes de começar a entrevista, solte os ombros, fique atento para se expressar de modo assertivo, não trave na cadeira, nem fique mexendo os braços descontroladamente.

Utilize o corpo para falar de modo assertivo, cuide da sua postura, sorria sempre que possível, evite ficar sério demais, fique o mais presente possível, nada, nem ninguém é mais importante do que a pessoa que está a sua frente no computador. (Pensar desta forma, torna a entrevista especial e você será bem mais assertivo).

Espero que utilize essas recomendações a seu favor, conte aqui nos comentários se já fez uma entrevista por Skype, me conta como foi e compartilhe esse artigo com amigos nas suas redes sociais, você pode ajudar alguém a conseguir um novo emprego, apenas por ter compartilhado esse conhecimento, alguém pode estar precisando dessa orientação e uma ação sua pode fazer toda diferença.

Lembre-se de acompanhar meus vídeos no Canal do YouTube, curta, comente, compartilhe e se não se inscreveu no canal ainda, aproveite para clicar aqui e se inscrever! Quero chegar nos 10.000 inscritos e você pode me ajudar nesta missão, inclusive compartilhando os vídeos nas suas redes sociais também, vamos fazer o bem sem olhar a quem!

Acredito que quando ajudamos os outros, o universo conspira a nosso favor e nos beneficiamos dessa energia boa com outras pessoas nos ajudando de alguma forma também.

Volte aqui para me contar depois de colocar essas dicas em ação ok?

Um forte abraço,

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional

Instagram: https://www.instagram.com/recolocacaoprofissional20/

Facebook: https://www.facebook.com/recolocacaoprofissional20/

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Lidiane disse:

    Adorei as dicas , fiquei muito tempo em única empesa as vezes nos sentimos despreparados.

    Obrigada por compartilhar esse preciso conhecimento.

  2. Jurema Varejão disse:

    Querida Janaina,
    Boa Noite !!!
    Gratidão pelos seus preciosos ensinamentos. Definitivamente eles fazem toda a diferença. Parabéns pelo artigo, como sempre, claro e objetivo. Fique com Deus !!!

  3. Jose Reanto disse:

    Obrigada Janaína, foi muito importante ainda não tinha noção de como se comportar.

  4. Celso Sodre disse:

    Como sempre ótimas dicas! Toques que podem fazer a diferença! Valeu! 😉

  5. Rosângela disse:

    Obrigada pelas oeientações, não conhecia essa ferramenta de entrevista, vou realizar os teste para quando surgir uma entrevista ja estarei preparada
    Muito obrigada