Carreira

Como ter uma vida equilibrada entre trabalho e família

Você já parou para pensar sobre o seu estado de presença? Tenha uma vida equilibrada.

Nesse artigo você vai ver:

  • Como melhorar seus resultados no ambiente de trabalho;
  • Como estar mais presente para sua família e amigos;
  • A importância de deixar o passado no seu devido lugar;
  • Estado de Presença x Presenteísmo;
  • Matemática equilibrada.

O quanto estamos presente naquilo que estamos vivendo? Seja no dia a dia de trabalho, em casa com a família, com os amigos, na igreja, em uma festa, enfim, quando estamos nestes lugares estamos realmente em estado de presença?

Como ter uma vida equilibrada entre trabalho e familia

Como ter uma vida equilibrada entre trabalho e família

Cada dia é mais comum vermos pessoas no local de trabalho se conectando com pessoas no mundo virtual, resolvendo problemas domésticos, fazendo atividades acadêmicas, fazendo compras online, resolvendo problemas pessoais por telefone, e, quando dá tempo, entre a resolução de um problema pessoal e outro, faz alguma coisa para empresa que paga seu salário e todos os seus benefícios. Você já viu esse filme? Isso talvez te lembre alguém.

Tenha uma vida equilibrada!

Pois é, infelizmente, muitas pessoas tem desperdiçado a oportunidade de estar presente de verdade no seu local de trabalho e fazer algo com excelência, buscando o estado da arte, de modo que a empresa pense logo em promovê-la, para não perdê-la de tão essencial que a pessoa se torna quando se entrega de verdade para fazer a diferença.

Às vezes a pessoa se doa tanto e quando falta muito pouco para chegar lá se decepciona e passa a ter um comportamento diferente do que tinha antes, já não entrega resultados como entregava antes, já não tem mais o mesmo brilho no olhar e passa a fazer as coisas por fazer.

Outros levam o serviço para casa e nunca estão de verdade com sua esposa, seu marido e seus filhos, estão em casa, mas a mente está em outro lugar, muitas vezes no trabalho ou nos planos para o futuro.

Outros ainda para piorar não conseguem sair do passado, sejam pelas conquistas que alcançaram, que ficam curtindo por anos sem pensar em se atualizar e evoluir, sejam pelas tragédias ou decepções que não conseguem se desprender, então, não conseguem viver o presente, nem programar o futuro, alguns até adoecem.

“Nenhum sucesso justifica o fracasso na família.”

Não podemos mudar o que nos aconteceu, mas podemos e devemos criar uma nova história, afinal, nem sempre podemos escolher a música que a vida toca, mas podemos escolher o jeito de dançar.

Em um diálogo, gostamos de falar, de expor nossas opiniões, sugestões, mas quando chega a hora de escutar… por vezes estamos em vários lugares menos ali com a pessoa que está falando conosco.

É muito comum hoje no meio de um diálogo alguém parar para enviar ou responder uma mensagem no celular, tirar foto para postar na rede social.

No trabalho, responder algo enquanto digita no computador, sem olhar para a pessoa que está perguntando, ou mesmo ficar pensando em várias coisas enquanto o outro está falando, muitas pessoas “viajam” no meio de uma conversa.

Dá para ver nos olhos que a pessoa não está presente, isso é deselegante, para não dizer horrível, precisamos fazer o exercício de silenciar nossos diálogos internos para escutar verdadeiramente o outro.

Que tal essa semana dizer adeus ao presenteísmo, que no dicionário informal quer dizer: (A presença física do funcionário no ambiente de trabalho não garante que ele esteja, de fato, presente na empresa.)

Uma boa sugestão de equilíbrio seria tentarmos a seguinte matemática:

  • 10% no PASSADO (de preferência, lembrando-se dos resultados, das experiências vivida, das coisas boas que nos fazem felizes)
  • 20 a 30% no FUTURO (planejando, estudando, montando estratégias para alcançar nossos objetivos)
  • 50 a 60% no PRESENTE (Fazendo o melhor quando estiver trabalhando. Se tiver que estudar, focar de verdade nos estudos. Em casa, curtir intensamente nossa família. Nos momentos de descontração e lazer, dar atenção de fato aos amigos e familiares).

Como ter uma vida equilibrada entre trabalho e familia

Como ter uma vida equilibrada entre trabalho e família

Acredito que depois de ler esse artigo você irá se preocupar em ter uma vida equilibrada. Valorize seus amigos e familiares, saiba separar as coisas sem trazer prejuízo para nenhum lado. Topa fazer essa experiência?

Até a próxima!

Janaína Lima – Coach de Carreira