Transforme Sonhos em Metas e realize mais em 2019

Transforme Sonhos em Metas

2019 está batendo na porta e muitas pessoas querem ter mais realizações seja no campo pessoal e/ou profissional. 

Mas algumas se sentem perdidas devido a tantos “nãos” e tantas frustrações ocorridas ao longo do ano.

Esse artigo foi criado para inspirar você a transformar SONHOS em METAS, com exemplos reais e práticos de quem há anos tem ajudado profissionais a serem sua melhor versão e a conquistarem resultados.

Quero ajudar a renovar sua fé em você, sua esperança que o melhor está por vir e para que você volte ao eixo e siga na direção certa para realizar mais e lamentar menos, combinado?

Temos uma tendência natural de lamentar o passado, a falta de resultados, mas isso não nos ajuda, o passado é útil quando olhamos para ele com gratidão, com resiliência ou quando encaramos ele como lição.

Se não atingimos nosso objetivo desejado, no mínimo sabemos o que não devemos fazer, porque já testamos e não deu certo, mas agora temos mais experiência no assunto.

Experiência está ligada a vivência, os acertos e erros nos trazem experiência que nos permitem evoluir e crescer em qualquer assunto.

Minhas sugestões para transformar Sonhos em Realidade são:

  1. Anotar em um papel, cada sonho, cada objetivo desejado;
  2. Identificar o que é pessoal e o que é profissional;
  3. Anotar as ações necessárias para realização de cada um desses sonhos (vide exemplo abaixo)
  4. Identificar o que é mais importante neste momento, buscando harmonia entre o lado pessoal e profissional;
  5. Entrar em ação com consistência;
  6. Visualizar claramente e definir como você vai comemorar sua vitória.

Acima utilizei o exemplo de alguém que está buscando recolocação profissional,  abaixo compartilho com alegria um aluno do Programa Recolocação Profissional 2.0 que seguiu esse passo a passo e que fez contato recentemente, me contando da sua vitória.

Não tem preço para mim a alegria que é ver um profissional que aplica o que ensino conquistando resultados!

Parabéns Léo e todos os demais que começaram ou que vão começar em breve um novo desafio! Nunca deixem de trabalhar sua empregabilidade, coloque todos os ensinamentos do Programa Recolocação Profissional 2.0 em ação!

Qual é o pulo do gato?

Para mim são 3 coisas:

  1. Clareza (Saber o que quer de verdade e o que é mais importante neste momento)
  2. Planejamento (Definir o que vai fazer)
  3. Data para as coisas acontecerem (Data / ações alinhadas).

Saber o que deseja de verdade, definir prioridades e não permitir desculpas para tomar ações.

Quem quer dá um jeito, quem não quer sempre terá uma desculpa, isso é fato!

Tudo na vida que vale a pena exige investimento, seja de tempo, de dinheiro e às vezes dos dois.

Quando falta algum dos dois exige criatividade, iniciativa, pensar for da caixinha, focar na solução em vez de focar no problema.

 

Porque algumas pessoas realizam pouco na minha opinião?

Justamente por focar mais no problema do que na solução e também por falta de prioridade.

Geralmente precisamos resolver muitos problemas e tentamos fazer isso ao mesmo tempo, mas é humanamente impossível ser bom em tudo e fazer com excelência mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Quando conseguimos fazer várias coisas elas tendem a sair do jeito que foi possível, não do melhor jeito possível.

O ponto mais importante na minha opinião é:

Fazer uma coisa de cada vez, sem se sentir culpado (a) de não estar indo tão bem em outro aspectos.

Exemplo:

Se o seu foco é um Novo Emprego ou uma Promoção no emprego atual, você não vai conseguir ser excelente em todos os períodos desejáveis do dia no papel de mãe, pai, marido ou esposa  todos os dias da semana.

Precisará canalizar foco e energia em alguns períodos do dia para tomar ações estratégicas que permitirão conquistar sua meta de curto ou médio prazo, mas no final todos usufruirão desse esforço extra e você voltará a ter mais tempo para os seus.

Ninguém consegue ser excelente em tudo o tempo todo, mas podemos buscar tempo de qualidade.

Não acredito muito em equilíbrio, a palavra por si só me passa algo desconfortável, busco sempre que possível harmonia entre as coisas que são importantes para mim.

Quando passo alguns dias muito focada no trabalho, com a vida pessoal de lado, compenso em outros dias me dedicando a cuidados pessoais comigo e atenção especial a família em alguns dias ou períodos, mas de fato, tem dias que estou mais presente para um lado do que para o outro e assim a vida está fluindo, sem peso, apenas com responsabilidades e metas, sem deixar de viver o presente e incluindo lazer e cuidados ao longo da semana, porque não viemos a esse mundo só para pagar contas.

Mas lembre-se: Planejamento é Tudo!

Todos os dias planeje seu dia, planeje as 3 coisas mais importantes para fazer no dia.

Tenha escrito seus sonhos, se possível faça uma carta neste final de ano, ano passado eu propus um desafio e muitas pessoas fizeram contato esse ano dizendo que realizaram muitas coisas em 2018 e que estão felizes com seus avanços.

Alguns não conquistaram tudo que escreveram, mas realizaram mais do que imaginavam ser possível, simplesmente porque passaram o ano de 2018 com metas na cabeça, com sonhos que viraram realidade, graças ao foco e a disciplina em fazer o que precisava ser feito.

Você já fez seu planejamento para 2019?

Faça sua cartinha também, mas lembre-se mais importante que os sonhos grandes, são as pequenas ações diárias com consistência, isso é o que mais transforma sonhos em realidade, ações, ações, ações, movimente-se diariamente na direção do seu objetivo, continue me acompanhando, quero o melhor para meus alunos, amigos e seguidores das minhas redes sociais e profissionais.

Vamos em frente, o melhor está por vir!

Quem não leu o artigo Planejamento de Sucesso para 2019 ainda, acesse o link e leia agora: https://recolocacaoprofissional.com/planejamento-de-sucesso-para-2019/

E continue acompanhando meu trabalho também nesses canais abaixo:

Blog;

Canal do Youtube;

Instagram;

Facebook.

Um forte abraço, Feliz Natal e um Próspero Ano!

Janaína Lima
Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!