Planejamento de Sucesso para 2019

Grata por acompanhar meu Blog, nesse artigo vou propor um desafio.

Um planejamento de sucesso para 2019

Quero você mais animado (a) e mais confiante que 2019 será um ano melhor que 2018, aprendi muitas coisas em 2018 como citei neste artigo das 10 lições aprendidas, mas sei que não foi fácil para quase ninguém.

Faço votos que seu novo ano seja feliz e próspero, com saúde e harmonia nas áreas importantes da sua vida. Sei que tudo isso começa na mente e no planejamento para o próximo ano.

Planejamento para 2019

Um ano só pode ser melhor quando nós nos tornamos pessoas melhores com nossos erros e acertos.
Quando deixamos nossa bagagem mais leve, com menos culpa, menos excessos materiais e emocionais e mais clareza, gratidão e foco na ação.

Se soubermos onde queremos chegar temos grandes chances de realizarmos, especialmente se os sonhos se transformarem em METAS com ações claras e com datas para realizar cada etapa, como citei neste artigo.

A criação dos 12 meses do ano não foi em vão, é um marco importante para começarmos novamente do jeito certo, com mais foco e energia. Eu quero te propor um exercício que tem me acompanhado há anos e que tem ajudado muitos clientes a realizarem mais com essa simples técnica.

Sugiro que inicialmente você se projete para o final de 2019

Sim, é isso mesmo que você está lendo, quero que se projete para o dia 31/12/2019, não interessa que dia está lendo esse texto.

 

Pegue um papel e uma caneta e escreva tudo que você terá conquistado e realizado em 2019.

Se quiser entrar mais ainda no clima, escreva essa carta para mim, não precisa enviar, apenas comece dizendo algo como:

——————————

“Oi Janaína, tudo bem?

Eu estou te escrevendo para te contar tudo que aconteceu de bom em 2019.


Quando eu li seu artigo achei engraçado, um pouco esquisito o exercício que você propôs, mas enfim, percebi que não tinha nada perder se fizesse e você não vai acreditar…

 “Eu consegui o emprego dos meus sonhos, já tem (…) meses que estou trabalhando em uma empresa muito boa, com um bom salário e ótimos benefícios, pude colocar meus filhos em melhores escolas, minha filho (a) está até estudando inglês, meu filho que adora futebol está em uma escolinha  profissional, consegui fazer uma viagem inesquecível com eles e já estamos programando as próximas, estamos muito felizes animados com as perspectivas do próximo ano.

Hoje eu ganho mais do que eu ganhava no meu último emprego, uma coisa que fez toda diferença é que sou um (a) profissional muito mais forte, tenho muito mais fé e entendi que nenhum problema dura para sempre.

Estou mais confiante, honrei minhas dívidas, continuo trabalhando minha empregabilidade, poupando mais e gastando menos do que eu ganho, minha vida voltou a prosperar, graças a Deus.

Voltei a estudar, consegui financiar ou quitar um imóvel.

Meu relacionamento está cada dia melhor, aprendi a gerenciar meu tempo, quando estou trabalhando sou o melhor profissional que posso ser e quando vou para casa, sou o melhor pai, mãe ou filho(a) que posso ser também!

Voltei a cuidar melhor da minha saúde, fiz uma bateria de exames está tudo ok! Voltei a fazer exercícios, aboli refrigerante da minha vida,  estou cuidando melhor da minha alimentação, tenho tomado mais sol no final do dia e feito mais exercícios.

Estou grato(a) por todo aprendizado deste ano, tive outras conquistas mas a carta está ficando longa, falaremos disso pessoalmente em nosso próximo encontro.”

————————

Enfim, acima eu citei algumas ideias para lhe inspirar, mas quero que escreva uma carta com suas palavras e com as realizações que pretende conquistar ao longo de 2019 ok?

Reveja essa carta toda semana e entre em ação todos os dias na direção desses sonhos.

Se em algum momento você se sentir sem rumo e sem orientação, utilize essa carta para resgatar suas forças e para entender porque vale a pena prosseguir.

Não deixe a vida te levar, tenha metas diárias e vá comemorando cada nova vitória, cada avanço na direção dos seus sonhos.

Se puder e quiser sugiro que transforme tudo em desenhos também, de forma lúdica, desenhe os seus sonhos realizados, pinte ou use figuras de revistas que representem seu próximo ano!

Transforme em um quadro dos sonhos e veja isso diariamente, saiba porque você acordou e saiba o que precisa ser feito. Isso tem um poder incrível! 

Assim que fizer essa carta com o Planejamento para 2019, responda para si mesmo:

1 – O que é possível colocar em prática imediatamente?

Seja marcar uma consulta, dar um telefonema ou procurar ajuda especializada.

2 – Crie um cronograma constando as coisas que são importantes para você realizar e as ações que você deve tomar, coloque data para cada ação. (Isso é muito importante, sem data nada acontece).

3 – Todo início de semana reveja o que você já fez e o que você precisa fazer ao longo da semana para avançar na direção dos seus objetivos.

4 – Inicialmente escolha 1 objetivo por vez, quem tenta fazer muita coisa ao mesmo tempo acaba não concluindo nada e se concluir, nunca será tão bom como se tivesse colocado energia em uma única coisa de cada vez.

Entenda…O ano só vai ser melhor se você PLANEJAR e EXECUTAR as ações necessárias para que ele se TRANSFORME no MELHOR ANO DA SUA VIDA.

Não viva de sonhos, VIVA de METAS

Tenha iniciativa e acabativa, essa última é tão ou mais importante quanto a primeira. Começou, termina!

Se fizer sentido para você esse planejamento para 2019, comenta aqui para eu saber se vai colocá-lo em ação, compartilhe em suas redes sociais com seus amigos e familiares.

Ficarei feliz se puder compartilhar comigo seus avanços.

Feliz Natal e um próspero e abençoado 2019

Janaína Lima

Coach e Mentora de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

  1. Isa Croesy disse:

    Não viva de sonhos, VIVA de METAS, tenha OBJETIVOS e entre em AÇÃO!
    Suas palavras tiveram um efeito positivo muito grande na minha vida em 2017.
    Cresci muito e aprendi muito com você!
    Já consigo sorrir dos meus erros e me permitir errar, pois não vejo mais como erro, mas, tentativas de acertos!
    Sou muito mais leve e feliz! Tenho um amigo, inseparável, as forças do Universo…nós nos amamos!
    Aprendi a me ver plena e a gostar do que vejo.
    Aprendi a ter iniciativa e acabativa! Projetar os próximos anos, os próximos sorrisos, as próximas alegrias.
    2017 trouxe algo que mudou toda a minha vida…trouxe você, Janaína Lima, muito sucesso e boas oportunidades na sua vida é o que desejo. Gratidão!
    Você me devolveu a visão!

    • Janaína Lima disse:

      Isa sua linda, gratidão, que presente ter você no nosso grupo de vencedores, você é luz é boa energia e todos percebem isso através das suas palavras e intervenções sempre buscando apoiar, ajudar e animar, que Deus, o Universo reserve o melhor para você, também sou grata por conhecê-la!

  2. Muito bom, Jana. Os pontos cruciais do texto ao meu ver foram: ter iniciativa e acabaria, e o perdão conosco e com aqueles que nos decepcionaram.
    Estou sempre em aprendizado com você, obrigada por ser uma profissional tão humana, se colocar em nossos lugares e nos impulsionar a direção certa.
    Uma ótimo acontecimento em 2017, foi te conhecer. Ontem ensinei minha sogra a otimizar o currículo dela. Fazendo uma análise, percebi que tive uma grande evolução e te agradeço por isso.
    Que 2018 traga muitas bênçãos para todos nós e quando as situações não forem as melhores, que isso nos fortaleça!
    Beijo grande, fique com Deus!

    • Janaína Lima disse:

      Que linda reflexão e que lindo feedback Catharine obrigada por se permitir e por me permitir te ajudar de alguma forma, saber que com o conhecimento adquirido está ajudando outras pessoas é bálsamo para mim! Parabéns, 2018 será um grande ano para todas nós!

  3. Ana Duarte disse:

    Adorei Janaína essa reflexão do ano de 2017, é será muito bom repensarmos e aproveitar tudo que foi bom no ano de 2017 para continuarmos em 2018 e uma dela será continuar trabalhando minha empregabilidade junto com vc é curso recolocação profissional 2.0, e uma delas ter mais foco e ação, faz toda diferença! Muito obrigada adorei o artigo!

    • Janaína Lima disse:

      Que bom que você gostou Ana, grata pelo feedback, conte comigo e com todos do grupo para te ajudar nesse objetivo de trabalhar a sua empregabilidade, juntos somos mais fortes, muito bom ter você conosco fazendo parte desse time de vencedores. Feliz e Abençoado 2018 para todos nós! Grande Abraço minha querida!

  4. Belo artigo Janaína! Muito boa as reflexões e todas as dicas que você passou para avançarmos em direção aos nossos objetivos.no Gratidão é fundamental, eu procuro ser grata por tudo de bom que me acontece e olhar o lado bom das coisas ruins porque serve como experiências. Planejamento é o ponta pé inicial para não ficarmos perdidos nos momentos delicados, assim como a iniciativa e acabativa também. De tudo que você escreveu nesse artigo eu concordo com a nossa amiga Isa, o que mais me tocou foi a frase…
    Não viva de sonhos, VIVA de METAS, tenha OBJETIVOS e entre em AÇÃO!
    Gratidão e um forte abraço!

    • Janaína Lima disse:

      Que bacana Zilda, fico muito feliz e grata pelo seu feedback e por ter você conosco, enriquecendo o nosso time de vencedores. Que bom que você gostou, que essa frase que mais te tocou seja o seu lema para 2018 e que seja um ano muito abençoado para todos nós. Grande Abraço minha querida!

  5. Hany disse:

    Força e luz! Vamos em frente! O plantio dá trabalho mas a colheita é saborosa!
    Feliz Natal e feliz 2018 a todos!
    Obrigado Janaína !

  6. Osangela disse:

    Parabéns Janaína, excelente artigo, belas palavras de entusiasmo e motivação!

  7. Clodoaldo disse:

    Jana… bom dia!… estou crescendo muito com as suas dicas e principalmente a auto- estima !. muito obrigado!.. que Deus continue te usando para ajudar mais pessoas nesse processo de recolocação profissional . Grande abraço!