Recolocação

10 Lições Aprendidas em 2018 – Janaína Lima

Lições Aprendidas em 2018

2018 foi um ano de muitos aprendizados. Em termos de resultados materiais, foi muito bom para alguns, razoáveis para outros e um ano extremamente desafiante e complicado para uma grande maioria.

Particularmente o que vejo de mais positivo em 2018 foram as lições aprendidas, essas foram as maiores riquezas que 2018 trouxe para mim, tanto no lado pessoal, quanto no profissional, tem coisas que aprendi vivendo e tem outras que foi acompanhando a vivência de outras pessoas.

Descobri coisas como:

  1. Trabalhar muito não é o que nos faz prosperar, trabalhar de forma inteligente sim!
  2. Desafios existem para serem vencidos não para nos derrubar ou nos paralisar;
  3. Tem coisas que a gente só aprende vivendo;
  4. Ótimas ideias e melhoria contínua só acontece quando estamos em movimento;
  5. Seguir a própria consciência e tentar fazer nosso melhor nos traz paz de espírito e nos motiva a deixar uma marca positiva nesse mundo!
  6. Tem críticas construtivas que são bênçãos em nossas vidas, por vezes faladas de maneiras inapropriadas por ignorância de quem fala, mas mesmo assim são bênçãos quando nós estamos preparados para interpretá-las de modo assertivo e entendendo que no final das contas o objetivo era nosso bem!
  7. Tem críticas destrutivas que são uma forma de ferir o outro devido às frustrações internas que não estão sendo bem elaboradas, seja por carência ou por inabilidade em lidar com a própria frustração, pessoas assim preferem transferir a culpa da falta de resultados para os outros. (O papel de vítima é mais confortável do que o papel de agente de mudança, precisamos ter sabedoria para separar o joio do trigo e entender o que de fato é nosso e o que de fato é apenas uma inabilidade emocional do outro).
  8. A falta de resultados pode aumentar as brigas e os desentendimentos familiares, se a família não resgatar a fé, o amor e instalar o perdão como mecanismo de sustentação diária, ela se rompe! (Nos primeiros sinais de desentendimentos lembrar que as pessoas que convivemos fazem parte da nossa evolução e que são humanas e falhas como nós, aumenta nossa resiliência e nossa paciência, e a cada superação vencida, onde impera a reflexão e o desejo de melhoria, os relacionamentos se fortificam em vez de se romperem, mas isso só acontece quando existe diálogo e reflexão dos pontos que precisam ser melhorados nos dois lados.)
  9. Aprendi que quanto mais eu agradeço, mais bençãos eu recebo!
  10. Aprendi que existe um tempo para tudo, tem coisas que demoram mais tempo para acontecer porque precisamos estar preparados para receber e também porque demandam planejamento e ações alinhadas ao que dizemos desejar! 

2018 teve muito mais aprendizados, mas citei alguns para lhe inspirar e quem sabe algumas dessas lições também façam sentido para você…Conta para mim nos comentários!

Agora que compartilhei minhas lições, sugiro que reflita e escreva em um papel

Quais foram suas maiores lições?

Porque valeu 2018 para você?

Quais foram seus maiores erros em 2018?

Pense nisso de modo positivo, porque aprendemos muito com nossos erros, essa reflexão nos ajuda a não os cometer novamente.

Quais foram seus melhores acertos em 2018?

O que vale a pena deixar em 2018 para começar o novo ano como uma nova pessoa, como um novo profissional?

O que vale a pena levar para 2019?

O próximo ano só pode ser melhor se considerarmos as lições aprendidas deste ano.

Penso que “Sucesso” não é medido apenas por ter alcançado o resultado “X” ou “Y”.

Às vezes o crescimento, o amadurecimento conquistado por ter aprendido lições importantes na vida pessoal e na vida profissional podem ser a base para um sucesso mais sólido do que simplesmente ter alcançado 1 das suas principais metas em 2018.

O aprendizado e o amadurecimento pessoal, profissional e espiritual são nossos maiores tesouros.

Se você cresceu nesses aspectos você teve sucesso em 2018. Se esse sucesso foi materializado, ótimo, meus parabéns para você!

Se esse sucesso não foi materializado ainda, prepare-se que 2019 vai te surpreender se ele te encontrar em ação, lutando para conquistar com seus objetivos, com todo aprendizado dos acertos e erros anteriores!

Mas lembre-se de despertar todos os dias com uma visão clara de que é merecedor e que já conseguiu o que deseja!

Comece o dia agradecendo pelo que está a caminho!

Esteja aberto para ver as oportunidades e para agradecer por cada benção recebida!

Gratidão atrai mais do mesmo!

Visualize seu êxito em sua mente, tudo nasce primeiro na mente, só depois se materializa!

Mas é importante lembrar que acompanhado da projeção e da gratidão devemos ser consistentes e realistas.

As coisas de fato acontecem quando estamos em movimento, no caso do emprego, acontece quando estamos trabalhando bem nossa empregabilidade.

Encontre motivo em suas ações, siga um método, tem pessoas que já alcançaram o que você deseja, pare de perder tempo e siga esse método também, com foco e fé que vai dar certo para você também!

Veja os problemas como simples desafios.

É sempre melhor buscar alternativas e soluções olhando cada situação difícil como uma oportunidade para crescer.

 

“O requisito do êxito é a prontidão nas decisões.”

– Francis Bacon (1561-1626) filósofo e estadista britânico.

 

Grata pela sua leitura e atenção, pela parceria em 2018, por você acompanhar meu trabalho pelo YouTube (Se não está inscrito em meu canal ainda, clique aqui agora! Pare de perder tempo!)

Grata por acompanhar meu trabalho no Instagram: https://www.instagram.com/janainalima_rp20/

No Facebook: https://www.facebook.com/recolocacaoprofissional20/

E sou mais grata ainda por todos os alunos do Programa Recolocação Profissional 2.0, que 2018 tenha sido um ano bem-sucedido para você em termos materiais e especialmente de aprendizados.

Siga fazendo seu melhor e conte comigo na jornada em 2019 para crescer e aprender cada vez mais!

Se você não conhece meu trabalho ainda e quer saber mais sobre o Programa Recolocação Profissional 2.0. Clique aqui agora e participe do Workshop Novo Emprego ou veja minhas soluções disponíveis no site: http://janainalima.com.br

Um forte abraço,

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!