Como fazer um vídeo currículo, vantagens e cuidados

Provavelmente você já ouviu falar ou pensou em: Como fazer um vídeo currículo, certo?

O mercado está mudando e a forma de selecionar os candidatos também, você precisa ficar atento a isso, seja você um recrutador ou um profissional buscando um novo emprego.

Precisamos ficar presentes para essa nova realidade, antigamente quem solicitava esse tipo de material era o pessoal do Marketing ou profissionais das áreas Criativas, mas isso tem ganhado espaço no Campo da Engenharia, Administração, entre outros.

Como fazer um vídeo currículo. Quais são as vantagens para o profissional que está buscando recolocação ter um bom vídeo currículo?

  • Obriga você a ser mais objetivo e assertivo;
  • Revela iniciativa e explora sua melhor versão em poucos minutos;
  • Você poderá usar esse video curriculo no resumo do seu Linkedin, poderá colocar um link do seu vídeo currículo no seu currículo tradicional.
  • Poderá usar o vídeo currículo para se apresentar (mesmo que não seja solicitado), como se fosse uma carta ou um Email de apresentação (quando tiver uma vaga em aberto)

Outra situação seria: Quando desejar pedir autorização para enviar seu currículo, poderá usar esse recurso para gerar mais valor à sua apresentação inicial.

Quais são as vantagens para as empresas e para os Recrutadores?

Para as empresas:

  • A chance de conhecer melhor o futuro profissional, sua habilidade de se expressar, sua comunicação visual em poucos minutos;
  • Avaliar a iniciativa de fazer algo que com certeza tira o profissional da sua zona de conforto;
  • Criar conexão e empatia com o candidato antes de conhecê-lo;
  • Facilitar a decisão de quem deve continuar avançando no processo de seleção baseado no currículo tradicional e na comunicação em vídeo;
  • Ganho de tempo e maiores chances de serem assertivos na escolha dos melhores candidatos.

Riscos dessa abordagem:

  • Existe o risco de um excelente profissional não conseguir ir muito bem no currículo em vídeo, isso não significa que não seria um excelente funcionário.

Fatores que podem mitigar isso para a empresa:

  • Se gostou do currículo virtual ou em papel e ficou em dúvidas sobre o vídeo, convide para uma entrevista pessoalmente para tirar suas conclusões, às vezes a timidez e a falta de experiência com esses novos recursos podem atrapalhar a performance do candidato.
  • Utilize outros recursos para avaliar o profissional, testes, entrevista por competência, vale a pena investir em um teste de perfil comportamental, especialmente o DISC, precisando de uma analista DISC, estou à disposição para ajudar, basta fazer contato.

Como fazer um vídeo currículo. Fatores que podem mitigar os riscos de não dar certo, no caso dos candidatos

  • Treine bem antes de divulgar, não deixe de fazer isso por medo, basta treinar, seguir as orientações e fazer o seu melhor.
  • Tenha preocupação com o objetivo do vídeo, com o tempo, com a sua apresentação pessoal que dará tudo certo!

O que você precisa para fazer um bom vídeo currículo?

  1. Primeiro saber exatamente qual é o objetivo do vídeo, exemplo:
  • Atender a um pedido da empresa de interesse: Nesse caso você vai precisar seguir as recomendações do recrutador, alguns definem claramente o tempo que você tem para gravar o vídeo, as perguntas que eles desejam saber e querem que você explore nesses minutos definidos. (Você pode e deve ver o vídeo anexo a esse artigo, lá eu cito algumas perguntas que algumas empresas estão utilizando, aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e ver os antigos e novos vídeos sobre recolocação e empregabilidade)

 

  1. Fazer um vídeo de apresentação para ser utilizado em diversas situações, como citei mais acima, poderá usar o link do vídeo no currículo, no Linkedin, em e-mail, onde quiser. Nessa segunda situação, sugiro que:
  • Apresente-se, fale seu nome, formação, de onde você é, sua experiência profissional, idiomas e softwares que domina, deixe claro os cargos do seu interesse e se for verdade informe que está aberto a mudança de cidade ou estado, se for necessário, tudo isso em no máximo 3 minutos, se conseguir em menos tempo melhor ainda.

O que é necessário para ser assertivo no vídeo que eu vou gravar?

  • É necessário primeiro treinar várias vezes a sua fala, pode ser em frente ao espelho, depois gravando o áudio e na sequência, gravando no celular e vendo como vai ficando cada vez melhor, utilize um cronômetro para ficar atento quanto ao tempo gasto, vá melhorando esse tempo.
  • Se preocupar com sua postura;
  • Quando for para gravar valendo mesmo, se preocupe em estar bem vestido, com cabelo arrumado, se for mulher (com uma leve maquiagem ressaltando sua beleza);
  • Se preocupe com o fundo que vai aparecer na filmagem, quanto mais neutro melhor;
  • A qualidade da câmera que vai gravar é importante, veja o que é melhor: a câmera do celular ou do notebook, eu particularmente gosto de uma câmera externa chamada (Logitech), tem bom custo-benefício e é de alta qualidade, mas use o que for possível ou peça ajuda a algum amigo que tenha uma boa câmera.
  • Depois, se quiser pode subir esse vídeo no youtube, quem sabe você não se anima e grava outros vídeos sobre sua área de atuação e pega gosto por isso…rs não é obrigado, mas porque não?

Tenho um aluno do meu Programa Recolocação Profissional 2.0 que gostou tanto dessa ideia que gravou um vídeo curto para cada experiência e colocou no LinkedIn, nem preciso dizer que ele já está trabalhando, (o mundo é dos ousados).

Bom, esse artigo foi para te inspirar e te motivar a fazer o seu video curriculo, espero que tenha ajudado, que você veja o vídeo abaixo e que me conte em breve com foi essa experiência para você, especialmente que me avise assim que conquistar um novo emprego….ok?

Vamos em frente, curta minha página no Facebook, clicando aqui;

Inscreva-se no meu canal do YouTube, clicando aqui

E me acompanhe no instagram, clicando aqui

Um forte abraço,

Janaína Lima ????

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.

Gostou desse artigo? Comente, deixe eu saber o que você achou, acredito que também vai gostar desse novo Recurso do Google para quem busca um novo emprego.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!