Vídeo currículo para diferentes situações

Para fazer um vídeo currículo …

Primeiro  é importante ter clareza e saber exatamente qual é o objetivo do vídeo, exemplo:

Atender a solicitação de uma empresa que tem a intenção de lhe contratar:

  • Nesse caso você vai precisar seguir as recomendações do recrutador, alguns definem claramente o tempo que você tem para gravar o vídeo;
  • Informar quais são as informações que eles desejam saber;
  • Definem o tempo que você tem para gravar o vídeo.

No vídeo anexo a esse artigo, cito algumas perguntas que tem sido utilizadas usualmente.

Fazer um vídeo de apresentação para ser utilizado em diversas situações…

Você poderá inserir o seu vídeo currículo no corpo do e-mail quando for enviar seu currículo tradicional, no resumo do seu Linkedin, onde achar pertinente.

  • É importante que se apresente, fale seu nome, formação, de onde você é, sua experiência profissional, idiomas e softwares que domina.
  • Pode deixar claro os cargos do seu interesse e (se for verdade), informe que está aberto a mudança de cidade ou estado  se  necessário, tudo isso em no máximo 3 minutos, se conseguir em menos tempo melhor ainda.

O que é necessário para ser assertivo no vídeo currículo?

  • É necessário primeiro treinar várias vezes a sua fala, pode ser em frente ao espelho, depois gravando o áudio e na sequência, gravando no celular e vendo como vai ficando cada vez melhor, utilize um cronômetro para ficar atento quanto ao tempo gasto, vá melhorando esse tempo.
  • Se preocupe com sua postura e com a energia da sua fala;
  • Quando for para gravação final, se preocupe em estar bem vestido, com cabelo arrumado, se for mulher (com uma leve maquiagem ressaltando sua beleza);
  • Se preocupe com o fundo que vai aparecer na filmagem, quanto mais neutro melhor;
  • A qualidade da câmera que vai gravar é importante, veja o que é melhor: a câmera do celular ou do notebook, eu particularmente gosto de uma câmera externa chamada (Logitech), tem bom custo-benefício e é de alta qualidade, mas use o que for possível ou peça ajuda a algum amigo que tenha uma boa câmera ou um bom celular.
  • Depois, se quiser pode subir esse vídeo no youtube, quem sabe você não se anima e grava outros vídeos sobre sua área de atuação e pega gosto por isso… (não é obrigado, mas porque não?)

Tenho um aluno do meu Programa Recolocação Profissional 2.0 que gostou tanto dessa ideia que gravou um vídeo curto para cada experiência e colocou no LinkedIn, nem preciso dizer que ele já está trabalhando, (o mundo é dos ousados).

Bom, esse artigo foi para te inspirar e te motivar a fazer o seu vídeo currículo, espero que tenha ajudado, que você veja o vídeo abaixo e que me conte em breve com foi essa experiência para você, especialmente que me avise assim que conquistar um novo emprego….ok?

Importante:

Inscreva-se no meu canal do YouTube, clicando aqui

E me acompanhe no instagram, clicando aqui

Se você está Buscando um Novo Emprego venha fazer parte do meu Programa Avançado Recolocação Profissional 2.0, lá tem tudo que você precisa para alavancar sua carreira e conquistar seu novo emprego.

Para saber mais participe do Workshop Novo Emprego, um evento 100% online e gratuito, vou gerar muito valor e você vai poder conhecer o trabalho que venho realizando no Programa RP2.0 para se inscrever clique aqui

Um forte abraço,

Janaína Lima 

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!