8 Dicas para Conseguir um Emprego Temporário!

Emprego temporário é uma ótima oportunidade para mostrar seu potencial, aprender novas atividades, conhecer novas pessoas e segmentos.

Nosso calendário é recheado de datas comemorativas que movimentam a economia do nosso País.

Uma vez decidido conquistar um emprego temporário ou por tempo indeterminado, o ideal é que você comunique isso para o maior número possível de pessoas, não fique com vergonha de revelar que está disponível para novos desafios.

Quem tem vergonha de fazer isso, pode acabar mais tempo fora do mercado de trabalho.

Então, aqui vão 8 Dicas para Conseguir um Emprego Temporário…

  1. Atualize-se, estude o mercado e ofereça seu conhecimento, seu tempo, seus serviços ou aprenda a fazer o mercado encontrar você!
  2. Fale diretamente com algumas pessoas – deixe claro que está disponível para empregos temporários ou por tempo indeterminado, deixe claro para potenciais empregadores que está disponível e que eles podem contar com você se precisarem!
  3. Use as redes sociais para divulgar sua disponibilidade, se não quiser se expor no LinkedIn (o que não vejo problemas), pode usar o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, os grupos em geral.
  4. Entre em contato com algumas empresas/lojas que acredita que possam precisar de profissionais temporários, alguns lugares tem até placas informando que tem vagas, outros anunciam na internet.
  5. Fique atento ao setor hoteleiro e ao Comércio, dependendo do período do ano esses setores contratam muitos profissionais.
  6. Pesquise no site vagas.com.br oportunidades no seu perfil, clique neste link: https://www.vagas.com.br/vagas-de-temporario utilize os filtros para fazer buscas mais assertivas.
  7. Acesse o Google e escreva: Vagas Temporário selecione local, data de publicação e aplique-se a vagas que são mais perto dos seus interesses.
  8. Utilize o Google Jobs como pode ver na imagem abaixo e ative alertas por e-mail para a pesquisa.

 

 

Dica Extra: Tenha clareza do que gosta de fazer!

  • Pessoas mais comunicativas, que gostam de agito e movimento podem se dar muito bem na área de vendas e atendimento ao cliente.
  • Pessoas mais tímidas, mais introvertidas podem buscar algo mais administrativo ou mais operacional.
  • Se gosta de trabalhar com números, pode procurar por vagas  que envolva atenção, organização, dinheiro.
  • Se entende de informática, pode procurar lojas e empresas desse segmento.

O importante é conhecer suas habilidades e usar sua força de vontade, seus conhecimentos, contatos e experiências para conquistar uma boa vaga.

Claro que algumas oportunidades necessitam de um perfil específico ou no mínimo, com uma certa experiência. Por isso, buscar algo que combine com seu estilo e/ou experiência pode fazer a diferença.

E quanto ao currículo?

O ideal é que você elabore um currículo específico para este momento, com informações diretas e objetivas.

Quando o assunto for emprego temporário trabalhe com 1 ou no máximo duas páginas de currículo.

Importante:

Não tenha vergonha de perguntar se estão contratando, de informar que está disponível e motivado por um emprego seja ele temporário ou por tempo indeterminado.

Cuide bem do seu visual, a aparência contará na hora que você se apresentar para uma vaga ou se oferecer para um trabalho, mantenha cabelos e unhas em dia, roupas e sapatos limpos e revelando zelo em todos os sentidos.

Fique atento às oportunidades, especialmente às redes sociais das empresas em que gostaria de conseguir uma vaga, busque alternativas!

  • Comece dando uma volta na vizinhança, circule pelo bairro, vá a shoppings e centros comerciais próximos.
  • Saia de casa, faça as buscas que tiver que fazer no computador e vá para rua, veja pessoas, fale com pessoas, mantenha o “radar” ligado e atento às oportunidades.

Mas o que fazer enquanto não conquista um Emprego Temporário? Aqui vão sugestões empreendedoras:

  • Tem pessoas que adoram fotografar, tem até cursos e boas máquinas, podem monetizar esse hobby, fotografando grávidas, aniversários infantis,  fazendo ensaios, tirando fotos profissionais para redes sociais, para cartões de visita.
  • Tem pessoas que adoram cozinhar: Alguns são excelentes churrasqueiros, Boleiros, outros podem se oferecer para preparar jantares ou almoço personalizados na casa do cliente.
  • Tem pessoas que adoram artesanatos em geral, crie uma página do Instagram e no Facebook e divulgue seu trabalho com os amigos e pessoas que gostam de artesanatos. (Aprenda a usar melhor as redes sociais a seu favor).
  • Tem gente que adora animais e podem cuidar enquanto os donos viajam, pode combinar de enviar vídeos e fotos para os donos ficarem tranquilos.
  • Se gosta de crianças e tem habilidades e amor para dar e vender, porque não cuidar de bebês da vizinhança enquanto as mulheres que estavam de licença maternidade precisam voltar ao trabalho;
  • Você pode vender camisetas temáticas; canecas personalizadas, etc…
  • Muitos profissionais tem trabalhado como UBER ou outro aplicativo de transporte de passageiros, enfim, são ideias de uma profissional empreendedora que acredita que quando a mente está aberta as ideias aparecem e podem ser um belo plano B, tem mais…
  • Em época de Páscoa, aprenda a fazer ovo de páscoa, cestas personalizadas;
  • Em época de Natal você pode saber ou aprender a fazer panetones, cartões de natal, enfeites natalinos, toalhas natalinas, pratos típicos.

Espero que esse artigo tenha dado ideias legais para você.

Se você está buscando um Novo Emprego e quer aprender técnicas avançadas sobre entrevista, currículo, Linkedin e principais fontes de vagas, vai gostar de saber sobre o Programa Recolocação Profissional 2.0, mas antes quero compartilhar conteúdos de valor de forma gratuita no Workshop Novo emprego, caso você ainda não seja meu aluno(a).

Para participar, basta se inscrever no link abaixo, prometo que vai valer a pena!

Clique aqui para garantir sua vaga, a participação é online e gratuita: 

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.

PS1: No canto superior direito do Blog tem as minhas redes sociais, clique nos ícones.

PS2: Conseguindo uma entrevista para um emprego fixo ou temporário, dá uma olhada neste artigo para ser ainda mais assertivo

#23 Perguntas e Respostas numa Entrevista de Emprego [Artigo com Vídeo!]

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Filipe Barral disse:

    Fiquei muito feliz que minha dúvida tenha te inspirado, gerando esse artigo com tantas sugestões. Espero que esse insight possa trazer oportunidades para muitas pessoas!
    Você realmente entrega muito mais do que promete!
    Gratidão.