7 perguntas e respostas de entrevista de emprego

Perguntas e Respostas de entrevista de Emprego

A entrevista de emprego é o primeiro passo na direção do seu novo emprego, mas muitos profissionais perdem  oportunidades por não estarem preparados.

Pensando nisso, o artigo de hoje vem recheado de dicas de algumas fases dos processos seletivos, sugestões de como responder 7 perguntas que podem ser feitas numa entrevista de emprego.

Se você está chegando agora no meu Blog, eu sou a Janaína Lima, Mentora e Coach de Recolocação Profissional, criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0! Caso queira acompanhar mais do meu trabalho clique aqui.

Ao se candidatar para uma vaga você deve estar preparado para um contato, seja por telefone ou mensagem eletrônica.

Prepare-se para perguntas desse tipo:

1 — Quanto tempo você está disponível no mercado?

2 — Qual foi seu último salário?

3 — Qual é a sua pretensão salarial

4 — Qual cargo ou posições você está buscando?

5 — O que é mais importante para você em um trabalho?

6 — Por que deveríamos escolher você para essa vaga?

7 — Prepare-se para dizer quais são seus pontos fortes e seus pontos de melhoria?

Fases dos processos seletivos:

Triagem

É comum os recrutadores realizarem triagens por telefone antes de agendarem uma entrevista de emprego pessoalmente ou por telefone, para não correr o risco de perder o tempo deles e o seu.
É uma espécie de peneira, para selecionar os melhores candidatos.
A entrevista de triagem costuma ser rápida e a ligação acontece geralmente de surpresa.

Entrevista por telefone

Essa é uma entrevista muito comum e você deve estar preparado para receber uma ligação, após se aplicar a uma vaga, tem um artigo sobre esse tema aqui no blog.

Confirmação e coleta de informações

É uma entrevista um pouco mais longa, o recrutador tem a intenção de validar algumas informações que constam no seu currículo e perguntar outras que não estão escritas, porém, são importantes para você seguir avançando nas próximas etapas do processo seletivo. A ligação pode ser de surpresa ou agendada.

O que fazer quando não é possível dar atenção ao Recrutador na hora que ele liga?

Se não puder falar com o entrevistador, seja porque não está em um lugar barulhento, ou numa consulta médica, ou simplesmente porque está em horário de trabalho, você pode ser verdadeiro. (Diga se for verdade, que deseja saber mais sobre a vaga, mas nesse exato momento não consegue dar a atenção necessária, (explique o motivo), pergunte se pode falar com a pessoa em outro horário que estará disponível.

Importante:

O como você fala é mais importante do que simplesmente falar o que escrevi acima, use sua empatia e simpatia, para tornar esse pedido educado e gentil, para o recrutador não pensar que você não tem interesse ok?

Prepare-se para revelar sua melhor versão na entrevista de emprego

  • Sugiro que uns 10 ou 20 minutos antes do horário agendado para entrevista, comece a preparar o ambiente.
  • Se estiver em casa, escolha um local silencioso e sem distrações;
  • Se estiver no trabalho, 10 minutos antes se possível vá para uma sala de reunião ou um local mais reservado possível, onde não será interrompido;
  • Leve as anotações que preparou para a entrevista, se possível tenha um copo ou uma garrafa de água, é normal sentir sede depois de um tempo de conversa.

Caso tenha marcado a entrevista por telefone fixo, desligue o celular assim que a entrevista começar.

Respire fundo, confie que você é o melhor candidato para está vaga.

Gostou desse artigo com vídeo? Tomou nota das perguntas importantes? Compartilhe com seus amigos e siga-me nas redes sociais, estou sempre gerando valor para quem busca um novo emprego, com conteúdos exclusivos em cada rede social. clique aqui.

Você está fora do mercado de trabalho e quer voltar o mais rápido possível?

Ou você está trabalhando, mas está infeliz e pretende mudar de emprego?

Se você respondeu SIM, te convido a clicar nesse link e descobra como eu posso te ajudar.

Janaína Lima

Veja também o artigo: Como se vestir para uma entrevista de emprego

 

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.000 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!