Vídeo currículo para diferentes situações
Vídeo currículo para diferentes situações, saiba quando usar e como fazer o melhor vídeo currículo da sua carreira.
Vídeo currículo para diferentes situações
É importante ter clareza e saber exatamente qual é o objetivo do vídeo, exemplo:
Opção 1 – Atender a solicitação de uma empresa que tem a intenção de lhe contratar:
- Nesse caso você vai precisar seguir as recomendações do recrutador, alguns definem o tempo que você tem para gravar o vídeo;
- Informam quais são as informações que eles desejam saber.
No vídeo abaixo, cito algumas perguntas que tem sido utilizadas usualmente.
Opção 2 – Fazer um vídeo de apresentação para ser utilizado em diversas situações
Você poderá inserir o seu vídeo currículo no corpo do e-mail quando for enviar seu currículo tradicional, no resumo do seu LinkedIn, onde achar pertinente.
- É importante que se apresente, fale seu nome, formação, de onde você é, sua experiência profissional, idiomas e “softwares” que domina.
- Pode deixar claro os cargos do seu interesse e (se for verdade), informe que está aberto a mudança de cidade ou estado se necessário, tudo isso em no máximo 3 minutos, se conseguir em menos tempo melhor ainda.
O que é necessário para ser assertivo no vídeo currículo?
- É necessário primeiro treinar várias vezes a sua fala, pode ser em frente ao espelho, depois gravando o áudio e na sequência, gravando no celular e percebendo como vai ficando cada vez melhor, utilize um cronômetro para ficar atento quanto ao tempo gasto, vá melhorando esse tempo.
- Se preocupe com sua postura e com a energia da sua fala;
- Quando for fazer a gravação final do seu vídeo currículo, se preocupe em estar bem-vestido, com cabelo arrumado, se for mulher (com uma leve maquiagem ressaltando sua beleza);
- Se preocupe com o fundo que vai aparecer na filmagem, quanto mais neutro melhor;
- A qualidade da câmera que vai gravar é importante, veja o que é melhor: a câmera do celular ou do notebook, particularmente gosto de uma câmera externa chamada (Logitech), tem bom custo-benefício e é de alta qualidade, mas use o que for possível ou peça ajuda a algum amigo que tenha uma boa câmera ou um bom celular.
- Depois, se quiser, pode subir esse vídeo no YouTube, quem sabe você não se anima e grava outros vídeos sobre sua área de atuação e pega gosto por isso… (não é obrigado, mas, porque não?)
Tenho um aluno do meu Programa Recolocação Profissional 2.0 que gostou tanto dessa ideia que gravou um vídeo curto para cada experiência e colocou no LinkedIn, nem preciso dizer que ele já está trabalhando, (o mundo é dos ousados).
Esse artigo foi para te inspirar e te motivar a fazer o seu vídeo currículo, espero que tenha ajudado, mas saiba que tenho um artigo completo, sobre Vídeo Currículo, benefícios, vantagens e cuidados nesse link.
Importante:
Inscreva-se no meu canal do YouTube, para mais dicas e estratégias sobre Recolocação Profissional e Empregabilidade clicando aqui
E me acompanhe no Instagram, clicando aqui
Assine minha newsletter gratuita para receber novos conteúdos semanalmente: https://janainalima.com.br/assine
Se você está Buscando um Novo Emprego venha fazer parte do meu Programa Avançado Recolocação Profissional 2.0, lá tem tudo que você precisa para alavancar sua carreira e conquistar seu novo emprego 5x mais rápido do que se estivesse tentando sozinho por acertos e erros.
Para saber mais acesse: https://janainalima.com.br/programa-completo
Um forte abraço,
Janaína Lima
Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.
Seja o primeiro a comentar!