Como fazer um bom currículo em 7 Passos

Tudo que precisa saber para otimizar seu currículo para ser chamado para entrevista de emprego. Existem 7 passos fundamentais para ter um currículo vencedor. O passo 3 é um dos mais importantes, além dos contatos atualizados.

No Artigo de hoje vamos falar sobre como fazer um bom currículo em 7 passos.

Passo Nº 1 – No início do currículo

Destaque seu nome, coloque apenas o bairro, cidade e estado, não precisa do endereço completo nesse primeiro momento por questão de segurança.

Não sabemos nas mãos de quem seu currículo vai chegar, quem desejar saber mais, vai ligar para você e poderá receber mais informações.

Insira um telefone celular e se possível um fixo para contato, nessa primeira parte do currículo também é importante o endereço do seu e-mail, e url do Linkedin se tiver cadastro nessa rede profissional.

Se o cargo de interesse envolve saber dirigir, pode colocar também a categoria da CNH.

Importante: Não escreva com letras maiúsculas, é feio e parece que você está gritando, utilize fontes e tamanhos tradicionais, tamanho 12 por exemplo e pode ser: Arial ou Calibre.

Passo Nº 2 – Coloque seu objetivo profissional

Esse item é importante, não ignore, assim que inseri seus dados pessoais citados no passo 1, informe qual é o cargo/função que está se candidatando a vaga.

Ex: Gerente de ……. | Analista de ……. | Supervisor …..


Passo Nº 3 – Faça um Resumo Profissional

Seu próximo passo é fazer um resumo profissional que desperte o interesse do recrutador ou gestor da vaga de querer saber mais sobre você.

Insira quantos anos de experiência você tem na sua área de atuação, se for mais de 10 anos, pode dizer, Mais de 10 anos de experiência no segmento de (….), insira sua formação, seus principais resultados, competências e habilidades.

Inclua seus diferenciais, faça algo curto, porém, interessante.

Você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção do recrutador e despertar o interesse dele agendar uma entrevista com você.

Importante: Gaste um tempo elaborando esse resumo, se necessário modele outras pessoas que tem a mesma experiência, mas só modele os que estiverem com o perfil melhor que o seu. Muitos profissionais não estão preocupados com esse detalhe que pode fazer toda diferença, com isso, muitos estão ficando para trás, faça diferente, seja diferente.

Passo Nº 4 – Insira um Campo chamado: Formação Acadêmica

 Ou se for o caso: Formação Técnica ou Formação Escolar (Se for nível fundamental ou médio).

Coloque sempre as mais recentes em primeiro lugar. Exemplos:

  • MBA em Gestão de Projetos – Instituição e ano
  • Bacharel em …….. – Instituição e ano
  • Técnico de ……. – Instituição e ano

Outros exemplos:

  • Inspetor de Solda Nível II – Instituição e ano
  • Ensino Médio Completo – Instituição e ano

Passo Nº 5 – Experiência Profissional 

Sempre comece pelos empregos mais recentes, informe o período, Empresa, Função e as principais atividades desenvolvidas em cada empresa.

  • Insira os resultados alcançados nesses empregos e as principais atividades realizadas, especialmente aquelas mais alinhadas com o perfil da vaga que você vai enviar o seu currículo.
  • Não precisa colocar todas as experiências se você passou por muitas empresas, insira umas 5 empresas no máximo, apenas o suficiente para revelar que tem experiência e potencial para a vaga.
  • Deixe para colocar todas as experiências no seu perfil do Linkedin, evite ter mais que 2 páginas de currículo.

Passo Nº 6 – Cursos & Capacitações

Nesse campo você vai inserir seus principais cursos e capacitações relacionadas ao cargo de interesse, sempre em ordem de relevância ou os mais atuais.

Passo Nº 7 – Idiomas e Informática

Você também pode inserir os cursos de idiomas e de informática que tem conhecimento.

Informe sua proficiência em cada um deles. (Básico, Intermediário, Avançado ou Fluente no caso dos idiomas).

Informe os softwares que domina, ex: SAP, Datamace, Primavera, Autocad, Excel avançado, etc. se não domina nada disso ignore essa parte!

E já que estamos falando de currículo, eu não posso deixar de te avisar que tenho dois cursos que trabalho forte essa questão do currículo.

O primeiro e mais acessível a qualquer pessoa que deseja investir na sua carreira é o Curso Currículo Vencedor Passo a Passo. Esse que a Maísa adquiriu e conseguiu um novo emprego em menos de 2 meses, mesmo durante a Pandemia do Coronavírus, como pode ver na imagem abaixo.

E se quiser uma solução mais completa que envolva:

Currículo, Linkedin, Entrevista de Emprego, aulas ao vivo, módulo de vagas, ferramentas de coaching e mentoria e muito mais, venha conhecer o Programa Recolocação Profissional 2.0, ou

Participe de uma aula especial, 100% online e gratuita e aprenda a conquistar um NOVO Emprego até 5x mais rápido, mesmo nesse momento tão desafiante [Vagas limitadas]

Clique aqui para se inscrever!

Siga-me nas Redes Sociais:

Telegram clicando aqui.

Canal do YouTube clicando aqui.

Instagram clicando aqui

Um abraço virtual, com votos de saúde e sucesso!

Janaína Lima
Mentora | Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!