Como fazer um bom currículo em 7 Passos

Vamos fazer um bom currículo em 7 passos?

Mas antes preciso dizer algo: Infelizmente é muito comum só pensarmos em atualizar o nosso currículo quando ficamos desempregados, preciso te informar que isso é um grande erro. Se você faz parte do mercado tradicional, fique atento para criar novos hábitos, seu currículo é o seu principal cartão de visita, é o seu portfólio profissional e deve ser atualizado periodicamente para que não perca oportunidades e para não esquecer de citar sobre seus avanços na carreira.

Atualize seu currículo todas as vezes em que:

  • Fizer um novo curso;
  • Receber uma promoção;
  • Assumir novas responsabilidades;
  • Terminar projetos importantes;
  • Aprender um novo idioma, um novo software;
  • Começar ou terminar um curso extracurricular, de graduação ou especialização;
  • Quando estiver buscando um Novo Emprego.

Como elaborar um currículo

Estipule um período para atualizar seu currículo, sugiro no mínimo de 6 em 6 meses caso esteja trabalhando, isso te obrigará a fazer uma autoavaliação e identificar onde você pode ser melhor, o que está faltando para você ter um destaque ainda maior e melhor em sua área.

Essa avaliação pode ser o gatilho para novas metas e nos próximos meses você terá novas ações para realizar, para agregar ainda mais valor, faça disso um hábito!

E se precisar de ajuda para colocar as metas em ação, busque ajuda profissional se achar necessário, essa avaliação irá direcionar você a alguns cursos estratégicos.

Se organize para ir além, não se acomode, saia da sua zona de conforto, aproveite a oportunidade para ser a sua melhor versão.

Se você encontra-se disponível no mercado temporariamente, esse artigo é especialmente para você,  já que você tem a obrigação de possuir um currículo vencedor.

Muitas pessoas não têm dado a devida atenção a este documento que é uma peça estratégica na sua recolocação profissional.

Vou dar algumas dicas para turbinar seu currículo e para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Mas lembre-se de ir atualizando o currículo, na medida em que você for despertando sua melhor versão.

Seu currículo é o seu espelho profissional. O que o seu “cv” reflete sobre você?

Um excelente profissional?

Um profissional mediano?

Não revela quase nada sobre você?

Você sabia que tem pessoas  que escrevem o mínimo possível, tem profissionais que não se preocupam se as informações citadas vão despertar o interesse do recrutador, acabam sendo muito simplório e depois não entendem porque não é chamado para uma entrevista, vou tentar te ajudar citando:

  Passos que você deve dar muita atenção na hora de fazer o seu currículo

1º – Destaque seu nome no início do currículo, coloque apenas o bairro, cidade e estado, não precisa do endereço completo, não sabemos nas mãos de quem seu currículo vai chegar, quem desejar saber mais, vai ligar para você. Coloque seus telefones para contato, e-mail, Linkedin, Skype, se tiver CNH informe a categoria também.

Importante: Não escreva com letras maiúsculas, é feio e parece que você está gritando, utilize fontes e tamanhos tradicionais, tamanho 12 por exemplo e pode ser: Arial ou Calibre.

2º – Coloque seu objetivo profissional, não ignore esse item, informe qual é a profissão ou função que está buscando neste momento. Ex: Gerente de Planejamento ou Analista de Projetos Sênior

3ª – Faça um Resumo Profissional assertivo, constando quantos anos de experiência você tem na sua área de atuação, os principais segmentos de empresas que você já trabalhou, sua formação, suas principais competências e habilidades, seus diferenciais em sua área de atuação. Faça algo curto, porém, bem interessante; que desperte o desejo de quem está lendo querer saber mais sobre você.

Você tem apenas alguns segundos para prender a atenção do recrutador e despertar o interesse dele continuar lendo e também fazer uma ligação para uma triagem melhor, ou agendar uma entrevista.

Importante: Gaste um tempo elaborando esse resumo, se necessário modele outras pessoas que tem a mesma experiência, mas só modele os que estiverem com o perfil melhor que o seu. Muitos profissionais não estão preocupados com esse detalhe que pode fazer toda diferença, com isso, muitos estão ficando para trás, faça diferente, seja diferente.

4º – Ressalte sua Formação – Coloque as mais recentes em primeiro lugar. Exemplos:

MBA em Gestão de Projetos – FGV 2015

Engenharia Civil – Unisanta – 2005

Outro exemplo:

Inspetor de Solda Nível II (Instituição) ano

Ensino Médio Completo – ano

5º – Experiência Profissional – Sempre comece pelos  empregos mais recentes.

Informe o período, Empresa, Função e as principais atividades desenvolvidas em cada empresa.

6º – Qualificações – Ressalte os Cursos & Capacitações Importantes que você já realizou por ordem de relevância.

7º – Idiomas e Informática – Ressalte os idiomas que você tem habilidade e sua proficiência em cada um deles. Caso não fale nenhum idioma além do nativo, tudo bem! Não precisa colocar que é básico, informe os softwares que domina, ex: SAP, Datamace, Primavera, Autocad, Excel avançado, etc. se não domina nada disso ignore essa parte!

Tente colocar tudo em duas, no máximo 3 páginas. No geral menos é mais.

Menos linhas com informações irrelevantes e mais conteúdo de valor é o que fará mais diferença! Demonstre no seu currículo o quão interessante você é, revele a sua melhor versão no papel e assim que tiver a oportunidade, mostre isso em campo, em ação.

 

Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo

Não posso deixar de te fazer CONVITE ESPECIAL para você mudar de nível e ter meu direcionamento:

Eu tenho um curso totalmente prático e acessível chamado: Curso Currículo Vencedor Passo a passo!

Eu quero que você tenha resultados como esses dos depoimentos abaixo:

Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo

Nesse Curso Prático e passo a passo, vou te mostrar como fazer um Currículo Vencedor de Verdade!

Você vai aprender os segredos para fazer currículos que encantam qualquer Recrutador, que vendem de sua imagem profissional, suas experiências e realizações!

Você vai aprender também como fazer uma pesquisa de mercado como profissional e encontrar as principais palavras e experiências-chave que o mercado está buscando para sua área ou profissão!

Você vai fazer seu NOVO Currículo Vencedor junto comigo, seguindo um método passo-a-passo, usando a mesma estrutura, os meus modelos e as mesmas técnicas que eu uso pessoalmente para criar Currículos que impressionam qualquer Recrutador!

Clique
no link abaixo que eu explico tudo num vídeo bem curtinho!


Clique Aqui para Aprender a fazer o melhor Currículo da sua Carreira e mostrar de verdade suas competências e realizações!

Te espero do outro lado!

Janaína Lima
Mentora Profissional

Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

PS: Curta minha página no Facebook clicando aqui e baixe o PDF Check List de Currículo clicando aqui:

Quer se Destacar da Concorrência e Conquistar um NOVO EMPREGO?
Então Baixe GRÁTIS Meu NOVO E-book com 3 ESTRATÉGIAS TESTADAS e Aprenda a dar os 1ºs Passos Certos!
SIM! QUERO O E-BOOK!
100% Seguro. Só vou enviar dicas legais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!