40 Lições que aprendi ao completar 40 anos!

Vou compartilhar 40 lições que os 40 anos me trouxeram…

Depois me conta se alguma dessas lições fez sentido para você, compartilhe algumas lições comigo também.

  1. Menos é mais! Preciso de poucas coisas para me sentir feliz.
  2. A melhor companhia é a minha quando estou em paz, ou quando eu quero a paz.
  3. Livros: Um dos meus melhores amigos, nunca me sinto só quando estou acompanhada de um bom livro.
  4. Corpo e Saúde: Até os 25 anos não precisava me preocupar muito. Deus tinha sido generoso comigo, mas senti que depois dos 30 anos temos o que fazemos por merecer, nem mais, nem menos!
  5. Alimentação Saudável e Exercícios: Duas coisas fundamentais que precisam virar rotina, estou passando pelo processo para se tornar um hábito.
  6. Aceitar o outro como ele é, sem romantismo exacerbado é fundamental para evitar desilusões e ter uma relação mais plena.
  7. Não existe ninguém perfeito, mas existem pessoas imperfeitas que são perfeitas para nós!
  8. Gratidão: É o sentimento que mais admiro no outro e mais busco desenvolver em mim, ler Poliana na adolescência mexeu comigo, até hoje utilizo o jogo do contente inconscientemente.
  9. Redes sociais: Perfeitas quando o intuito é se socializar, gerar valor, construir relacionamentos, mas infelizmente o uso exacerbado, sem foco pode causar dependência, baixa produtividade e pode gerar frustrações. Precisa ser usada com cautela e cuidado, deve ser usada para agregar nunca para ofender ou diminuir o próximo!
  10. Nunca devemos comparar nossos bastidores com o palco de ninguém!
  11. Me senti mais produtiva depois que:
  • Passei a deixar o celular mais distante quando estou concentrada trabalhando;
  • Desativei as notificações das redes sociais e estipulei horários para não ficar olhando de minuto em minuto;
  • Selecionei melhor os grupos e pessoas que desejo seguir;
  • Não sou mais uma pessoa que tem orgulho de fazer multitarefas, aprendi como é bom fazer uma coisa de cada vez!
  1. WhatsApp é muito bom quando usado com cautela, não deve substituir conversas ao vivo quando isso é possível, especialmente assuntos delicados onde nada substitui o olho no olho.
  2. Detalhes fazem a diferença! A Busca por excelência também!
  3. Amo a técnica Ho´Oponopono. Você conhece?
  4. Aprendi a amar o que faço e confesso: Isso facilita muito as coisas e me torna uma profissional mais realizada e feliz.
  5. Liberdade Financeira: Aprendi que se quero ter liberdade financeira preciso gastar menos do que eu ganho e preciso me programar para ter renda passiva.
  6. Doar: Aprendi que não custa nada e pode salvar vidas: Doar sangue, doar tempo, doar comida e água (em vez de desperdiçar) e doar roupas abre espaço para novas roupas e traz alegria e dignidade a quem precisa.
  7. Quanto mais eu ajudo o meu próximo, mas eu me ajudo!
  8. Casamento é uma das melhores lições e um dos maiores desafios!
  9. Eu sempre ajudo quando eu não atrapalho!
  10. Um verdadeiro amigo vibra, curte, comemora e se alegra com nossa felicidade e com nosso sucesso.
  11. Tudo posso, mas nem tudo me convém!
  12. Internet não é divã – Vale a pena ter um psicólogo para chamar de seu!
  13. Protetor solar – Não vivo mais sem eles!
  14. Filhos precisam de exemplos e são grandes inspirações para nos tornarmos nossa melhor versão!
  15. Eu sou responsável por minha felicidade!
  16. Eu amo e me faz bem quando consigo me organizar para o que gosto de chamar de “Dia da Noiva”, aquele dia que eu me coloco em primeiro lugar e onde o único trabalho a fazer é relaxar e me cuidar!
  17. Quando o assunto é Amigos, qualidade é mais importante que quantidade: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou, descobriu um tesouro.” (Eclo 6, 14)
  18. Sucesso é uma decisão! Só não tem sucesso quem desiste!
  19. Organização Emocional: Quando cada coisa está no seu devido lugar minha forma de pensar fica mais clara e mais organizada.

Muitas vezes a casa, as gavetas, a organização ou falta de organização reflete meu estado emocional. Eu aprendi muito no curso Organização Emocional e recomendo para quem deseja melhorar esse aspecto, para saber mais clique aqui!

  1. Empregabilidade alta é mais importante do que apenas ter um emprego.
  2. Quadro dos sonhos: Tudo começa pela visão, depois o planejamento e as atitudes para que os sonhos se tornem realidade.
  3. é aquilo que não vemos, mas que sentimos e que nos move na direção do que acreditamos!
  4. Família é nosso bem maior e mais precioso, ninguém nasce no mesmo seio familiar por acaso.
  5. É impossível agradar a todos! De vez em quando esqueço disso!
  6. Se eu quero a atenção de alguém, eu preciso me fazer presente!
  7. Não tenho medo de morrer, não fico pensando nisso, mas tenho medo de não viver como poderia ou deveria, por isso tento valorizar e aproveitar o presente e ser grata pelo dom é acordar todos os dias!
  8. Seu eu acredito que posso, eu posso!
  9. Eu sou uma metamorfose ambulante! Não tenho problema nenhum de mudar de opinião, de rever meus conceitos e de efetuar mudanças sempre que julgo serem necessárias.
  10. Somos eternos aprendizes!

Essas são algumas das lições que eu aprendi ao longo dos anos, tenho em mente que aprendi muito mais, mas essas valem a pena compartilhar e compactar nas 40 principais lições desse momento.

Tenho certeza que tem muito mais aprendizado pela frente e que muita coisa pode mudar amanhã, nos próximos meses ou anos, mas a vida é assim, um eterno aprendizado!

Gratidão por fazer parte da minha jornada de alguma forma, seja como amigo, aluno, seguidor ou como familiar.

Um abraço!

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

PS: Você acha que sua idade atrapalha sua recolocação profissional? Se a resposta for sim, sugiro que clique aqui e veja um artigo sobre o tema.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Ana Maria Humbelino Duarte. disse:

    Adorei Jana este artigo! Excelente! Realmente para mim faz total sentido principalmente que também estou caminhando para 4.0, e algo que fez todo sentido que me representa hoje é o menos e mais, e ser feliz comigo mesma, e por fim o papel de aprendiz, gosto muito de estar nesse papel me faz bem, penso que nossa vida é um processo de evolução e crescimentos e para isso cada etapa vamos aprendendo com a vida erros e acertos!
    Parabéns pelo lindo artigo!
    Um forte abraço!

  2. Ana Maria Humbelino Duarte. disse:

    Excelente artigo Jana adorei!
    Para mim fez todo sentido em tudo que você destacou, mas o que hoje tenho comigo que acredito muito, o mais é menos realmente, nós precisamos de tão pouco para sermos felizes e as vezes não nos damos conta. Outra coisa, curtir e gostar da minha própria companhia, antes eu não tinha um olhar para isso! O papel de aprendiz desde adolescente sempre tiver essa visão que sempre temos que estar no papel de aprendiz, principalmente aprendendo com a vida! E por fim aprendi com meus avós que devemos agradecer por tudo que temos e o que não temos, ter gratidão é algo nobre! Um forte abraço Janaína!

  3. Janaina disse:

    Adorei !!! E concordo plenamente com todos !!! Gratidão sempre !!! Hooponopono todos os dias !!! Se amar acima de tudo !!! Bjs

  4. JOAO CASARRI NETO disse:

    Oi Jana, já tinha ouvido falar da tal Síndrome de Poliana, mas nunca tive a curiosidade de saber exatamente o que era, embora tinha uma ideia do que se tratava.

    E, ao ler o item 8 sobre o “jogo do contente” tive a curiosidade de ir buscar informações. Surpresa!!!! Adorei o tal jogo, e agora vou buscar o livro para ler, afinal não importa qual seja a minha idade. O “jogo do contente” pode e deve ser praticado em qualquer época da sua vida, de preferencia todos os dias!

    Gratidão por sempre nos inspirar com suas reflexões e ensinamentos.

    #amodepaixão

    • Janaína Lima disse:

      Que legal João, eu amo o jogo do contente, ele nos traz um nova prisma para vida, podem criticar, mas as pessoas mais gratas e felizes não são felizes e gratas porque tem uma vida melhor, elas tem uma vida melhor porque são gratas e por que encontram motivos para ser feliz mesmo com todos os desafios, gratidão pelo feedback! Admiro muito você!