Como conseguir um emprego – Produtividade para quem busca um novo emprego

O tema de hoje é produtividade para quem busca um novo emprego, porque tem muita coisa que você pode fazer, especialmente, se quer voltar ao mercado de trabalho ou mudar de emprego.

Mas como ser mais produtivo em um dos momentos mais desafiantes da vida de um profissional?

Eu acredito que tem dois momentos que são os piores na vida da maioria das pessoas:

1º – Quando você perde alguém que ama (e tem que continuar trabalhando e sendo produtivo mesmo assim).

2º – Quando você é demitido de um emprego (sem esperar e sem ter se preparado para isso)

É sobre essa segunda situação que vou falar nesse artigo, que também pode ser ouvido nesse PodCast🎧 que coloquei no meu canal gratuito do Telegram.

Para ser produtivo você precisa tomar decisões assertivas e alinhadas com seu objetivo e isso requer clareza e ações concretas.

Só desejar algo não traz resultado algum se esse desejo não estiver alinhado com o que você diz, pensa, sente e faz!

Você sabia que temos limitações diárias de energia?

Essa energia para tomada de decisões, das mais simples as mais complexas, começa a ser usada desde a hora que acordamos até a hora de dormir, decisões do tipo:

  • Tomo banho primeiro ou tomo café da manhã?
  • Olho meus e-mails agora ou vou para academia?
  • Começo o dia pelas pendências ou pelos projetos mais importantes?
  • Arrumo a casa pela manhã ou começo o dia focado na minha recolocação?
  • Assisto ou leio o jornal para “ficar por dentro” das tragédias ou assisto aquela vídeo-aula que vai me dar energia e foco para fazer o que precisa ser feito?
  • Leio um livro ou assisto uma série?
  • Faço recomendações no Linkedin ou vou dar uma “olhadinha” nas minhas redes sociais aleatoriamente?
  • Coloco o método da Janaína Lima em prática ou fico pegando dicas aleatórias pela internet?

Tomar decisões por mais simples que sejam, gastam energia mental, você vai sentir isso na pele em algum momento, é por isso que você não consegue “dar conta de tudo” que precisa fazer.

Foque nas decisões que te levam na direção do seu objetivo principal, se você está buscando um emprego, certifique-se de que cada passo e decisão que tomar te levam na direção do seu novo emprego. Simplifique!

Acredite: Assim que você aprender como trabalhar bem sua empregabilidade, terá que gastar energia para decidir entre duas ou mais empresas (se Deus quiser você ainda vai passar por esse “bom stress”), eu vivo recebendo mensagens como essas abaixo:

Gerônimo Theml no livro: Produtividade Para Quem Quer Tempo diz:

“Tudo isso reforça a lógica que o cérebro tem uma capacidade limitada de tomar decisões ao longo do dia, de modo que a energia e o poder de tomar as melhores decisões vão se esvaindo, seguindo a mesma lógica dos músculos durante um exercício físico, que vão ficando cansados durante o passar do tempo. Obviamente, uma excelente noite de sono funciona como repositor do banco de decisões e no dia seguinte é como se a contabilidade de decisões começasse de novo.”

Economize energia para tomar decisões mais importantes!

  1. É fundamental que você economize energia, evitando decisões desnecessárias, para ter mais foco e energia quando realmente precisar, por exemplo: Se você quer de verdade cuidar da saúde e/ou emagrecer, não deixe para tomar a decisão se vai ou não para academia ao acordar, já decida na noite anterior. Separe a roupa, o tênis e deixe bem perto da cama a sua vista! De manhã, não pense sobre isso, apenas vá se exercitar, simplifique! Tenho certeza que voltará com muito mais energia e clareza e já terá cumprido algo importante na sua agenda.
  2. Tenha um plano claro de como vai administrar seu dia em prol da sua recolocação profissional. Quantas horas vai conseguir se dedicar a esse projeto? Vai encarar como um trabalho ou como algo que vai fazer quando “tiver tempo”? Quem encara como trabalho consegue um emprego mais rápido, porque tudo que colocamos foco e energia expandee acontece com mais velocidade!
  3. Vai continuar se dando desculpas ou vai assumir para você a responsabilidade de trabalhar sua empregabilidade e conquistar seu merecido novo emprego?
  4. Decida ser protagonista da sua carreira! O protagonista decide dar a volta por cima e “fazer do limão uma limonada”, a vítima gasta energia com desculpas e não tem tempo para agir, nem para pensar em como sair daquela situação, boa parte das pessoas gastam muita energia deixando de focar na solução para justificar o porquê estão passando por aquele problema.
  5. Conhecimento é importante e direcionamento especializado tem poder, especialmente de uma profissional que conhece os dois lados (Como recrutadora  profissional e como alguém que também ficou fora do mercado de trabalho, deu a volta por cima e ajudou diretamente centenas de profissionais que conquistaram um novo emprego) como esses profissionais que enviaram vídeos recomendando meu trabalho.
  6. Eu tenho vários conteúdos gratuitos que já ajudaram milhares de profissionais (só no canal do YouTube já são mais de 30.000 inscritos e no Linkedin mais de 290.000 seguidores acompanhando os conteúdos que posto semanalmente). Acompanhe meu canais gratuitos e promoções clicando nesse link: https://linktr.ee/janainalima_rp20

Ainda falando sobre produtividade para conquistar um emprego, no módulo 1 – Preparação para Vencer do Programa Recolocação Profissional 2.0! (meu mais completo e avançado programa para te ajudar a conquistar um novo emprego), mostro passo a passo como ter uma Rotina de Sucesso para conquistar um emprego, foi exatamente isso que o Sérgio fez para conseguir um emprego em 37 dias!

Recolocacao-Profissional-2.0-Produtividade
Recolocacao-Profissional-2.0-Produtividade

Dentro do Programa Recolocação Profissional 2.0 também tem como Bônus 1 Curso de Produtividade no seu NOVO Emprego! Feito por um Coach de Produtividade Convidado. Você vai aprender a Produzir Mais em Menos Tempo e impressionar seus novos colegas e superiores!

Para saber mais clique aqui!

Coloque em prática imediatamente as dicas acima e participe do Workshop Novo Emprego, um evento 100% online e gratuito, para se inscrever clique aqui.

Agradeço sua atenção!

Acredite em você e faça acontecer! Se você quer de verdade, você pode, você consegue!

Janaína Lima
Mentora | Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade
Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0 e Especialista em Linkedin Otimizado para emprego

Para ver mais de 300 recomendações no Linkedin sobre o meu trabalho clique aqui e ver mais de 200 avaliações 5 estrelas do meu trabalho no Facebook clique aqui

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!