Procrastinação: 10 Razões pelas quais pessoas procrastinam
Procrastinação, deixar para depois, amanhã termino, isso te parece familiar? Se a resposta for sim, leia esse artigo. É fundamental entender o que está te travando e tomar as ações práticas para você parar de se autossabotar e ir para o seu próximo nível. Veja se você se identifica com uma ou algumas dessas 10 razões.
Procrastinação
Nesse artigo citarei 10 razões que fazem as pessoas procrastinarem, mas com certeza tem várias outras razões implícitas. Claro que não citarei todas, porque essa reflexão não teria fim.
Acho importante ressaltar que altos níveis de distrações podem tornar a pessoas mais propensas a procrastinar também, por isso, cuidado com o excesso do uso de redes sociais e de estímulos quando precisar concluir tarefas importantes.
1. Objetivos Abstratos, falta de um objetivo específico.
Ficamos mais propensos a procrastinar quando os objetivos são vagos ou abstratos. Por exemplo:
“Minha meta é conseguir um novo emprego ainda esse ano.”
“Quero emagrecer 10 quilos esse ano.”
Sem uma estratégia clara, isso vira promessas de todo início de ano.
Para um grande número de pessoas, essas metas são muito vagas e podem levar a frustração e procrastinação, por outro lado, objetivos claros e mais específicos como:
“Decidi que a partir de hoje, dedicarei meio período do meu dia para seguir uma metodologia que confio, onde estudarei e colocarei em prática as ações que me ajudarão a conquistar um novo emprego até o dia … (escolha uma data sensata com suas ações e dedicação). Ou
“Decidi ir para academia na segunda, quarta e sexta-feira, logo após o trabalho e passar pelo menos 30 minutos fazendo exercícios, seguindo meu plano de treino.”
Percebe que é algo mais concreto? Que não deixa dúvidas de como e quando fazer.
Portanto, é muito provável que objetivos como esses tenham mais sucesso e menos chances de procrastinação. Note que, além da falta de um objetivo claro, existem outros fatores que podem fazer com que uma ação pareça abstrata.
Se uma pessoa achar improvável que ela atinja determinado objetivo, isso pode fazer com que ela enxergue essa meta como abstrata, o que pode aumentar a probabilidade dela procrastinar nas atividades que a levaria ao sucesso do seu objetivo.
2. Excesso de Otimismo e procrastinação
As pessoas às vezes procrastinam em tarefas porque são otimistas sobre sua capacidade de concluir essas tarefas no futuro. Esse otimismo pode dizer respeito a duas coisas principais e, em especial, à quantidade de tempo que terá disponível para a conclusão da tarefa ou à capacidade inerente da pessoa de concluir tal tarefa.
Por exemplo, um profissional pode decidir adiar o início de uma atividade importante, que deve ser entregue daqui a algumas semanas, porque julga que haverá tempo suficiente para fazê-la mais tarde.
Esse fenômeno é conhecido como a falácia do planejamento, e pode levar os procrastinadores, bem como os não procrastinadores, a supor que eles concluirão as tarefas futuras mais cedo do que realmente poderão.
Da mesma forma, uma pessoa pode decidir, após iniciar uma tarefa, adiá-la para o dia seguinte, pois acredita que amanhã conseguirá trabalhar nela.
3. Indecisão
As pessoas às vezes procrastinam porque se sentem incapazes de tomar decisões. Isso pode ser um problema quando uma pessoa não consegue decidir em qual ação se engajar, por exemplo:
Uma pessoa pode demorar a começar a trabalhar sua empregabilidade, porque não tem certeza de qual cargo ou área gostaria de trabalhar.
Ao tentar decidir ou pensar demais, sem nunca agir, trata-se de um fenômeno que às vezes é chamado paralisia de análise ou paralisia de escolha.
8 passos para evitar a paralisia de análise no seu dia a dia.
1 – Focar no que realmente importa;
2 – Pare com o perfeccionismo;
3 – Não se comparar com outros, cada um está vivendo um processo e estão em fases diferentes;
4 – Deixe para gastar energia com as decisões que realmente importam;
5 – Coloque prazos em suas tarefas e projetos;
6 – Converse com mais pessoas que estão na mesma situação que você, que seguem avançando positivamente;
7 – Estabeleça uma rotina para atingir seus objetivos;
8 – Tenha um momento para avaliar suas decisões, caso tenha pegado algum desvio, dará tempo de alinhar a rota.
4. Sobrecarga
As pessoas às vezes procrastinam porque se sentem sobrecarregadas com relação às tarefas que precisam lidar.
Um sentimento de paralisia pode ocorrer devido a uma variedade de razões, como ter uma única tarefa que parece enorme ou então um grande número de pequenas tarefas que se somam.
Quando isso acontece, a pessoa pode simplesmente decidir evitar ou adiar as tarefas, mas acaba se sentindo mal quando não conseguem tomar nenhuma ação.
5. Ansiedade
As pessoas às vezes procrastinam porque se sentem ansiosas sobre uma tarefa que precisam lidar. Todo ser humano se sente ansioso em algum momento da vida, seja numa entrevista de emprego, num encontro amoroso ou algo que está fazendo pela primeira vez.
A ansiedade é uma espécie de reação do organismo diante dessas situações capazes de causar felicidade, insegurança, nervosismo e medo. Realizar uma tarefa mais complexa, que demanda foco e análises, como estudar, dificulta durante um episódio de ansiedade.
Para controlar os níveis de ansiedade é importante evitar o consumo de álcool e tabaco, dormir bem, alimentar-se de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Se essas atitudes não forem suficientes, aconselho buscar o auxílio de um especialista para o tratamento adequado, porque ansiedade pode te impedir de avançar e fazer o que precisa ser feito.
6. Aversão a tarefas e procrastinação.
As pessoas costumam procrastinar quando são avessas às tarefas que precisam realizar. Quanto mais as pessoas acham que uma determinada tarefa não é atraente ou é muito desafiante, maior é a probabilidade de quererem evitá-la.
Por exemplo, se você precisar dar um telefonema importante para alguém que não gosta ou que sabe que a conversa não será agradável, é provável que procure adiar em vez de apenas concluir a tarefa.
Outros podem procrastinar porque julgam determinadas tarefas como frustrante, entediante, ou pode procrastinar porque acredita que existe uma lacuna entre a dificuldade da tarefa e sua própria competência.
7. Perfeccionismo.
O perfeccionismo nem sempre é totalmente negativo, apesar de ser impossível atingi-lo, ele também pode elevar o nível de qualidade das entregas. Só de fato leva a problemas quando as pessoas atrasam desnecessariamente as coisas porque estão excessivamente preocupadas com o fato de seu trabalho não ser perfeito.
Como alguém tenha tanto medo de cometer um erro que acaba não tomando nenhuma ação, ou alguém que fique tão preocupado em falhar ou decepcionar alguém que não consegue concluir nada que começa.
8. Medo de ser avaliado ou de receber feedback negativo.
As pessoas às vezes procrastinam porque têm medo de receber feedback negativo de outras pessoas ou serem mal avaliadas.
Em contrapartida, em alguns casos esse mesmo medo, tornam as pessoas menos propensas a procrastinar, motivando as pessoas a realizarem seu trabalho de maneira correta.
Para a influência desse medo tornar-se positiva ou negativa, dependerá do quanto uma pessoa se sente ansiosa em relação à próxima avaliação ou como está confiante em sua capacidade de lidar com o próprio sucesso nessa tarefa em questão.
9. Medo de falhar e procrastinação.
Certos traços de personalidade, como baixa autoestima e baixa autoconfiança, estão associados a um aumento do medo de fracassar e faz com que as pessoas com esses traços tendam a procrastinar.
O medo do fracasso é uma questão especialmente séria entre aqueles que sofrem de altos níveis de insegurança, e particularmente entre aqueles propensos a ter crenças negativas sobre suas habilidades.
Por outro lado, quando as pessoas sentem que estão bem preparadas para lidar com uma determinada tarefa, o medo do fracasso pode servir como um fator motivador, que as encoraja a evitar procrastinar, assim como citei acima no medo de ser avaliado ou de receber um feedback negativo.
Sendo assim, o medo do fracasso, o perfeccionismo e o medo do feedback negativo ou da avaliação negativa estão fortemente relacionados entre si, e a pessoa pode ser influenciada por qualquer combinação desses fatores.
10. Autossabotagem.
As pessoas às vezes procrastinam devido à sua tendência de sabotar seu próprio progresso. Por exemplo:
Uma pessoa pode demorar para se candidatar a um novo emprego, mesmo sabendo que representa uma grande oportunidade para sua carreira, porque sente que não está a altura daquela empresa ou por ter medo de fazer entrevista.
Tem situações também que as pessoas procrastinam como um ato de rebeldia, muitas vezes contra uma figura de autoridade, adiando uma tarefa que não gostaria que fosse realizada.
Existem várias razões pelas quais as pessoas se envolvem em autossabotagem, assista ao vídeo abaixo sobre: Sabotadores de Carreira, a culpa pode sabotar o seu Novo Emprego.
Para ver a playlist completa sobre Autossabotadores clique aqui.
Importante ressaltar que algumas pessoas procrastinam porque sofrem de depressão, levando a problemas como fadiga constante e dificuldade de concentração.
Por exemplo, alguém que está deprimido pode adiar repetidamente a limpeza de seu quarto ou sair para comprar mantimentos, pois não têm energia para fazê-lo, mesmo quando sabem que deveriam. Se esse for o seu caso, leia o artigo Depressão e Hormônios da Felicidade.
Existem várias outras razões pelas quais as pessoas podem ficar desmotivadas para trabalhar em uma tarefa importante.
Em alguns casos, as pessoas ficam desmotivadas por experimentar uma desconexão entre a tarefa que precisam realizar e a recompensa associada a ela, por isso é importante encontrar um forte motivo para ação.
Aqueles que têm baixos níveis de motivação são mais propensos a procrastinar em várias tarefas.
Indivíduos que são internamente orientados: acreditam que eles têm um alto grau de controle sobre sua vida, tendem a iniciar e concluir as tarefas no prazo.
Indivíduos que só funcionam bem quando são orientados externamente: acreditam ter um baixo grau de controle sobre sua vida, pois sentem que fatores externos, como outras pessoas ou seu ambiente, os influenciam mais fortemente. Com isso aumenta as chances de procrastinar mais nas tarefas e sentem mais ansiedade.
Neste artigo, você viu uma lista abrangente de motivos pelos quais as pessoas procrastinam, saiba que todo mundo procrastina em alguma área, em algum nível.
Porém, esse conhecimento é valioso, pois entender por que você procrastina e como procrastina pode ajudá-lo a mudar seu comportamento para atingir os objetivos desejados daqui para frente.
Se você perceber que procrastina por usar metas abstratas, defina metas mais concretas para si mesmo.
Da mesma forma, se você perceber que procrastina porque se sente sobrecarregado pelas tarefas com as quais, precisa lidar, pode dividir essas grandes tarefas em um conjunto de itens pequenos, realizados por etapas, e isso fará com que se sinta mais confortável para encará-las.
Você ou o seu amor está buscando um novo emprego?
Você está buscando um Novo Emprego?
Então, convido você a explorar meus conteúdos gratuitos e avançandos nesse link: https://janainalima.com.br/conteudos Siga-me nas redes sociais, em cada uma delas trago conteúdos diferentes para ajudar na sua recolocação e na sua empregabilidade.
Grata pela sua atenção!
Mentora | Especialista em Recolocação Profissional | LinkedIn Top Voice Carreira 2022 | LinkedIn Creator
Fontes de pesquisa:
Procrastinação de solução de portal
Site Cuidados pela vida
Site Aprimore sua mente
Seja o primeiro a comentar!