Falta de Engajamento social, isso acontece com você?

Penso que existem inúmeros fatores para a falta de engajamento e para as pessoas não reagirem. O ato de reagir, inclusive, aumenta as entregas nas plataformas sociais. Porque sempre que você curti ou comenta uma publicação, o algorítimo da plataforma entende que se trata de um conteúdo relevante, que merece ser mostrado para mais pessoas.

Falta de engajamento Social

O tema de hoje é bem diferente do habitual, eu fiz um react em relação a postagem de um seguidor e ex-aluno no meu perfil do LinkedIn. Mas já vou logo avisando:

Poucas pessoas consumirão esse conteúdo até o final, é para pessoas profundas, não se trata de conteúdo raso, nem de dancinhas, por isso, já espero que o engajamento seja pequeno e está tudo bem!

Já agradeço, antecipadamente, às pessoas profundas que dedicarem tempo para leitura desse artigo, recebam meu carinho e respeito!

O José Luiz trouxe um tema que na minha opinião é bem interessante sobre a falta de engajamento que ele tem sentido no LinkedIn. Essa dor não é só dele, eu e muitos outros profissionais sentem o mesmo, por isso, quando estava pronta para responder e ajudá-lo no engajamento, percebi que o assunto merecia ser mais aprofundado.

Achei um bom tema para: “explorar e educar” já que também sou LinkedIn Top Voice (Será até um laboratório para mim, porque nunca fiz esse tipo de artigo, mesmo sendo clichê aquela história que: para tudo tem uma “primeira vez”).

Começarei fazendo um apelo: ????

Quando você visualizar um conteúdo que FAÇA sentido para você, que DESPERTE seu interesse em saber mais sobre o tema. Por favor, REAJA de alguma forma, seja curtindo, comentando, compartilhando e/ou marcando o autor(a).

Porque se você gostou, se será útil de alguma forma para você, você pode ser grato(a) revelando alguma reação e AINDA PODE salvar esse conteúdo para ver em outro momento, (como mostro na imagem abaixo).

A plataforma permiti isso sabia? Não difere no Instagram e no Facebook, você sempre pode salvar aquele assunto que mais se interessou. Depois que você salva um conteúdo, é criado uma lista para você consultar quando quiser. ????

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A FALTA DE RETORNO, mesmo tendo muitas visualizações no conteúdo, passa a mensagem para o autor que não foi realizado um bom trabalho, que foi ignorado ou que o conteúdo é ruim mesmo. (Como ocorre quando você faz uma entrevista e nunca tem retorno, é o mesmo sentimento, ou muito próximo).

Às vezes de fato o conteúdo ficou ruim mesmo ???? ou é até desnecessário para determinadas redes sociais, e está tudo bem!

Quando algo não agrada é mais sábio ignorar do que falar mal. Mas também sei, que muitas vezes não é esse o caso, por vezes está mais ligado a Falta de Iniciativa, Empatia ou Dificuldade de Gerar Reconhecimento ao outro.

Isso diz mais das pessoas que não reagem, do que do autor que se esforçou para entregar o seu melhor naquela postagem.

Quando o tempo é dedicado para uma boa entrega, a falta de retorno pode causar frustração e desinteresse das pessoas que poderiam entregar cada vez mais “insights”.

Muitos se veem desanimados por falta de retorno, mesmo que esse retorno não lhe custe nada, como muitas vezes um like, um emoji, um pequeno comentário ou uma inscrição em um canal de conteúdos gratuitos do Youtube.

Enfim… Isso acontece em todas as redes sociais. (Criadores de conteúdos como eu entenderão bem do que estou falando). rs

Penso que existem inúmeros fatores para a falta de engajamento social.

O ato de reagir, inclusive, aumenta as entregas nas plataformas sociais. Porque sempre que você curti ou comenta uma publicação, o algorítimo da plataforma entende que se trata de um conteúdo relevante, que merece ser mostrado para mais pessoas.

E tem mais… Quando você faz isso, além de ajudar outras pessoas, terá no seu feed mais conteúdos que seja do seu interesse!

Percebo que as pessoas até gostam muitas vezes de um determinado conteúdo, mas também não entendo porque muitas não reagem a ele. ????

Abrindo um parenteses:

Quase todas as noites eu e meu marido assistimos um canal de viagens no YouTube que recebe muitas visualizações, porque de fato o canal é ótimo, mas a maioria das pessoas que assistem não se inscrevem. Percebe que não é pessoal essa falta de atitude?

Também não posso deixar de citar uma constatação:

Já notei que quando se trata de política, memes, dancinhas da moda ou algo que a pessoa possa colocar para fora toda sua frustração sobre um determinado assunto, explode de visualizações e engajamento.

Sei que algumas pessoas podem pensar:

“Mas Jana, eu sempre curto e comento seus posts. “Não estou falando de vocês, a maioria sei até o nome e sempre que posso respondo em forma de gratidão. ????????

Não estou falando apenas sobre mim, e sim por todos, inclusive aquelas pessoas que estão buscando um NOVO Emprego.

Que estão dedicando tempo para mostrar um pouco do seu conhecimento, que desejam chamar a atenção dos recrutadores, dos gestores, se diferenciando em meio a tantas pessoas e ainda estão vencendo limitações, medo de serem julgadas, etc.

Mesmo tendo vários posts com ótimas visualizações, não se engane, mesmo eu sendo Linkedin Top Voice, muitas publicações não tem o engajamento esperado, ainda que sejam conteúdos profundos e importantes.

Penso também que o período da postagem, o horário, a escolha infeliz de um tema e a falta de habilidade em gerar curiosidade também dificultam o engajamento.

Meu penúltimo artigo teve pouquíssimo engajamento, foi agora no período de carnaval, cujo tema é: Pausa não é luxo, é questão de saúde física e mental. Acredito que muitas pessoas tiveram seu engajamento baixo também, porque é um período em que as pessoas se desligam mais das redes sociais, sei que não é pessoal e isso também deve ser considerado.

O mais engraçado é que em outros momentos, quando se trata de algo despretensioso, sem intenção alguma, que nem demandou quase nada do meu tempo, estoura o engajamento. (Fico sem entender também) rs…

Falo isso por experiência própria, no meu canal do YouTube, por exemplo, já teve mais de 3.508.700 visualizações desde que comecei a postar conteúdos gratuitos para quem busca um novo emprego por lá!

E mesmo faltando pouco para bater a meta de 100.000 inscritos e tendo mais de 500.000 seguidores aqui no LinkedIn, isso não acontece, ou acontece de maneira muito lentamente por uma minoria, mas você pode mudar isso agora clicando aqui (sou grata ???? pela sua atitude).

Não dá para entender mesmo, porque se curte meu conteúdo aqui, iria se beneficiar ainda mais se inscrevendo lá…????Então para de perder tempo e se inscreve logo. rs

Faremos uma Live para comemorar! Conto com você, se já é inscrito no canal, comente aqui para eu te agradecer!????????

falta de engajamento social

Aproveito para citar outro tema polêmico, que flerta com o tema atual.

Já vi muitos profissionais reclamarem que acham um absurdo um coach ou Mentor cobrar pelo seu conhecimento, tempo e dedicação para quem está buscando um novo emprego.

Como se o profissional que está prestando aquele serviço, usando dos conhecimentos que teve que pagar em dinheiro para adquirir, além de horas de estudos e atendimentos, também não tivesse seus compromissos, como todo mundo tem….

“Like” ou curtida é importante para o engajamento, para alcançar mais pessoas, mas ainda não paga contas! Lembre-se disso quando considerar criticar alguém.

Se não puder investir em cursos, mentorias, consultorias, está tudo bem!

Aproveite todos os conteúdos gratuitos que esses profissionais oferecem em diferentes plataformas, geralmente quem vende algo, oferece muita coisa gratuitamente, justamente porque alguns clientes lhe permitem viver disso!

Sou imensamente grata por todos meus alunos e mentorados (sintam-se abraçados). ????

Muitos profissionais entendem que a melhor forma de mostrar o seu valor é com conteúdos gratuitos, para não existir a desculpa que um determinado profissional não tem resultados porque não pode investir. Porém, valorize!

Quando um profissional que merecidamente cobra pelo seu tempo, oferece algo gratuito, como uma Live, uma aula sobre um assunto importante para você, quando convida para realizar uma inscrição no seu canal do YouTube, na sua Newsletter ou para seguir no Instagram, para fazer mais entregas de valor gratuitamente, participe!

Perdão pelo texto tão longo, eu disse no começo que só pessoas profundas conseguirão ler tudo. Mas percebe que a boca ou os “dedos” falam do que o coração está cheio?…rs

Quando vi essa postagem do José Luiz, tive empatia com seu apelo e com sua frustração, quanto à falta de engajamento, por isso decidi explorar mais o assunto.

Se você também está buscando um NOVO emprego????

Participe da Aula NOVO Emprego! É 100% online e Gratuita! ???? Nessa aula especial de apenas 28 minutinhos vou te mostrar Estratégias testadas para você aplicar imediatamente e conseguir seu NOVO emprego muito mais rápido!

Inscreva-se gratuitamente clicando aqui!

Esse conteúdo fez sentido para você? Comente e compartilhe com seus amigos!

Você me segue em quais redes sociais?

Já é inscrito aqui na Newsletter? Se não for, já aproveita que está aqui e já se inscreve!

Quero muito ter sua companhia também no meu Instagram e no Canal do YouTube, (tem conteúdos exclusivos em cada um dos canais).????

Um abraço e minha gratidão pela sua atenção.

Janaína Lima

Linkedin TOP Voice | Mentora de Carreira | Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Acesse aqui minhas soluções avançadas para te ajudar a conseguir um NOVO emprego ou DESTRAVAR sua vida e sua carreira!

#carreiras #react #topvoice #engajamento #redessociais #linkedinbrasil #linkedin #novoemprego #recolocacaoprofissional #janainalima

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!