Como se Destacar em uma Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego… tão esperada e ao mesmo tempo tão temida por tantos.

E para você? Como se sente sabendo que amanhã ou ainda nesta semana pode surgir uma entrevista de emprego para você participar?

Uns desejam isso ardentemente, outros temem que isso aconteça, apesar de desejarem arrumar um emprego o quanto antes.

Para quem nunca participou de um processo de seleção assusta mesmo. E para quem já participou, mas não faz isso há muitos anos também pode assustar um pouco. Mas a ideia é desmistificar algumas coisas e ajudá-lo a passar por essa etapa tão importante de modo assertivo e vencedor.

Atuei profissionalmente como Recrutadora Profissional por mais de 15 anos, não consigo mensurar a quantidade de processos que já conduzi em 4 estados brasileiros. Desde cargos dos mais simples aos mais estratégicos dentro de uma organização.

E essa experiência me permite preparar você para essa etapa que é de fundamental importância para conquistar sua tão sonhada oportunidade, por isso compartilharei com você algumas estratégias para entrevista de emprego.

Mas lembre-se: Toda entrevista é um momento único para marcar presença, demostrar brilho nos olhos e para destacar-se. Não são todas que geram o resultado esperado imediatamente, mas todas podem ser muito importante para te ajudar a avançar cada dia mais na direção da sua tão sonhada recolocação.

É importante você saber que algumas entrevistas servirão de….

treino

Treino – Para você entrar em ação e começar a praticar se vender mais, falar mais sobre você e sobre sua experiência, servirão para você sentir o mercado e começar trabalhar o músculo da sua empregabilidade”.

Em alguns momentos talvez você escute que esteja “Mais qualificado do que a empresa precisa no momento”, você vai ficar com raiva momentaneamente, eu fiquei várias vezes….rs

Talvez até já tenha atuado neste filme. Nesses casos você precisa ficar atento para ter um currículo condizente com a vaga aberta em questão. Mas na “pior das situações” já terão você de referência caso surja outra vaga mais qualificada com melhor salário, de todo modo, conhecer recrutador pode ser muito útil para você a curto, médio ou longo prazo, nunca é ruim, não encare como fracasso caso não seja contratado de primeira.

O que pode estar acontecendo então?

  • Em alguns casos você talvez esteja pedindo um salário muito mais alto do que a maioria está pleiteando, estude o mercado, se está muito tempo fora, se preocupe primeiro em voltar o quanto antes, leve em consideração os benefícios e quanto custa ficar fora do mercado por mais alguns meses.
  • Haverá situações em que sua concorrência poderá estar melhor preparada: Seja Mentalmente (mais otimista e confiante) e/ou demonstrando estar mais assertiva (tendo estudado mais que você e estar falando e se apresentando exatamente da forma que a vaga solicita e que a empresa precisa).

Pense em algo que você pode fazer para entrar em ação de forma mais assertiva também.

  • Porém, uma hora vai dar certo! E quando você aprende o jeito de vender bem seu trabalho, isso muitas vezes acontece tudo ao mesmo tempo, tendo muitas vezes a possibilidade de escolher qual empresa tem mais a ver com seu perfil e objetivos do momento, mas para isso, você precisará vencer todas as etapas acima, e isso é plenamente possível, só não pode desanimar, use cada experiência de entrevista. Cada “não” como degrau para o “sim” que está próximo de acontecer e pode ser na sua próxima entrevista.

No momento que estou escrevendo este artigo, acabo de receber uma mensagem de um cliente que começa a trabalhar amanhã, ele não foi aprovado em todas as entrevistas que ele participou.

Mas ele não desanimou, na verdade ele teve uma baita inteligência emocional para não se abater e seguiu fazendo o que precisava ser feito e conseguiu o resultado esperado, mas não tem jeito, vou compartilhar um dos segredos…

vitoria

Primeiro você precisa saber o que deseja;

Se preparar para entrar em ação;

Acreditar que a oportunidade é sua quando for fazer a entrevista e mesmo assim, fazer quantas entrevistas forem necessárias até alcançar sua tão sonhada oportunidade e não desistir até conseguir!

Mas vamos lá, buscarei ser didática para facilitar a assimilação.

1º A importância da Preparação

Sim, se preparar para uma entrevista faz toda diferença, tornará você mais seguro e confiante para passar por essa etapa de forma marcante e vencedora, você precisa parar e pensar sobre as possíveis respostas que você daria para as perguntas abaixo, claro que não significa que sempre vão te perguntar as mesmas coisas, mas estamos refletindo sobre você e as perguntas podem até variar, mas se souber respondê-la com assertividade, qualquer outra similar será respondida com muito mais propriedade e sabedoria concorda? Então pare e pense e se quiser escreva, grave no seu celular para você ouvir sua resposta e seu grau de segurança em cada uma delas.

  1. Quais são seus objetivos em relação a esta oportunidade?
  2. Fale-me sobre você…
  3. Quais foram os principais resultados apresentados nos seus últimos empregos?
  4. Quais são seus pontos fortes? No que você é especialista?
  5. Quais são seus pontos fracos ou pontos de melhoria?
  6. Por que a empresa deveria contratar você e não os demais candidatos que estão concorrendo a mesma vaga?
  7. O que você sabe sobre a nossa empresa? Porque você gostaria de trabalhar aqui?

Não existe resposta pronta e 100% certa, porque o que vai fazer a diferença é encontrar a SUA VERDADE, a sua ESSÊNCIA, eu não vou te dar respostas prontas, vou fazer você pensar, discutir com alguns amigos o que eles acham da sua resposta, enfim, quero tirar você da sua zona de conforto mesmo, porque lá não cresce nada, agora quem procura ajuda de verdade, quem aproveita as oportunidades para se desenvolver como você está fazendo agora, cresce e se destaca e espero que você aproveite para pensar bem e ter ótimas respostas na sua próxima entrevista de emprego.

Estude o máximo possível sobre a empresa, sobre o  segmento, onde têm filiais, seus principais produtos ou serviços, a missão, visão e valores da empresa em questão.

Tente relacionar algo que tem a ver com você, para que tenha um gancho sobre o porquê à empresa deveria lhe contratar.

Ensaie sua entrevista, seja na frente do espelho, gravando para você ver como você se sai em relação a sua comunicação corporal ou mesmo no celular para você ouvir sua voz, perceber se está colocando a energia necessária para mostrar autoconfiança, segurança e tranquilidade em cada resposta.

Seu objetivo deve estar  claro e coerente com a vaga que você vai fazer a entrevista e sem erros de português no seu currículo ou no seu perfil profissional. Lembre-se de levar pelo menos mais um ou dois “cv” impresso quando for em uma entrevista de emprego, caso alguém que não tenha visto seu “cv” acompanhe sua entrevista, ofereça um para o entrevistador, isso será positivo.

Atente-se para os cuidados necessários com:

A escolha da roupa: evite tênis, jeans e camisa de manga curta, preocupe-se com as unhas, cabelo e de se apresentar com sapatos limpos, mas evite todo tipo de excessos.

Caso seja possível, dependendo do seu cargo, prepare uma pasta com seu portfólio profissional constando fotos, diplomas, resultados, premiações, etc.

Ao sair de casa para entrevista

Ative sua melhor versão, vá confiante e seguro que irá fazer o seu melhor.

Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial e disponibilidade para viagens.

2º Durante a Entrevista

  1. Mantenha a calma, lembre-se você se preparou para esse momento.
  2. Lembre-se de olhar nos olhos, de cumprimentar as pessoas educadamente e de revelar o máximo de profissionalismo que puder.
  3. Você precisa de uma oportunidade e a empresa precisa de um candidato que atenda a algumas expectativas , prove que você é essa pessoa que eles estão procurando, de modo natural, com fatos e revelando interesse pela vaga, sem parecer desesperado.
  4. Memorize o nome do entrevistador, chame-os pelo nome, sempre que possível;
  5. Sorria transmitindo entusiasmo, porém, sem ser forçado, lembre-se que este é um recurso que sempre facilita a aproximação.
  6. Seja curto em respostas que não aborde o objetivo principal.
  7. Se aprofunde um pouco mais quando perceber que a sua resposta será fundamental para entenderem que você é a pessoa certa para vaga.
  8. Não fale mal de empresas ou chefias anteriores.
  9. Faça perguntas que revelem que você tem interesse em fazer um trabalho de qualidade, em seguir carreira dentro da instituição.
  10. Se tiver oportunidade mostre seu portifólio.
  11. Escute com atenção e fale com firmeza e segurança.
  12. Não minta em hipótese alguma, apenas demonstre o quanto você pode ser útil para essa empresa de modo natural e sincero.

3º – Atente-se para não…dicas para entrevista de emprego

  • Falar demais da conta;
  • Demonstrar impaciência;
  • Discordar de vários assuntos;
  • Falar de coisas ou problemas muito pessoais;
  • Ficar de braços cruzados, franzir muito a testa;
  • Usar gírias;
  • Ficar respondendo “sim” ou “não” nas perguntas que forem feitas a você;
  • Deixar o celular ligado durante a entrevista.

4º – Lembre-se:

  • Se você foi chamado para uma entrevista é porque seu currículo foi aprovado na primeira fase do recrutamento, e isso é um belo motivo para que você sinta-se seguro, a entrevista será para confirmar se você está compatível com algumas expectativas da empresa, por isso, mostre sua melhor versão.
  • Respire fundo e lentamente antes e durante a conversa, isso vai te ajudar a pensar e falar com mais tranquilidade.
  • Não fume durante a entrevista ou dentro da empresa, controle esse desejo se você for fumante.
  • O que é seu está só esperando a hora de chegar até você, facilite as coisas fazendo o melhor que você puder e siga firme e confiante.

Obrigada por chegar até aqui! Estou torcendo muito por você, implemente cada estratégia compartilhada e se quiser ir além, quero que você saiba que eu tenho algo mais avançado também, eu criei um Programa avançado e chamado Recolocação Profissional 2.0. Feito para ajudar bons profissionais que querem voltar para o mercado de trabalho num curto espaço de tempo.

Ou bons profissionais que estão insatisfeito e querem mudar de empresa ou sentir o mercado, que desejam trabalhar mais forte sua empregabilidade, aprofundaremos esse e vários outros assuntos fundamentais para levar você a outro nível e ficar 5 passos à frente da maioria clique aqui para assistir uma apresentação especial!

Espero ter lhe ajudado e ficarei feliz de saber sua opinião se essas estratégias tem sido válidas para você, se você está aplicando e se está tendo sabedoria para conduzir seu comportamento e suas ações para alcançar seus resultados esperados, espero que seu currículo esteja “OK”, se tiver dúvidas leia o artigo que preparei anteriormente falando sobre currículo clicando aqui.

Até a próxima!

Janaína Lima

PS: Gostou desse artigo? Então, compartilhe com seus amigos escolhendo um canal abaixo e depois comente o que achou aqui embaixo! Deixe eu saber o que achou! Obrigada!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Janaina, obrigado pelo envio deste material. Gostei e é simplesmente desnecessário dizer que voce domina completamente o assunto.
    Tenho me envolvido com seus trabalhos mas sei que o meu caso é mais específico e não se encaixa de imediato na condução estrutural dos seus ensinamentos.
    Sou Engenheiro Agronomo e trabalho há 49 anos com cana de açucar. Estou no mercado desde Novembro de 2016. Tenho feito muitos contatos com amigos e aguardo o surgimento de uma oportunidade, para voltar ao trabalho.