Descubra Seus Talentos – Como Descobrir meus Talentos?

Como Descobrir meus Talentos?

Você já parou para pensar nisso? Escrevi este artigo para você refletir sobre novas possibilidades e sobre seus talentos.

Responda para você mesmo (pode anotar em uma folha de papel):

  • Porque geralmente as pessoas me procuram?
  • O que é que eu faço com imenso prazer que nem vejo a hora passar?
  • No que as pessoas em geral dizem que eu sou bom ou boa?

Pergunte para as pessoas mais próximas:

Quais são os seus talentos na opinião delas?

O que elas percebem que você faz muito bem?

O seu talento pode se tornar um Plano B para a sua carreira, nem que seja temporariamente.

Pare um pouco e pense sobre isso…

Fique atento as atividades que você realiza que lhe traz alegria e satisfação.

Quando aplicamos nossos talentos, entramos em “estado de flow”, aquele estado onde a pessoa se encontra completamente absorvida e fluindo em uma atividade.

Por exemplo, ao escrever este artigo estou em estado de flow, me sinto totalmente presente e feliz por estar fazendo isso. Escrever este artigo revela pra mim dois dos meus talentos: Motivar e Realizar.

Mas deixa eu te contar uma história que provavelmente você não conhece…

Quando eu sai do mercado em Março de 2014, meses depois, decidi fazer um curso de Coaching para agregar valor a minha carreira de Gestora de Pessoas.

Trabalhei com Seleção e desenvolvimento de Pessoas por 14 anos corridos e sabia que essa formação seria um grande diferencial, pois cada dia o Coaching (processo) tem ganhado mais espaço dentro de empresas que buscam alta performance, “objetivo principal” de todo processo de coaching.

O fato é que eu voltei para o mercado, fui encontrada por um diretor que achou meu perfil interessante no LinkedIn, entendeu que eu era a pessoa certa para seu negócio e me contratou.

Mas até isso acontecer eu já havia dado início aos meus primeiros atendimentos como Coach Profissional e percebido o poder de transformação que essa metodologia proporciona de forma integral na vida de quem de fato leva a sério esse processo tão rico de autoconhecimento, foco, planejamento e ação.

Descobri que ajudar as pessoas a Conquistarem um Novo Emprego através da metodologia que eu ensino, me realiza, que deu um novo sentido, me permitiu viver do MEU TALENTO. E sou muito feliz e realizada com isso.

Vou te lançar um desafio:

Tente imaginar o que diria para mim se eu ligasse agora para a pessoa que mais conhece você nesta vida?

Se eu ligasse para ela agora e dissesse para ela me falar no que você realmente é bom o que essa pessoa me falaria de você?

Escreva em um caderno tudo que vier a sua mente.

Depois converse, pergunte para as pessoas que lhe conhece bem quais são seus principais talentos na opinião delas.

Qual é o objetivo dessa pesquisa?

Avalie se existe alguma forma de você monetizar esse talento?

O melhor trabalho do mundo é aquele que sentimos que estamos usando nossos talentos, quando sentimos que gostamos do que estamos fazendo e que não trabalhamos só por causa do dinheiro.

Normalmente existe, mas talento é algo tão natural que às vezes a gente nem percebe o quanto somos bons em algo, por isso lhe fiz tantas perguntas, para você ficar mais presente sobre suas qualidades e competências, para você se conhecer melhor e para tentar usar seus diferenciais a seu favor.

Um abraço,

Janaína Lima

Coach de Carreira

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Renata Luz disse:

    Seu Blog é edificante! Estava precisando ler tudo o que escreveu! O pouco que li ajudou-me bastante! Obrigada por fazer diferença no mundo fazendo a diferença na vida das pessoas! Parabéns!

  2. Renata disse:

    E quando não se é bom em nada, simplesmente não tem talento algum!! O que fazer?

    • Janaína Lima disse:

      Não existe isso Renata, todo mundo tem talento para alguma coisa, a pessoa pode ainda não ter percebido isso, mas todos tem algum talento, as vezes o estresse, a tristeza, impede de enxergar isso, mas quando a pessoa está aberta para reconhecer em si seu valor e sua potencialidade isso logo se revela, tem pessoas que tem talentos com plantas, com animais, com comida, com casa, com pessoas, com a escrita, com oratória, com futebol, com artesanato, pinturas, desenhos, com crianças, com esporte, com música, com vendas, enfim, existem várias formas de talentos, não deixe de buscar o seu, reconhecê-lo e exercê-lo!