O que é LinkedIn e como usar o LinkedIn para conseguir emprego

O que é LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, possibilita você ampliar muito a sua rede de contatos, encontrar oportunidades profissionais, seguir empresas do seu interesse, acompanhar especialistas das mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Você consegue se conectar com pessoas que você já conhece para gerra valor para elas e fortalecer o seu ‘networking’, pode usar para fechar negócios, fazer parcerias, recomendar e receber recomendações de colegas, e se você estiver buscando um novo emprego, trabalhar seu posicionamento profissional e ser encontrado por gestores e recrutadores.

Atuei como Recrutadora de empresas nacionais e multinacionais por mais de 15 anos, contratei muita gente por essa rede profissional e fui contratada também, assim como muitos dos meus alunos.

Mas essa rede só funciona de verdade quando exploramos todo seu potencial, não basta apenas fazer um cadastro, é fundamental que você também:

  1. Preencha todos os campos solicitados, sem erros de digitação;
  2. Deixe claro o cargo do seu interesse ou sua área de atuação no título do seu perfil;
  3. Capriche no campo Sobre (Faça um resumo das suas qualificações, resultados e seus diferenciais);
  4. Use Palavras-chave e experiências-chave que o mercado busca para a sua área de atuação na descrição das suas experiências e no campo “Sobre”;
  5. Utilize uma boa foto, que revele sua melhor versão profissional;
  6. Envie convites personalizados para pessoas que você gostaria de ter na sua rede de contatos;
  7. Faça recomendações escritas para as pessoas que você conhece e admira profissionalmente, ressaltando suas qualidades e, porque você as recomenda;
  8. Aplique-se as vagas do seu interesse, que você atenda a pelo menos 70% dos requisitos da vaga;
  9. Sempre compartilhe conteúdo de valor, que agregue algo positivo para quem lhe acompanha e estiver alinhado com seu objetivo nessa rede profissional;
  10. Se você quiser mudar de nível, ter o meu acompanhamento e aprender a usar todo o poder do LinkedIn para conquistar um novo emprego ou trabalhar sua “marca” no Mercado de Trabalho e receber convites para vagas que nem são anunciadas, conheça o meu Método LinkedIn Otimizado para emprego. Clique aqui.

 Como usar o LinkedIn para conseguir emprego?

  1. Você deve usar a opção: Vagas
  • Você pode usar diversas opções de pesquisa: selecionando um cargo de interesse, escolhendo a localidade, os dados de anúncio da vaga, o nível de experiência, pode pesquisar vagas por empresa, por tipo de vagas, entre outros filtros.
  • Também é possível buscar oportunidades usando palavras-chave para encontrar vagas na sua área de atuação.

 

2. Você pode plantar para colher depois

Isso mesmo, você pode atrair a atenção dos gestores e recrutadores, gerando e compartilhando conteúdos estratégicos, fazendo uma boa pesquisa de mercado para ver o que os recrutadores estão buscando e depois, explorar ao máximo os temas que você domina, através de novas publicações, artigos e comentários.

Dessa forma você deixa de ficar apenas se aplicando às vagas para ser convidado a participar de processos seletivos que muitas vezes, nem sequer foram anunciados, como aconteceu com vários profissionais que me enviaram vídeos comemorando suas recolocações.

No LinkedIn você pode ter até 30 mil conexões de 1º grau (Pessoas que você aceitou como conexão direta), e pode ter um infinito número de seguidores.

É importante ressaltar que todas as suas conexões de 1º grau também são seus seguidores (limite de 30 mil), mas nem todos os seus seguidores são conexões de 1º grau.

Para gerenciar quem são seus seguidores (e se quiser pedir conexão para alguns deles), acesse a opção Atividades e clique em seguidores, ao lado do número que constar no seu perfil, como mostro na imagem abaixo:

 

Como se trata de uma rede social…

É importante que você interaja com seus contatos, você tem várias opções de gerar valor para sua rede de contatos, entre as opções disponíveis, você pode:

  • Participar ativamente de alguns grupos da sua área de atuação, de vagas, etc.
  • Pode publicar textos de assuntos que você domina e tem interesse;
  • Pode marcar pessoas em postagens que o assunto pode ser de utilidade a quem você está marcando;
  • Você pode e deve recomendar pessoas que trabalharam ou estudaram com você.

Claro que uma rede social profissional como essa tem muito assunto a ser explorado, eu falo muito mais sobre o tema dentro do curso LinkedIn Otimizado para Emprego.

Se você está buscando um novo emprego, tenho 3 sugestões para você.

  1. Conheça meu programa mais completo e avançado: O Recolocação Profissional 2.0 clicando aqui.
  2. Conheça o curso LinkedIn Otimizado para emprego, clicando aqui.
  3. Acompanhe todas as minhas redes sociais e conteúdos, clicar aqui.

Esse conteúdo foi inspirado para responder à dúvida de um profissional inscrito no meu Canal do YouTube, o Tales Silva, que perguntou o que é LinkedIn, mas pode ser útil para você também ou para alguém que você conhece.

Se você não é inscrito no canal, clique aqui e se inscreva agora!

Um forte abraço,

Janaína Lima
Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Muito interessante seu blog e é bem explicado a forma de utilização,Parabéns pela postagem.