Linkedin Vídeos

Como enviar convite no Linkedin

Esse artigo tem 3 objetivos:

1 – Ensinar as pessoas a como enviar convite no Linkedin;

2 – Ajudar as pessoas que já usam o Linkedin a desbloquearem sua conta caso tenham sido bloqueadas temporariamente por excesso de envio de convites;

3 – Evitar que aconteça o bloqueio!

No primeiro caso é importante que você  envie convite no Linkedin para os profissionais que você já conhece, tente convidar inicialmente profissionais  que trabalharam na mesma empresa que você, que estudaram nas mesmas escolas e faculdades, depois amplie o leque para pessoas que você gostaria de conhecer ou de acompanhar.

Para encontrar esses profissionais você precisa usar a opção de busca, tem uma luva como você pode ver na figura abaixo, você deve inserir o nome da pessoa ou da empresa e usar os filtros para encontrar quem você está procurando. 

 

Feito isso, escolha a pessoa que gostaria de enviar um convite no linkedin para fazer parte da sua rede profissional, clique na opção Conectar, vai aparecer a mensagem abaixo informando que você pode personalizar este convite e que usuários do Linkedin são mais propensos a aceitar convites que incluem uma nota personalizada.

Sugiro que clique na opção adicionar nota e escreva uma mensagem curta, fazendo o pedido para fazer parte da rede social daquela pessoa.

Exemplo 1: Olá João boa tarde, aqui é a (Janaína), percebi que você também trabalha com treinamentos, fui (Gestora de RH e Treinamento por mais de 15 anos), adoraria fazer parte da sua rede profissional, tenho certeza que podemos gerar valor um ao outro e gostaria de me colocar a disposição para contribuir no que eu puder, seria gratificante para mim fazer parte da suas conexões.

Exemplo 2: Olá João Boa tarde, trabalhamos no mesmo segmento e gostaria muito de fazer parte das  suas conexões no linkedin, ficarei grata se puder aceitar meu convite.

Sugiro que NÃO envie uma nota dizendo coisas do tipo:

“Olá João, eu estou desempregado e gostaria muito de enviar meu currículo para você.”

Por mais que essa seja sua intenção dê tempo ao tempo, uma rede social é para se socializar, se conectar, gerar valor um ao outro combinado? Um passo de cada vez, que no final se surpreenderá com o poder que essa rede tem se for bem utilizada.

Agora, se você está tendo dificuldade para Enviar Convites no Linkedin…

Provavelmente é porque você está trabalhando forte sua empregabilidade, está tentando se conectar com o máximo possível de profissionais de vários níveis.

Isso acontece porque sabemos que quanto mais profissionais nos relacionarmos, quanto mais pessoas selecionadas fizerem parte da nossa rede profissional, maiores são as chances de sermos vistos e encontrados por profissionais que estejam buscando alguém com nosso perfil.

Mas a ansiedade, a ânsia de resolver isso o quanto antes pode nos prejudicar ao tentarmos convidar todo mundo em um único dia ou de única vez sem esperar os convites iniciais serem aceitos antes de convidarmos mais pessoas para nossa rede profissional.

Sabemos que o Linkedin é a maior rede social profissional do mundo, nessa plataforma você consegue encontrar excelentes profissionais.

Sem dúvidas a forma de buscar novos profissionais através de currículos de papel ficou para trás depois que os recrutadores conheceram o potencial dessa rede social para encontrar profissionais especializados em sua área de atuação, mesmo assim sabemos que o Linkedin não serve apenas para conseguir um novo emprego, ele também serve para isso, mas também para fazer negócios e atrair novos clientes, além de te ajudar a construir uma marca profissional se você souber usá-lo!

Mas é preciso Atenção!

Você não pode querer se conectar com todo mundo ao mesmo tempo. É importante enviar os convites, de preferência de modo personalizado, fuja do automático, especialmente quando o assunto se tratar de pessoas que ainda não te conhece.

Não costumamos abrir a porta para estranhos, algumas pessoas acabam olhando dessa forma seu perfil no linkedin, por isso é importante se apresentar antes, isso aumenta as chances de você fazer parte da rede profissional de quem você enviou convite.

PS: Eu particularmente costumo aceitar quase todos os profissionais que enviam convites para se conectar comigo no linkedin, exceção para os casos que não constam foto no perfil, quando não simpatizo com a forma que a pessoa se expressa no linkedin ou em outros casos que não acho conveniente por não entender o idioma da pessoa que está solicitando conexão, por dificuldades da minha parte para me comunicar com eles.

Você não é obrigado a aceitar todos, pode ter uma estratégia definida de acordo com seu objetivo na rede, mas às vezes pessoas que pode até não ser estratégicas inicialmente na sua rede pode conhecer pessoas que sejam, pense nisso! É uma rede social e no final todos temos a chance de gerar valor de alguma forma uns aos outros.

Mas continuando….Qual é o segredo para resolver esse problema inicial?

O segredo é gerenciar os convites enviados, é ficar atento a quantidade de dias que seu convite está pendente, se você enviar muitos convites e muitos não te aceitarem o Linkedin acaba bloqueando seu acesso para enviar novos convites.

Eu gravei um vídeo curto explicando exatamente o que você deve fazer quando tiver dificuldade para enviar convite para novas conexões no linkedin, dá uma olhada, tenho certeza que vai te ajudar.

Convite Especial

Aproveite para se inscrever no meu canal do youtube para ver outros vídeos sobre como explorar melhor o Linkedin caso esteja buscando um novo emprego ou querendo trabalhar melhor sua empregabilidade, para isso, se cadastre clicando nesse link:

https://www.youtube.com/c/Recolocacaoprofissionaljanainalima/?sub_confirmation=1

Vamos para o vídeo?

Como gosto de entregar sempre mais….

Talvez você queira saber como melhorar suas métricas e usar as estatísticas do Linkedin para melhorar sua empregabilidade, se isso fizer sentido para você, acredito que também vai gostar de ver um vídeo especial que eu gravei para te ensinar como você pode fazer isso!

Obrigada pela sua atenção, te desejo muito sucesso!

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0

PS: Se não baixou ainda seu e-book gratuito “3 Estratégias infalíveis para conquistar Um Novo Emprego” não perca tempo clique aqui e baixe o seu!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!