Como acabar com os pensamentos negativos
Resultados de pesquisas que mostram o que fazer para ter mais confiança e melhores pensamentos e saiba como identifiquei os pensamentos que impediam meu cliente de se recolocar no mercado de trabalho.
Pensamentos negativos????
Você deve conhecer algumas pessoas que estão sempre reclamando e vendo o lado negativo, seja da vida, do emprego, do casamento, dos amigos, enfim, nada presta e tudo é mais difícil para essas pessoas. O pior é que elas não percebem esse comportamento.
Assim como a raiva e a ansiedade, pensamentos negativos ocasionalmente é perfeitamente normal, o problema é quando eles invadem a mente e começam a interferir na vida da pessoal e profissional.
Como perceber se você é uma pessoa mais negativa ou mais positiva e qual é o impacto disso, na vida pessoal e profissional?
É sobre isso que falo no vídeo abaixo, sabemos que ninguém é feliz ou positivo o tempo todo, mas todos temos um viés de pensamento que rege nossas ações e emoções diariamente, e isso interfere significativamente em nosso jeito de enxergar o mundo e de encarar os desafios da vida.
Trata-se de uma parte da mentoria ao vivo que ofereço aos meus alunos do Programa Recolocação Profissional 2.0! Onde revelo como identifiquei os pensamentos que impediam meu cliente de se recolocar no mercado de trabalho.
Algumas atitudes que ajudam a afastar ou acabar com os pensamentos negativos.
Identifique os pensamentos negativos.
Acostume-se a ver o lado bom das coisas.
Com força de vontade e treino, é possível encarar a vida de forma mais leve e mais saudável. Até mesmo uma demissão, pode ser encarada como uma oportunidade de procurar novos desafios profissionais, de encontrar algo mais alinhado com suas prioridades.
Algumas pessoas nessa fase, buscam ter mais conhecimento do mercado, aprendem novas habilidades e voltam para o mercado de trabalho muito mais preparadas.
Acontecimentos como esse, muitas vezes não pode ser mudado, mas a maneira como você o encara sim, e isso faz toda a diferença!
- Cuide da sua postura corporal.
Postura corporal afeta sua confiança em seus próprios pensamentos.
A qualidade dos nossos pensamentos está diretamente ligada à nossa postura corporal. Traduzindo: se estamos felizes, altivos, com os ombros eretos e cabeça erguida dificilmente teremos pensamentos negativos, porém, se a postura é a chamada colapsada, aquela onde o indivíduo está com os ombros caídos e sempre olhando para baixo, a tendência é ocorrer frequentemente maus pensamentos.
Curvar a coluna pode diminuir os níveis de energia e aumentar a prevalência de pensamentos e memórias negativas como desespero, desamparo ou derrota. E quem atesta isso?
As pesquisas científicas, como informaram Eduardo Teles, Mestre em Educação Física, professor e coordenador das atividades do projeto Cuca Zen; e Luiz Paulo Souza, Mestre em Nutrição Humana, durante o bate-papo sobre a importância de fazer alongamentos e de ter boas posturas corporais, realizada pelo SINDIPEMA.
Outros pesquisadores descobriram que as pessoas orientadas a sentar-se corretamente durante uma pesquisa apresentaram uma probabilidade maior de acreditar naquilo que escreviam sobre si mesmas quando se candidatavam a um emprego.
Por outro lado, os voluntários que se debruçavam sobre as mesas eram menos propensos a acreditar naquilo que estavam escrevendo sobre suas próprias qualificações. Sentar-se corretamente não é bom apenas para a sua coluna.
Uma boa postura também lhe dá mais confiança em suas próprias ideias e pensamentos.
Os resultados mostram como uma boa postura pode afetar não apenas o que os outros pensam sobre nós, mas também como pensamos sobre nós mesmos. Segundo Richard Petty, psicólogo da Universidade do Estado de Ohio (EUA), coautor da pesquisa publicada no exemplar de Outubro do European Journal of Social Psychology, que incluiu 71 estudantes.
Não alimente os pensamentos negativos.
Sempre que perceber que um pensamento está tomando conta da sua mente e te fazendo sentir-se mais para baixo, triste, ansioso ou nervoso, procure se concentrar em algo positivo. Isso também é uma questão de prática.
No começo pode parecer difícil, mas quanto mais você faz esse exercício, mais fácil fica, a melhor maneira de eliminar os pensamentos negativos é encarando-os de frente e trocando cada um deles por algo positivo.
Se tiver dificuldades para elaborar isso sozinho, uma forma eficiente é contar com a ajuda de um psicólogo, este é um profissional altamente qualificado para ajudar quem busca a saúde mental, com conversas e sessões de terapia o psicólogo ajuda o paciente a desvendar emoções negativas e a encontrar sua origem.
No vídeo acima compartilhei uma experiência que tive com um profissional que estava bem desanimado, que passou 3 anos fora do mercado e da sua área de atuação, sempre acreditando que o problema era sua cidade, sua idade, o mercado, enfim…
Compartilho no vídeo o que fiz para meu cliente perceber que ele não conseguiria mudar o mundo, mas era possível mudar os resultados, mudando a sua forma de observar os problemas e desafios e mudando especialmente sua forma de falar e pensar.
Foi muito gratificante ver esse profissional se transformando em uma pessoa mais positiva e acompanhar sua volta ao mercado. Inclusive vendo ele mudar de emprego algumas vezes, onde foi convidado para desafios maiores e melhores depois de um certo tempo.
Isso não é uma história imaginária é uma história verídica, talvez você conheça alguém que está vivendo isso ou esteja passando por uma fase desafiante, enfim, acredito que você não chegou nesse artigo por acaso.
Espero que esse vídeo te inspire a realizar o exercício que citei e a escolher um viés mais positivo para sua vida, que lhe ajude a ter mais resiliência, mais força e coragem para fazer o que precisa ser feito. Especialmente aquilo que está no seu poder e no seu alcance.
Você pode se tornar seu melhor amigo ou seu pior inimigo, escolha ser seu melhor amigo!
Para finalizar, lembre-se:
- Sentimentos ruins nos consomem e nos desgastam, por isso, não guarde rancores.
- Liste o que vai bem, passe mais tempo procurando soluções para os seus problemas do que se lamentando por eles.
- É muito fácil criticar e achar defeitos nas pessoas, então faça o contrário, liste os pontos positivos das pessoas que você costuma criticar, notará quem ninguém é 100% ruim, nem 100% bom.
Espero que a partir dessa leitura, você aceite um desafio.
Será que você consegue passar uma semana sem reclamar?
Esse é um desafio difícil, mas muito interessante, pois através dele conseguimos nos forçar a substituir o hábito de reclamar sobre as coisas ruins por bons pensamentos mais saudáveis e mais positivos.
Vamos tentar?
Caso você seja novo por aqui, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias!
Sou Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade, formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas. Já contratei mais de 10 mil profissionais em 4 estados do Brasil em 15 anos de experiência com seleção de pessoas, atuando em empresas nacionais e multinacionais.
No início desse ano, (2022) fui escolhida na maior rede profissional do mundo a ser uma, LinkedIn Top Voice Carreira, o que só aumentou minha responsabilidade e compromisso em ajudar o maior número possível de profissionais.
Atualmente tenho mais de 500.000 seguidores me acompanhando no LinkedIn, mais de 190.000 assinantes na Newsletter gratuita sobre Recolocação e Carreira. Quase 100.000 inscritos no meu canal do YouTube.
Mais de 1.500 profissionais (diretamente) já conquistaram um NOVO emprego tendo o meu direcionamento e aplicando as técnicas que mostro passo a passo no Programa Recolocação Profissional 2.0!
⚠ Você está buscando um Novo Emprego? Se a resposta for sim, assista esse vídeo e aprenda a dar os passos certos na direção do seu NOVO Emprego! Acesse agora???? https://janainalima.com.br/programa-completo
Convido você a acompanhe todas as minhas redes sociais, conheça também meus conteúdos avançados para te ajudar a conquistar um novo emprego, nesse link: https://janainalima.com.br/conteudos
Um grande abraço e até breve!
Seja o primeiro a comentar!