LinkedIn – Onde e como usar as palavras-chave para aparecer nas buscas dos recrutadores?

Ainda vejo muitos perfis sem foto, sem título ou cargo de interesse, sem um resumo no campo Sobre, sem formas de contato e muitas dessas pessoas reclamando que nunca teve resultado com o LinkedIn.

LinkedIn é uma ótima ferramenta para quem deseja aumentar seus contatos, fazer networking de qualidade, aumentar sua empregabilidade, trocar de emprego ou conseguir um novo emprego.

Mas como citei acima, é uma ferramenta e para que gere os resultados esperados é importante saber usar essa ferramenta a seu favor.

Ainda vejo muitos perfis sem foto, sem título ou cargo de interesse, sem um resumo no campo Sobre, sem formas de contato e muitas dessas pessoas reclamando que nunca teve resultado com o LinkedIn.

Avalie se tudo que citei acima está ok no seu perfil, lembrando que você pode inserir uma capa, pode e deve inserir os cursos realizados e as experiências nas empresas que você trabalhou.

Você também pode configurar seu LinkedIn para chamar a atenção dos recrutadores e deixar claro que está buscando um novo emprego discretamente, de forma que só eles terão acesso a essa informação. (Veja a imagem abaixo)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro ponto importante e tema dessa Newsletter são as competências e as palavras-chave.

É bem comum eu receber mensagens perguntando:

Onde e como usar as palavras-chave para aparecer nas buscas dos recrutadores?

Para ajudar nessa questão gravei esse vídeo para você, espero que assistam, é bem curtinho e está recheado de dicas. Aproveite para se inscrever no canal para não perder nenhum conteúdo, clicando aqui.

Estamos na meta de atingir 100.000 inscritos, faça parte dessa conquista.

Palavras-chave deve fazer parte do seu cargo de interesse, do seu Campo Sobre, das atividades que você desempenhou nas empresas onde você trabalhou.

Outro lugar que você pode e deve inserir palavras-chave é no Campo “Competências”.

Algumas pessoas podem pensar: “Mas eu não sei como encontrar essas palavras-chave.”

Vamos lá, estou aqui para te ajudar, faça o seguinte:

  1. Leia com atenção seu currículo e as vagas do seu interesse, anote palavras específicas da sua área de atuação, no exemplo que citei no vídeo trata-se de um profissional de nível técnico. Algumas das palavras-chave da sua área de atuação são:

Metrologia, Auto Cad, Técnico em Eletromecânica, usinagem, mecânica geral, leitura e interpretação de desenho técnico mecânico.

Faça exercício lendo seu currículo, avaliando os perfis das vagas do seu interesse e o perfil de alguns profissionais que buscam ou que desempenham o mesmo cargo que você tem interesse.

2. Você também pode inserir palavras-chave na url do seu perfil do Linkedin, exemplo: https://www.linkedin.com/in/saragabrielaengenheiracivil/

E se você quer DOMINAR o Linkedin e usar todo o PODER do Linkedin 7 dias por semana para conseguir um emprego, TROCAR de emprego ou trabalhar sua marca no mercado de trabalho! Acesse Agora: https://janainalima.com.br/linkedin-para-emprego/

3. O próximo passo é inserir as palavras-chave dentro de um contexto no campo Sobre, exemplo:

Meu nome é Adriano Gonzaga, estou atualmente cursando e finalizando neste semestre o curso Técnico em Petróleo e Gás, na instituição SENAI. Tenho formação de Técnico em Eletromecânica, conhecimentos de metrologia, usinagem, mecânica geral, leitura e interpretação de desenho técnico mecânico e AutoCad.

Busco uma oportunidade no mercado de trabalho, onde eu possa ser contribuição, como Assistente técnico, Assistente de Produção ou Estagiário.

☑ Tenho vivência no controle de qualidade de estruturas e peças para eletrodomésticos, busco um novo emprego para eu continuar estudando e me aperfeiçoando.

E-mail: [email protected]

Aproveitando o ensejo, o Adriano mora no RJ, é um profissional que admiro, que está sempre buscando melhoria contínua e que precisa urgente de uma oportunidade, se você tiver ou souber de uma vaga no seu perfil, contacte ele.

4. Por fim, o próximo passo é inserir as principais palavras-chave no campo. Competências.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essas e outras ações estratégicas te ajudarão a performar melhor aqui no LinkedIn, encare essa rede profissional como um portfólio, mostre sua melhor versão, tem várias outras funções a serem explorada aqui no LinkedIn, mas ficaria muito grande esse artigo.

E se você quer DOMINAR o Linkedin e usar todo o PODER do Linkedin 7 dias por semana para conseguir um emprego, TROCAR de emprego ou trabalhar sua marca no mercado de trabalho! Acesse Agora: https://janainalima.com.br/linkedin-para-emprego/

Espero que tenha gostado desse conteúdo.

Até a próxima Newsletter.

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

PS: Conheça meus outros conteúdos para te ajudar a conseguir um emprego, trocar de emprego ou aumentar sua empregabilidade no mercado de trabalho. Acesse agora: https://janainalima.com.br/conteudos

#linkedin #LinkedinBrasil #palavraschave #competencias #carreiras #JanainaLima

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!