Linkedin Recolocação

Raio X dos Processos Seletivos – Parte I – O poder do Network!

Com tantos profissionais buscando um novo emprego, resolvi escrever sobre os bastidores de um processo de seleção, tem muitos profissionais que estavam há anos na mesma empresa, que não tem noção de como são esses bastidores.

Como um recrutador escolhe um candidato para uma vaga? Qual é a hierarquia de importância para encontrar o melhor candidato? Como virar esse jogo a seu favor?

Vamos começar?

Eu sou Mentora Profissional e Coach de Carreira, especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade, além de Psicóloga, fui recrutadora profissional por mais de 15 anos, contratei e treinei mais de 10.000 profissionais em 4 Estados do Brasil e sei por experiência própria e por mentorar centenas e centenas de profissionais o que dá certo para conquistar um novo emprego.

Conquistar o tão sonhado novo emprego é a combinação de ter uma mente preparada para vencer os desafios, um currículo que realmente venda suas competência e realizações, saber fazer network qualificado com profissionais que podem te ajudar a encontrar oportunidades e encantar o recrutador ou “dono” da vaga e realizar uma entrevista vencedora, eu ensino passo a passo cada uma dessas etapas dentro do meu programa avançado Recolocação Profissional 2.0 e graças a Deus e a aplicação dos mais de 1.081 alunos que tenho, temos centenas e centenas de profissionais recolocados e todos os meses comemoramos mais vitórias!

Nesse artigo quero falar sobre 1 desses aspectos principais: o Poder do Network!

O Poder do Network

É muito comum os profissionais de RH ou os gestores que tem vagas em aberto buscarem ou aceitarem indicações de profissionais do seu próprio network, muitas vezes aceitam recomendações de funcionários da empresa, parentes e amigos.

Nesse momento você pode pensar: “Tá vendo, não falei que só consegue emprego quem tem QI”

Sim, indicação tem poder (não só no Brasil mas no mundo todo!) e você pode olhar isso pelo lado positivo!

Pense em se tornar alguém que seja recomendado, indicado por outros profissionais. Não critique, aprenda a fazer network e torne-se uma pessoa habilitada a ser indicada, a ser lembrada, a ser convidada para entrevistas!

É fato que costumamos pedir indicações, mas isso não significa que essas indicações serão contratadas, porque tem dois passos importantes:

1º aceitar a indicação;

2º A indicação de fato precisa atender ao perfil da vaga.

Empresas que aceitam qualquer profissional, sem critérios, apenas porque foi indicação acabam virando um cabide de emprego e tendem a não durar muito, porque a parte financeira deve ser saudável e bem administrada, mas são as pessoas que de fato fazem a diferença para uma empresa crescer ou naufragar.

Linkedin (A melhor Rede Social para Network profissional!)

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa de network, se bem utilizada poderá lhe ajudar a se tornar uma daquelas pessoas que é indicada quando um determinado assunto entra em pauta e quando precisam de um profissional com sua expertise também.

Eu contratei vários profissionais pelo LinkedIn e também fui contratada no meu último emprego CLT através do Linkedin, é um dos canais que eu mais utilizo até hoje, mas não basta estar apenas presente nesta rede é importante trabalhar o seu perfil de modo estratégico, fazendo do LinkedIn uma vitrine que vai trabalhar para você 24 horas por dia.

Para ajudar nessa missão eu ensino como fazer isso detalhadamente no meu Curso LinkedIn Campeão e Estratégico, você pode dar uma olhada na opção “Cursos” aqui no meu blog e entender como funciona esse curso que tem ajudado tanta gente a apresentar sua melhor versão no LinkedIn.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a entender como funciona esse aspecto do Network e indicações na maioria dos processos de seleção, pretendo escrever mais sobre o tema “Raio X dos Processos Seletivos” de acordo com os feedbacks e comentários recebidos nesse primeiro artigo sobre esse tema.

Chegou até, está buscando um novo emprego e ainda não é meu aluno?

Aproveito para te convidar para participar de uma aula especial gratuita, você vai aprender estratégias testadas para trabalhar sua recolocação profissional e vai conhecer como funciona o meu trabalho e programa avançado Recolocação Profissional 2.0, mas as vagas são limitadas, se for rápido em se inscrever talvez consiga uma vaga, escolha a melhor data e horário clicando neste link: http://janainalima.com.br/convite-aula-especial

 

Um abraço,

 

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Psicóloga Organizacional

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Muito bom Janaína! Como sempre nos entregando um trabalho sincero e preocupado com o bem estar de quem busca se recolocar!
    Obrigado por mais um artigo e pela motivação constante de seu programa 2.0 e da linda rede que formamos a partir dele! Abraços

    • Janaína Lima disse:

      André gratidão, o maior legado do nosso programa são vocês, esse network qualificado e a busca constante pela melhor versao, tenho certeza que o programa ajuda as pessoas não só a voltarem mais rápido, mas a voltarem ainda melhor e mais preparada, obrigada por fazer parte da familia RP2.0

  2. Ana Humbelino disse:

    Excelente Janaína! você como sempre entregando ótimo conteúdo, nos direcionando para a melhor estratégia de busca para nossa recolocação! E cada artigo que você escreve sempre me surpreendo com dicas valiosíssimas! Obrigada Jana!!