Planejamento de Sucesso para 2017 ainda está em tempo!

No início deste ano você já parou para pensar como será seu ano de 2017 ou você é daqueles que deixa a vida te levar?

Fazer um planejamento de sucesso para seu ano ser vencedor é o primeiro passo para garantir um ano melhor do que o que passou, assim como fazer uma retrospectiva é importante para avaliar:

1 – O que você fez, pensou e sentiu que deu certo até aqui e que vale à pena continuar na mesma “vibe” pelos meses que ainda estão por vir em 2017?

2 – O que você fez, pensou ou sentiu que não vale à pena seguir em frente?

3 – O que precista ser ajustado, eliminado ou recomeçado de um jeito mais eficiente?

4 – O que vale a pena mudar a estratégia?

Invista um tempo pensando nisso, depois volte nestas questões e pense de modo profundo, isso poderá te levar para a direção certa!

Tenha clareza sobre o que vale à pena continuar fazendo e o que vale à pena deixar para trás.

Importante:

Nada que passou por pior que tenha sido deve ser visto como fracasso, veja tudo como EXPERIÊNCIAS que tornaram você uma pessoa e/ou um profissional ainda melhor para 2017.

 

Permita-se errar e aprender com seus erros.Nada pode ser pior para 2017 que carregar culpa pelo emprego que perdeu, oportunidades que não aproveitou, pessoas que você magoou ou que te magoaram.

Permita-se ter e viver experiências positivas e negativas, elas fazem parte da vida, essas últimas são as que mais nos ajudam a crescermos e a nos desenvolvermos como seres humanos, porque na dor temos uma tendência maior de “olhar para dentro”, a tentar responder perguntas como:

“Onde é que eu errei?”,

“Onde é que eu estava com a cabeça quando eu …..?”

Esses momentos que parecem ser o “fim do mundo” muitas vezes são oportunidades de crescimento “à fórceps” são momentos de reformas intimas, que nos tornam melhores do que éramos antes de passar pelas dolorosas experiências.

2016 não foi um ano fácil, o início de 2017 também não, se tudo deu certo na sua vida, com certeza você percebeu que não deu na vida de muitas pessoas próximas a você.

Mas somos um povo guerreiro, nossa nação está passando por uma reforma geral, todos desejamos um país melhor e para que o país seja melhor precisamos começar dentro de casa, “dentro da gente” nos tornando pessoas mais humanas, mais resilientes, mas tolerantes, precisamos planejar mais o nosso futuro e viver melhor o nosso presente, especialmente tendo gratidão por quem somos e pelo que conquistamos até aqui.

Minhas palavras de ordem são: “Perdão” e “Gratidão” sabe porquê?

Por que precisamos perdoar a nós mesmos por todas as vezes que dissemos que íamos fazer algo e não fizemos (Seja o inglês, seja a academia, seja a dieta, porque dissemos que iríamos cuidar melhor do nosso lado espiritual, por não fizemos nada tão significativo, seja a dedicação forte que você disse que ia ter para voltar logo para o mercado de trabalho e de repente deixou as coisas acontecerem e nada aconteceu, seja aquelas pessoas que você ama, mas que por algum motivo não demonstrou o suficiente até esse momento) a minha sugestão para você e para mim é: Perdoe-se, eu já falei e repito:

A pior coisa que você pode levar para os próximos meses de 2017 é a culpa.

Vire a página, se deu tempo de fazer algo ainda em 2016 OK! Se não deu tempo, PACIÊNCIA! Permita-se começar do ZERO, sem CULPA, comece o ano em PAZ!

A paz começa dentro da gente, se estivermos em paz, seremos mais tolerantes, não vamos achar que tudo gira em torno de nós, que o mundo conspira contra a gente, que somos imperfeitos para a sociedade.

Suas qualidades e defeitos lhe torna uma pessoa única e diferenciada dos mais de 7 bilhões de seres humanos que existem na terra e que estão em processo de evolução.

Ninguém que está aqui está totalmente pronto, estamos todos em processo de evolução, grande parte das pessoas estão buscando melhoria contínua, e, enquanto existir vida, existe possibilidade de sermos melhores a cada dia, a cada mês ou a cada ano, aproveite 2017 para fazer dele um dos melhores anos da sua vida!

Feito todas as considerações…Bora planejar 2017?

Sugiro que você escreva uma carta datada do dia 31/12/2017.

Projete-se para o final de 2017, quero que você se desconecte do tempo, se projete para o final de 2017 combinado?

Se quiser entrar mais ainda no clima, escreva essa carta para mim, não precisa me enviar, apenas comece dizendo:

“Oi Janaína, tudo bem? Eu estou te escrevendo para te contar tudo que aconteceu de bom em 2017, no início do ano não foi aquilo tudo que esperava, mas desde o fim de maio de 2017, quando eu li seu artigo eu achei engraçado, um pouco estranho o exercício que você propôs, mas enfim, eu acreditei que seria um ano diferente e não é que foi mesmo, deixa eu te contar tudo que aconteceu, nem eu acredito que eu consegui tudo o que consegui esse ano, nossa, foi uma grande benção. ”

Você vai escrever tudo que você deseja conquistar em 2017, Exemplo:

“Eu consegui o emprego dos meus sonhos, já tem 11 meses que estou trabalhando em uma empresa muito boa, com um bom salário e ótimos benefícios, pude colocar meus filhos em melhores escolas, minha filha está até estudando inglês, meu filho que adora futebol está em uma escolinha de primeira, consegui fazer uma viagem bacana esse ano com eles e agora no final do ano vamos passar o réveillon em tal cidade/país, eu consegui até uma promoção esse ano acredita?”

“Hoje eu ganho mais do que eu ganhava no meu último emprego, uma coisa que fez toda diferença é que sou um homem ou uma mulher muito mais forte, tenho muito mais fé e entendi que nenhum mal dura para sempre, nenhum bem também, por isso agora estou mais seguro(a), me planejo melhor, estou trabalhando minha empregabilidade, estou fazendo investimentos, gastando menos do que eu ganho e minha vida voltou a prosperar, graças a Deus.”

“Voltei a estudar, estou fazendo um MBA em (sua área de atuação) ou Tomei a decisão de buscar uma graduação, estou no segundo semestre de (Curso da sua área), fiz também um curso importante na minha área que já está sendo um diferencial na empresa porque estou aplicando tudo que estou aprendendo.”

“Consegui financiar um apartamento ou quitei meu financiamento….”

“Meu relacionamento está cada dia melhor, aprendi a gerenciar meu tempo, quando estou trabalhando sou o melhor que posso ser e quando vou para casa, sou o melhor pai, a melhor mãe ou o melhor filho(a) que posso ser também.”

“Voltei a cuidar melhor da minha saúde… fiz uma bateria de exames, voltei a fazer exercícios, estou comendo comida com menos sal e gordura, aboli refrigerante da minha vida, até meu nível de vitamina D está ok acredita? Mesmo tomando pouco sol porque fico muito tempo no escritório, mas a nutricionista já me ajudou a regularizar tudo que precisava de suplementação.”

Se for homem:

“Fiz até o exame de próstata, os amigos tiraram sarro, mas estou feliz de saber que estou bem de verdade e como amo minha família não deixei nenhum preconceito falar mais alto, já estou mais evoluído e agora vou todo ano fazer um check-up geral, aprendi que quem se ama e quem ama sua família, se cuida.”

Se for mulher:

“Eu estou ótima, voltei a gostar de mim do jeito que eu sou, fiz aquela bateria de exames, estou 100% bela por dentro e por fora.”

Enfim, escreva uma carta para mim, contando tudo que você alcançou em 2017, guarde essa carta na sua carteira, reveja essa carta todo mês, de preferência toda semana e vamos entrar em ação imediatamente…. Assim que fizer essa carta, responda para si mesmo:

1 – O que é possível colocar em prática imediatamente? (seja marcar uma consulta, dar um telefonema ou procurar ajuda especializada)

2 – Crie um cronograma constando as coisas que são importantes para você realizar e as ações que você deve tomar, coloque data para cada ação. (Isso é muito importante, sem data nada acontece).

3Todo início de semana reveja o que você já fez e o que você precisa fazer ao longo da semana para avançar na direção dos seus objetivos.

4Inicialmente escolha 1 Objetivo por vez, quem tenta fazer muita coisa ao mesmo tempo não termina nada e se terminar, nunca será tão bom como se tivesse colocado energia em uma única coisa por vez.

Entenda…O ano só vai ser melhor se você PLANEJAR e EXECUTAR as ações necessárias para que ele se TRANSFORME no MELHOR ANO DA SUA VIDA.

 

Não viva de sonhos, VIVA de METAS, tenha OBJETIVOS e entre em AÇÃO!

Por fim quero te dar uma outra sugestão que me alegra todo final de ano…

Construa ou separe hoje mesmo seu POTE da GRATIDÃO…

 

Esse hábito me acompanha desde o início de 2016, fui colocando um lembrete toda vez que acontecia algo que me deixava feliz, seja conquistas pessoais seja promoções ou recolocações dos meus alunos do Programa Recolocação Profissional 2.0, clientes de mentoria ou coaching, sempre que eu me sentia feliz e realizada com cada conquista diária, eu escrevia e jogava dentro do pote, é uma delícia terminar o ano no dia 31 de Dezembro lendo o quanto fomos felizes e o quanto realizamos no ano anterior e o quanto ajudamos outras pessoas.

Se não fizermos isso, corremos o risco de esquecer todas as vitórias e conquistas diárias que conquistamos, não fique a mercê da retrospectiva da televisão, dos escândalos que embrulham o estômago, faça sua própria retrospectiva, alimente seu pote da gratidão, EU TE GARANTO, você vai se sentir o MÁXIMO!!! É bom demais recordar vitórias e saber que temos um ano inteirinho para fazer mais e melhor.

Termine esse mês e comece o próximo com novos hábitos, reforce o hábito de agradecer, de celebrar, de comemorar e de planejar, coloque seus planos no papel e parta para ação, é incrível o que acontece quando paramos para nos planejar e enxergar os melhores e piores quadros, isso nos permite tomar ações assertivas, já disse não viva de sonhos, viva de metas e tenha:

Iniciativa e Acabativa, essa última é tão ou mais importante quanto a primeira. Começou, termina!!!

Se fizer sentido para você esse planejamento para 2017, lembre-se de ler essa carta todos os dias e tomar ações assertivas na direção do que você escreveu que vai acontecer com você.

Em Setembro desse ano, volte aqui, me conte como está indo seus avanços, veja o que já conquistou, comemore conosco, incentive os demais a fazerem o mesmo, na verdade isso você pode fazer a partir de agora, se você gostou e deseja o melhor para o seu próximo, compartilhe e me deixa saber o que achou dessa ideia.

Talvez essa única leitura poderá mudar todo o seu ano, sem modéstia, claro se você entrar em ação para valer!

Feliz 2017, Acredito que esse ano você ainda vai se surpreender!!!

Janaína Lima

Coach e Mentora de Recolocação Profissional e Empregabilidade

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Olá Janaìna, gratidão pelos ensinamentos, nunca é tarde para virar o jogo, sempre podemos melhorar em alguma coisa, renovar as energias e seguir em frente. Quando paramos de focar no que nos falta e agradecer o que a temos, tudo fica diferente. Sempre que acabamos o projeto que iniciamos, seja ele qual for, sentimos a sensação de dever cumprido e isso nos fortalece. O sucesso fica mais prazeroso quando conseguimos em equipe, assim teremos uma celebração ainda maior e melhor porque ninguém é feliz sozinho. Esse artigo me fez refletir de uma maneira muito profunda! Gratidão e um excelente ano de 2017 para você Janaína e a todos os leitores!

  2. Allan Oliveira disse:

    Parabéns janaína! Agradeço imensamente pelos seus ensinamentos e um excelente 2017.