Emprego Temporário – Como conseguir uma renda extra nos períodos mais movimentados do ano!

Nosso calendário é recheado de datas comemorativas que movimentam a economia do nosso País.

O Natal é uma dessas datas e está batendo na porta… É fácil notar que aumentam as chances de conquistar um emprego temporário, mesmo que seja em áreas diferentes dos empregos que muitos profissionais estão buscando formalmente.

Com isso, aumenta as chances dos profissionais conhecerem novas áreas, novas pessoas e desenvolverem novas habilidades e oportunidades futuras também!

E a chance de ganhar um dinheiro extra é muito bem-vindo nessa época, certo?

Uma vez decidido conquistar um emprego temporário, o ideal é que você comunique isso para o maior número possível de pessoas.

Sugestões para tornar a jornada da busca por um emprego temporário mais promissora …

  1. Falar diretamente com algumas pessoas; deixar claro que está disponível para empregos temporários nesse final de ano ou em qualquer época festiva do ano se estiver disponível, deixar claro que a pessoa pode contar com você, se precisar!
  2. Usar as redes sociais para divulgar sua disponibilidade, se não quiser se expor no Linkedin, o que não vejo problemas, pode usar o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, os grupos em geral.
  3. Entrar em contato com algumas empresas/lojas que acredite que possam estar precisando, alguns lugares tem até placas informando que tem vagas;
  4. Fique [email protected] ao setor hoteleiro, geralmente essa época do ano tem bastante vaga;
  5. Pesquisar  no site vagas oportunidades no seu perfil, clique neste link: https://www.vagas.com.br/vagas-de-tempor%C3%A1rio? utilize os filtros para fazer buscas mais assertivas;
  6. Acessar o Google e escrever: Vagas de temporário e selecionar, local, data de publicação e buscando encontrar trabalhos que atendam mais de perto seus interesses;
  7. Utilizar o Google Jobs e os demais links que vão aparecer na sua pesquisa, como pode ver na imagem abaixo:

 

Tenha clareza do que gosta de fazer!

  • Pessoas mais comunicativas, que gostam de agito e movimento podem se dar muito bem na área de vendas, o comércio nessa época absorve muitos profissionais.
  • Pessoas mais tímidas, mais introvertidas podem buscar algo mais administrativo ou mais operacional.
  • Se gosta de trabalhar com números, pode procurar por vagas de caixa, por exemplo.
  • Se entende de informática, pode procurar lojas desse segmento.

O importante é conhecer suas habilidades e usar sua força de vontade, seus conhecimentos, contatos e experiências para conquistar uma boa vaga.

Claro que algumas oportunidades necessitam de um perfil específico ou no mínimo, com experiência. Por isso, buscar algo que combine com seu estilo e/ou experiência pode fazer a diferença.

E quanto ao currículo?

O ideal é que você elabore um currículo específico para este momento, com informações diretas e objetivas.

Evite 3 páginas de currículo, trabalhe com 1 ou no máximo duas páginas quando for buscar um emprego temporário.

O currículo para uma loja de departamento no Shopping não deve ser o mesmo entregue para um supermercado. Demonstre, em cada um deles, por que você é [email protected] a para trabalhar naquele lugar.

Importante:

Não tenha vergonha de perguntar se estão contratando, de informar que está disponível e motivado por um emprego temporário neste final de ano.

E se for verdade, informe que tem disponibilidade de horário, é o que eles mais desejam, além das habilidades necessárias para desempenhar os cargos disponíveis.

Cuide bem do seu visual, a aparência contará na hora que você se apresentar para uma vaga ou se oferecer para um trabalho, mantenha cabelos e unhas em dia, roupas e sapatos limpos e revelando zelo. Homens cuidem da barba, deixe-a bem-feita e ambos devem revelar sua melhor versão!

De acordo com a CNC, a previsão é que os maiores contratantes sejam: estabelecimentos de vestuário e/ou calçados, supermercados e lojas de artigos de uso pessoal e doméstico.

Se o comércio não for o seu forte, não desanime. Empregos temporários na indústria e no setor de serviços também podem estar alta (avalie os segmentos de eventos, transportes, hospedagem, etc.).

Fique atento às oportunidades, inclusive às redes sociais das empresas em que gostaria de conseguir uma vaga, busque alternativas!

  • Comece dando uma volta na vizinhança, circule pelo bairro, vá a shoppings e centros comerciais próximos.
  • Saia de casa, faça as buscas que tiver que fazer no computador e vá para rua, veja pessoas, fale com pessoas, mantenha o “radar” ligado e atento as oportunidades.

Mais uma opção extra para refletir…

Esta é uma época interessante para empreender e criar seu próprio trabalho baseado no clima do momento.

Algumas pessoas podem se inspirar no clima natalino e aproveitar as oportunidades para vender produtos ou serviços que tenham demandas nessa época ou em outras épocas também!

Compartilho algumas sugestões que pode fazer sentido para alguns leitores…

  • Você pode saber ou aprender a fazer panetones, cartões de natal, enfeites natalinos, toalhas natalinas;
  • Bolos, pratos típicos, artesanatos em geral;
  • Pode ser cuidador de animais de estimação;
  • Se gosta de fazer um bom churrasco, porque não realizar uns trabalhos como churrasqueiro?
  • Se gosta de crianças e tem habilidades e amor  para dar e vender, porque não cuidar de bebês da vizinhança enquanto as mulheres que estavam de licença maternidade precisam voltar ao trabalho;
  • Pode aprender a fazer agendas para o próximo ano;
  • Produzir camisetas temáticas (exemplo: Natal /Ano novo);
  • Algumas pessoas tem paixão e conhecimento de fotografia e pode fazer belos trabalhos fotográficos com crianças, aniversários, ensaios de grávidas, etc;
  • Pode trabalhar como UBER,  enfim, são ideias de uma profissional empreendedora que acredita que quando a mente está aberta as ideias aparecem e podem ser um belo plano B.

Espero que esse artigo tenha dados insights legais para você, ele foi inspirado na dúvida do Filipe, um Engenheiro Químico, aluno do Programa Recolocação Profissional 2.0 que acabou me inspirando com sua dúvida, resolvi transformar a resposta que dei a ele em artigo para inspirar outras pessoas que me acompanham e que podem ter essa mesma dúvida sobre emprego temporário.

Se você está buscando um Novo Emprego e quer aprender técnicas avançadas sobre Empregabilidade, entrevista, currículo, Linkedin e principais fontes de vagas, vai gostar de saber sobre o Programa RP2.0, mas antes quero compartilhar conteúdos de valor de forma gratuita no Workshop Novo emprego.

Para participar, basta se inscrever no link abaixo, prometo que vai valer a pena!

Clique aqui para garantir sua vaga, a participação é online e gratuita: 

Janaína Lima

Mentora e Coach de Recolocação Profissional e Empregabilidade.

PS1: No canto superior direito do Blog tem as minhas redes sociais, clique no ícone delas e me acompanhe por outros canais também!

PS2: Conseguindo uma entrevista para um emprego fixo ou temporário, dá uma olhada neste artigo para ser ainda mais [email protected] .

#23 Perguntas e Respostas numa Entrevista de Emprego [Artigo com Vídeo!]

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Filipe Barral disse:

    Fiquei muito feliz que minha dúvida tenha te inspirado, gerando esse artigo com tantas sugestões. Espero que esse insight possa trazer oportunidades para muitas pessoas!
    Você realmente entrega muito mais do que promete!
    Gratidão.