A idade atrapalha para arrumar emprego?

Muitas coisas podem ajudar ou atrapalhar um profissional em sua carreira, uma que certamente pode atrapalhar é preocupar-se demasiadamente com o fator idade.

Sugiro que em vez de gastar demasiada energia preocupando-se com idade,  se está atrapalhando ou não sua recolocação, sugiro que você dê maior atenção a sua saúde, (física, mental e espiritual) e continue aprendendo algo novo em sua área de atuação.

idade MarinaVeja o exemplo da Dona Marina de Auqué, 94 anos, possui a sua própria consultoria de Contabilidade, gera empregos e não pretende se aposentar tão cedo, ela que mora em Barranquilla, na Colômbia.

Segundo a sua sobrinha-neta, Natalia González:

“Ela está sempre estudando e lendo. É a mulher mais empoderada que conheço, foi a primeira mulher fiscal da Colômbia e uma das primeiras contadoras do país”.

Se alguma empresa lhe “descartar” devido à idade, especialmente quando se tratar de alguém que já sabe o que dá certo e o que dá errado devido sua experiência e maturidade, quem está perdendo é a empresa, não você!

Assista o vídeo abaixo, depois avance na leitura desse artigo sobre Idade feito com muito carinho para você.

 

Sua postura frente aos problemas e dos “nãos” recebidos serão conduzidos de acordo com o valor próprio que você se dá, pela forma como encara sua idade.

Cada um interpreta a vida com os olhos que tem e interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. (Leonardo Boff).

Não deixe que sua idade se transforme em um autossabotador, ou em uma possível desculpa para não atingir seus resultados desejados, você tem controle sob suas ações para conquistar um novo emprego, não gaste energia com o que não é possível controlar.

idade Hazel McCallion Outro exemplo aos 101 anos, é o caso da Hazel McCallion que renovou seu contrato de trabalho até 2025 e atuará como diretora no Conselho de Administração da Autoridade dos Aeroportos da Grande (Toronto, no Canadá).

Apelidada carinhosamente de “Furacão Hazel”, uma referência à sua energia e vitalidade  ela será responsável por supervisionar e orientar a administração nas atividades do aeroporto.

Hazel foi prefeita da cidade de Mississauga, tendo completado o mandato em 2014, com 93 anos.

Desde então, foi conselheira especial da Universidade de Toronto, onde se destacou por seu “conhecimento enciclopédico de política”, e, em seguida, embaixadora da Sheridan College. Seu nome batizou escolas, bibliotecas e até um time de beisebol.

Veja o exemplo do João Casarri, um aluno que mudou sua forma de olhar o mercado e nunca mais ficou sem trabalho, além de se tornado mentor, treinador de líderes e Colunista EA Magazine “Geração 50+”.

Quanto a continuar trabalhando, indiferente da idade, acredito que devemos “abrir a mente” para diferentes formas de trabalho, não existe somente a modalidade CLT, tenho vários alunos que se permitiram experimentar diferentes modalidades de trabalho, como fez o João do vídeo acima e o Márcio, que cito logo abaixo.

O Márcio, um engenheiro que acompanho desde 2015, que após ter conquistado várias recolocações, mesmo tendo apenas 40 anos, (longe de ser velho para o mercado), decidiu trabalhar um tempo como Consultor, (abrindo sua própria empresa).

Atualmente o Márcio resolveu voltar para o mercado de trabalho como CLT, após colocar o Programa Recolocação Profissional em prática novamente, conseguiu até escolher onde trabalhar, como você pode acompanhar nessa entrevista, que foi uma verdadeira mentoria, clique nesse link.

Tem profissionais que podem ser taxados de “velhos” por alguns, devido à idade, mas que estão dando ‘show’ de energia e competências para encarar o mercado de trabalho, incluindo criatividade e sabedoria para aproveitar as oportunidades, revelando flexibilidade e a mente aberta para diferentes formas de trabalho.

Se você busca inspiração ou se já têm orgulho de si mesmo, como no caso da (Marines), gostará de ver uma gestora com mais de 55 anos, porém com muita energia para lutar pelos seus sonhos. Veja a entrevista que ela me concedeu compartilhando um pouco mais da sua história e o que ela faz na vida profissional. Clique no Play e inspire-se!

Com o passar dos anos, quando a idade se transforma em maturidade e numa vantagem, vamos nos desapegando de formas únicas e “quadradas” para solucionar problemas, percebemos a importância de acompanhar a evolução, inclusive nas formas de conquistar um trabalho, que não é mais como antes.

Até pouco tempo, bastava ter nível superior, ser bom no que fazia, ser uma pessoa confiável, de fácil relacionamento e responsável, que um bom emprego estava garantido.

Atualmente, você tem que falar a “língua do mercado,” tem que demonstrar que é bom, inclusive atraindo a atenção dos recrutadores e gestores, utilizando estrategicamente suas redes sociais, sejam elas pessoais ou profissionais, porque tudo conta hoje em dia.

Somos avaliados não só no momento que estamos em uma entrevista de emprego, mas desde o momento que o recrutador notou que você é um candidato interessante para uma vaga.

Sua comunicação e seu posicionamento ‘online’ e/ou “off-line” podem te ajudar a conquistar um novo emprego, em especial se aprender a usar bem as redes sociais, como cito nesse artigo: Como usar as redes sociais a seu favor!

Acredite: O que você comenta e compartilha diz muito sobre você.

Se você está buscando um novo emprego, conheça meus conteúdos gratuitos e avançados para te ajudar a conquistar seu merecido NOVO #emprego muito mais rápido! Acesse agora: https:janainalima.com.br/conteudos

Mentora | Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade

Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!

Você tem 50 anos ou mais? Confira as profissões com maior demanda nessa faixa etária para profissionais nível médio e nível gerencial.

Trouxe um vídeo mais recente para esse artigo que acaba de ser revisado, espero que te inspire!

 

 

 

 

Sobre o autor | Website

Olá, eu sou Janaína Lima e minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais a Conquistar um Novo Emprego e darem uma vida digna para suas famílias! Recrutadora Profissional e Gestora de RH, Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade. Mais de 500.000 seguidores no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Mais de 1.500 alunos já conquistaram um novo emprego tendo o meu direcionamento e seguindo minhas estratégias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Sonia disse:

    A idade do candidato com certeza atrapalha. Os recrutadores, já na triagem dos currículos, excluem os candidatos +50, sem prévia análise do currículo, ou seja, pouco importa sua qualificação e experiência para determinada empresa. Enquanto não houver por parte do governo federal inventivo (fiscais) para as empresas que contratarem esses profissionais a dificuldade perdurará por muito tempo.

    • SONIA disse:

      Retificando, quis dizer INCENTIVOS FISCAIS PARA AS EMPRESAS.

    • Entendo seu posicionamento Sonia, mas por favor leia até o final o artigo, porque a ideia é inspirar e pensar em outras formas de encarar o fato! A Marines, o João e muitos outros que eu conheço não estão dando tanta importância para a questão da idade e estão sabendo driblar com assertividade essa fase que ainda pode e é muito produtiva e eles me inspiram a incentivar mais pessoas, a Helena no final do artigo é outra grande inspiração, mas sem dúvidas concordo que se o governo incentivar mais profissionais terão oportunidades, mas não podemos deixar de pensar também em outras fontes de renda que fujam do sistema quando achar isso importante, falo mais sobre isso nesse artigo: https://recolocacaoprofissional.com/renda-extra-enquanto-busca-um-novo-emprego/
      Obrigada pelo seu comentário, um abraço respeitoso!
      Janaína